Se você tem 30 anos ou mais, deve se lembrar com muito carinho de alguns carros dos anos 2000. É claro que existem excelentes modelos nas décadas de 2010 e 2020, além da década de 90 também, mas os primeiros 10 anos do Século XXI foram especiais.
Hoje, se olharmos para a lista dos carros mais vendidos do Brasil, ela é bastante diferente do cenário dos anos 2000. Os consumidores mudaram, os padrões de venda mudaram e uma nova geração nasceu e se tornou foco das montadoras.
No entanto, ainda há espaço para carros dos anos 2000 no coração das pessoas. Se não no mercado de seminovos e usados, pelo menos para assistir alguns vídeos no YouTube.
Confira abaixo uma boa lista de automóveis dos anos 2000 que conquistaram o Brasil!
IMAGEM | PRODUTO | |
---|---|---|
Dominou Parte do Mercado
|
Chevrolet Novo Corsa
|
Consultar Preço → |
Um dos Queridinhos do Mercado
|
Chevrolet Celta
|
Consultar Preço → |
Um dos Mais Vendidos
|
Chevrolet Vectra
|
Consultar Preço → |
Tecnologia Inovadora
|
Fiat Stilo
|
Consultar Preço → |
Entre os Favoritos
|
Fiat 500
|
Consultar Preço → |
Bastante Popular
|
Fiat Linea
|
Consultar Preço → |
Grande Campeão
|
Ford Ecosport
|
Consultar Preço → |
3 modelos de carros Chevrolet anos 2000
Começaremos nossa seleção com alguns carros Chevrolet anos 2000.
Nós dividiremos a lista entre as três principais montadoras em atividade no país nessa década e, depois, mencionaremos alguns veículos que foram sucessos de venda de 2001 até 2010.
Siga a leitura para ver os carros de sucesso no Brasil lançados pela Chevrolet nos anos 2000!
1. Chevrolet Novo Corsa
Tecnicamente, o Chevrolet Corsa não é um modelo de carro dos anos 2000. Sua primeira versão saiu no mercado em 1994.
No entanto, em sua 3ª geração, o veículo sofreu uma grande remodelação e ganhou o nome de “Novo Corsa”. Essa nova versão foi lançada em nosso Brasil no ano de 2002.
Essa versão do veículo foi pensada por engenheiros brasileiros para uma carroceria que fosse única (hatch), mas que tivesse 5 portas. Além disso, o modelo inovava com um teto solar e três cintos traseiros (um dos primeiros a ter essa novidade).
Seu motor era um 1.0, mas havia uma versão mais potente com um motor 1.8 (que saiu de linha em 2005). Por mais da metade da década, o Novo Corsa dominou parte do mercado com um bom desempenho de vendas.
Eventualmente, recebeu uma nova remodelagem em 2008, mas o sucesso já não foi o mesmo. Em 2012, a versão Hatch deixou de ser produzida no Brasil.
2. Chevrolet Celta
Poucos modelos de veículos tiveram tanta popularidade no Brasil do que o Chevrolet Celta, o popular “Celtinha”. Até hoje, um dos principais carros Chevrolet anos 2000 e um dos mais populares modelos da marca.
Lançado exatamente em 2000, na fábrica da empresa em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o veículo logo ganhou apelo popular.
No ano seguinte, já tinha 100 mil unidades nas ruas brasileiras. E a média de vendas se manteve: em 2005, o modelo bateu a marca de 500 mil unidades vendidas.
Em toda a sua geração dos anos 2000, o Chevrolet Celta foi vendido com um motor 1.0 MPFI, com algumas variações durante os anos.
O máximo que o veículo conseguiu foi um 1.4 durante os anos de 2003 e 2005, mas foi um modelo breve no mercado.
Uma combinação de design típico da época, praticidade e baixo preço fizeram a Chevrolet vendeu 1.5 milhões de unidades do Celta.
Em 2015, o veículo encerrou sua produção e foi substituído na linha da empresa pelo Chevrolet Onix, um dos carros mais vendidos do Brasil atualmente.
3. Chevrolet Vectra
Outro dos carros Chevrolet anos 2000 que, tecnicamente, começaram a sua produção nos anos 90 foi o Vectra. Apesar de ter iniciado uma década antes, o modelo viveu seu auge de popularidade justamente no começo do Século XXI.
Perto de 2005, o Vectra foi, inclusive, líder de vendas dentre os sedãs e considerado o sedã favorito da classe média.
Um dos fatores que explicava seu sucesso era o motor 2.0, que chegou a ser 2.2 e até 2.4 16V.
Considerando que o modelo sempre teve um preço acessível, essa combinação de estilo elegante, potência e baixo preço tornou o Vectra um ícone da década de 2000.
3 modelos de carros da Fiat anos 2000
Os carros da Fiat anos 2000 também são icônicos. A montadora italiana sempre foi imensamente popular no mercado do Brasil, alcançando resultados acima da média em nosso país.
É verdade que, hoje, a marca passa por períodos de lançamentos mais significativos, mas já naquela época produziu modelos que ficaram marcados na galeria de veículos mais populares do Brasil.
Veja abaixo nossa seleção de carros da Fiat anos 2000!
1. Fiat Stilo
“Stilo: você tem ou você não tem”. Essa foi uma frase muito marcante no começo dos anos 2000, graças às propagandas de TV que a Fiat fez para o lançamento deste veículo.
Apesar de ser um carro que marcou negativamente a história da montadora na Europa, aqui no Brasil ele foi um grande sucesso.
O Fiat Stilo era um hatch médio com um motor mais potente, um modelo que se destacou por agradar quem gostava de carros mais velozes, mas ser uma opção ainda acessível financeiramente.
Um dos pontos de destaque do modelo era a sua tecnologia, muito inovadora para o mercado brasileiro. O Fiat Stilo foi um dos primeiros carros com direção elétrica, Bluetooth e outros recursos multimídias do país.
2. Fiat 500
Às vezes, alguns veículos fazem mais sucesso e são mais marcantes no mercado pela sua influência, do que pelas suas vendas. É o caso do Fiat 500.
O “cinquecento” foi uma releitura de um dos grandes clássicos do mercado europeu e não alcançou um sucesso de vendas arrebatador no Brasil.
Em primeiro lugar, ele teve de disputar com o Fusca, muito mais estabelecido no país. No entanto, o principal problema foi que os modelos foram comercializados no Brasil com alto preços, uma vez que eram importados da Polônia.
No entanto, apesar dos preços altos, o veículo ainda conseguiu um lugar importante no mercado brasileiro como um ótimo carro para primeira compra.
3. Fiat Linea
O Fiat Linea foi outro modelo de carro da Fiat que marcou o período dos anos 2000, mas não teve um desempenho de vendas tão bom quanto o esperado.
O modelo foi feito para que a montadora tentasse recuperar o mercado de sedãs médios, perdido nos anos 90.
Ele fazia “parzinho” com o Fiat Punto, que era um hatch da empresa. Tanto é que o hatch se chamava “Ponto” e o sedã “Linha”, uma vez que uma linha é um ponto alongado.
O conceito pegou e o modelo ficou muito popular por isso. Entretanto, essa popularidade não se converteu em vendas.
No geral, a Fiat teve bons modelos nos anos 2000, que ficaram bastante populares, mas que não tiverem um desempenho adequado no mercado.
3 modelos de carros da Ford anos 2000
Além de citar a Fiat e a Chevrolet, vamos mencionar também alguns dos carros da Ford anos 2000. Afinal, a marca sempre esteve entre as montadoras mais populares do mercado brasileiro e sempre agradou os motoristas nacionais.
1. Ford Ecosport
O Ford Ecosport é um dos modelos de carros da Ford anos 2000 que ficaram mais populares no mercado brasileiro. Inclusive, o modelo é até hoje bastante popular, mesmo encerrando sua produção durante o ano de 2021.
Lançado em 2003, o modelo causou impacto significativo logo de cara. No primeiro ano, vendeu quase 30 mil unidades, o que é um número alto para o seu segmento.
O Ford Ecosport atuava no mercado com um motor bastante potente, de 2.0 e 16V, que ultrapassava os 130 cavalos de potência já na sua versão mais básica.
No entanto, essa potência mais alta não se traduziu em um consumo mais alto de combustível, pelo menos não após redesenhos da empresa em 2005.
2. Ford Ka
O Ford Ka é um carro que, na prática, foi lançado nos anos 90. No entanto, alcançou um auge de popularidade realmente nos anos 2000.
De lá para cá, o veículo ganhou diversas versões com diferenças de câmbio, motores e muitos outros fatores, incluindo sua base, conforto e mais.
Hoje, o Ka tem versões que disputam o topo da lista dos mais vendidos na sua versão hatch, mas também conta com opções mais confortáveis e que estão em outros segmentos do veículo.
Sua geração inicial não foi tão bem-sucedida, mas a partir do momento que seu visual mais clássico foi adotado, o automóvel despontou no mercado.
Hoje em dia, ele já passou por uma grande mudança e tem uma aparência totalmente diferente.
3. Ford Focus
Da lista dos carros dos anos 2000, um dos poucos veículos ainda em comercialização é o Ford Focus.
O carro atua com faixa de preço até R$ 70 mil no segmento de hatch, mas também de sedã e modelo “station wagon” na Europa.
A versão mais popular do carro veio em 2008, quando sofreu um redesenho bastante agressivo. O design misturava uma traseira inspirada no Ford Fusion com uma frente mais agressiva e diferente.
Hoje, o carro tem um aspecto mais angular, com uma frente mais aguda e uma traseira mais abera.
É um veículo bonito, mas que se destaca por ter motores potentes em suas versões e uma list de itens de série bastante caprichada.
Conclusão
Pronto! Agora que você já viu 9 carros dos anos 2000, 3 da Chevrolet, 3 da Fiat e 3 da Ford, pode ter uma ideia mais completa sobre como foi essa época do mercado brasileiro.
É claro que esses não foram os únicos carros com sucesso na época.
Podemos citar, também, veículos como o Volkswagen Fox, Honda Civic e Honda Fit, Peugeot 206, Renault Clio, Toyota Corolla e o Renault Sandero como carros que se destacaram no Brasil.
Deu para matar a saudade dos carros dos anos 2000? Então compartilhe esse conteúdo por e-mail ou nas redes sociais com algum amigo que tem ou teve um desses automóveis nos últimos anos!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!