Seu carro não pega no frio? Saiba que esse é um problema mais comum do que se imagina. Ele é muito presente, aliás, em veículos flex, uma vez que o etanol é mais sensível a temperaturas baixas.
Nos períodos mais frios do ano, principalmente pela manhã, logo após o carro passar longas horas em repouso, é justamente quando a dificuldade de ligar é mais frequente.
Mas, você sabe exatamente por que o carro não pega no frio? Neste artigo, o Review Auto vai te mostrar com detalhes as causas e também as soluções para esse problema. Por isso, continue com a gente! Boa leitura!
Quais são as principais causas para quando o carro não pega no frio?
Saber o que fazer quando o carro não pega no frio parte inicialmente da compreensão dos fatores que geram esse problema. Afinal, quando se conhece as causas, fica muito mais simples buscar uma solução efetiva.
Bateria fraca
Problemas na bateria são um dos principais motivos quando um carro não pega no frio.
Isso acontece porque o óleo presente no motor fica bem mais denso, o que acaba demandando uma quantidade maior de força na hora de ligar o veículo.
Baterias novas não vão encontrar tanta dificuldade para realizar essa tarefa, mas se ela estiver fraca, as chances de demorar um pouco para dar o start são grandes.
Em muitos casos, aliás, mesmo após muitas tentativas, ela não terá mais a capacidade de cumprir essa ação.
Problemas nas velas de ignição
Além da bateria fraca, outra causa bem comum para quando o carro não pega no frio são problemas nas velas de ignição. Como o próprio nome deixa a entender, essas velas são as grandes responsáveis por dar ignição no veículo.
Elas geram as faíscas, iniciando a queima da mistura entre o combustível e o ar dentro dos cilindros do motor.
Assim, se elas não exercem sua função adequadamente, podem gerar bastante dificuldade na hora de dar partida, principalmente em dias frios.
Gasolina de má qualidade no tanquinho
Em muitos veículos, principalmente os modelos mais antigos, há um componente chamado “tanquinho”.
Esse é um reservatório de gasolina que serve justamente para dar partida no carro durante esses momentos de dificuldade.
Essa foi uma forma que as montadoras encontraram para solucionar esse problema de o carro não querer ligar no frio, e que cumpre muito bem o seu papel, desde que esteja em condições ideais.
Para isso, é preciso utilizar no tanquinho uma gasolina de ótima qualidade, e que também não deve ficar no reservatório por muito tempo.
Quando a gasolina é de má qualidade ou está velha, a ignição não acontecerá de forma fácil.
Falta de vaporização do combustível
Em se tratando de um carro flex, e que usa apenas o etanol como combustível, o grande vilão que leva o veículo a não pegar no frio é justamente a falta de vaporização desse líquido.
Isso porque, ao contrário do que se pensa, a ignição inicial não acontece através do contato da faísca com o combustível líquido em si, mas sim dos vapores inflamáveis que ele produz.
O etanol, por características próprias, já não costuma produzir tanto esses gases, e em dias frios essa produção se torna ainda menor.
É justamente por isso que há os sistemas de apoio, seja o tanquinho ou outro sistema de partida a frio mais moderno.
Principais soluções para quando o carro não pega no frio
Agora que foi possível observar quais são as principais causas desse problema, entender as soluções é realmente bem mais simples.
Nesse caso, tudo parte de um controle e vistoria para evitar o surgimento desses gatilhos.
Além disso, o uso de técnicas adequadas na hora de dar a ignição no carro também fazem a diferença.
Técnica prática para ligar carros carburados e com injeção eletrônica
Quando o carro não pega no frio, o uso de algumas técnicas simples é o suficiente para driblar esse problema.
Para isso, é claro, é preciso focar boa parte da carga da bateria para a ignição, ou seja, evitar desvios para outras funções desnecessárias nesse momento.
O ideal é desligar o ar quente, ar-condicionado, rádio, vidros elétricos, faróis, limpador de para brisa, etc. Assim, a potência da carga será bem maior.
Vale lembrar também que tudo vai depender do tipo de carro. Ou seja, são técnicas diferentes para veículos carburados e com injeção eletrônica.
Carros carburados
Uma técnica simples e prática para fazer esse tipo de veículo pegar no frio é:
- 1º passo – puxar o afogador;
- 2º passo – Bombar 3 vezes o acelerador;
- 3º passo – virar a chave e segurar por no máximo 7 segundos.
Esse processo ajuda na regulação do motor, e facilita a ignição do veículo.
Após virar a chave, aliás, passados os 7 segundos, caso o carro não ligue, é preciso esperar por ao menos mais 5 segundos antes de tentar novamente.
Afinal, ficar virando a chave de forma forçada irá prejudicar bastante a carga da bateria e, inclusive, danificar o próprio motor de arranque do carro.
Carros com injeção eletrônica
Nesse tipo de veículo, com sistema elétrico, o processo é um pouco diferente, mas igualmente simples. Confira o modo mais prático:
- 1º passo – ligar a chave;
- 2º passo – esperar cerca de 5 segundos antes de dar a partida;
- 3º passo – dar a partida no carro, ou seja, ligar o carro.
Por ser um carro com base eletrônica e bicos injetores, não há a necessidade de pisar no acelerador durante o processo.
Isso acontece porque ele fará sua regulação da temperatura de forma automática, desde que seja respeitado esse tempo de espera entre ligar a chave e dar a partida.
Assim como nos veículos carburados, aliás, não vale a pena insistir na ignição quando ele não quer funcionar. Caso o processo não dê certo, significa que outros fatores estão causando esse problema.
O número máximo recomendado de tentativas é 3.
Troca da gasolina do tanquinho
Sendo uma das causas para quando o carro não pega no frio, uma solução básica para se livrar desse problema é trocar a gasolina do tanquinho.
Mesmo sendo de boa qualidade, e utilizada por poucas vezes, esse combustível deve ser trocado a cada 3 meses (90 dias).
Esse é um prazo de validade padrão, que ajudará a manter o tanquinho sempre com a qualidade e quantidade ideal de gasolina para a ignição no frio.
Essa simples manutenção é capaz de evitar bastante dor de cabeça, e vale a pena ficar atento.
Trocar a bateria do carro
A bateria, como mencionado, é um componente fundamental nesse processo de ignição. E trabalhar com uma boa potência nos momentos frios faz toda a diferença na hora de ligar o veículo.
É preciso ficar sempre de olho se tudo está funcionando perfeitamente, e se ela está segurando a carga de forma adequada. Caso contrário, fazer o carro pegar no frio será bem dificultoso, para não dizer impossível.
Vale lembrar, é claro, de economizar energia durante o processo de ignição, desligando outras funções desnecessárias nesse momento. Isso ajudará a entregar a potência exigida.
Colocar gasolina no tanque de combustível
Um carro flex é capaz de rodar com etanol, gasolina ou então com uma mistura entre os dois combustíveis. O uso do etanol puro, no entanto, é uma escolha encarada como um melhor custo-benefício pelos motoristas.
O grande problema do seu uso, nesse caso, é justamente porque o carro não pega no frio com tanta facilidade – devido à pouca produção de vapores, como demonstrado anteriormente.
Assim, uma solução bem simples, mas bem efetiva para resolver o problema, é adicionar cerca de 5% de gasolina dentro do tanque de combustível. Nos períodos frios, quando for abastecer, basta adicionar essa mistura, que ajudará bastante na hora de sair.
A gasolina desempenhará esse papel de produção dos vapores inflamáveis, retirando o ponto negativo do etanol puro.
Fazer uma manutenção de forma periódica
Quando o carro não pega no frio, as causas podem ser bem variadas. De todos os modos, no entanto, uma manutenção e avaliação do veículo de forma periódica faz toda a diferença.
Esse é um processo fundamental para um correto funcionamento do carro, e evita dores de cabeça maiores, causadas por problemas simples. Uma boa vistoria é capaz de apontar alguns erros que estão acontecendo, e uma reparação rápida.
Assim, fica bem mais difícil do carro apresentar dificuldades em todas as suas funções, inclusive na hora de dar ignição, mesmo em períodos mais frios.
Agora você já sabe o que fazer quando o carro não pega no frio
Como foi possível observar, são muitas as causas para quando um carro não pega no frio. No entanto, as soluções também se apresentam de forma efetiva.
O modo mais simples, de todo modo, é realmente buscar evitar que o problema surja, seja com vistorias periódicas ou antevendo suas causas. A adição de uma porcentagem de gasolina ao etanol, nos carros flex, por exemplo, demonstra bem esse processo.
Assim, fica fácil driblar seu surgimento, evitando bastante a dor de cabeça logo de manhã cedo, que é quando essa dificuldade de dar partida mais se apresenta.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!