Neste artigo, trazemos uma breve lista dos carros populares mais vendidos no momento, ou seja, primeiro semestre de 2022.
Vale ressaltar, antes de mais nada, que o conceito de “popular” tem mudado ao longo do tempo.
No passado, era mais fácil delinear quais modelos eram realmente acessíveis junto ao mercado, devido a múltiplos fatores.
Porém, com a natural evolução das relações de compra e venda (aliada à instabilidade econômica de nosso país), essa realidade foi drasticamente alterada.
IMAGEM | PRODUTO | |
---|---|---|
SUV Subcompacto
|
Fiat Pulse
|
Consultar Preço → |
Sucesso de Vendas
|
Fiat Mobi
|
Consultar Preço → |
Bom Custo-Benefício
|
Fiat Strada
|
Consultar Preço → |
Modelo Econômico
|
Ford Ka
|
Consultar Preço → |
Design Encantador
|
Chevrolet Onix Plus
|
Consultar Preço → |
Excelente Opção
|
Fiat Argo
|
Consultar Preço → |
Para Primeira Compra
|
Fiat Toro 2021
|
Consultar Preço → |
27 carros populares mais vendidos
1. Fiat Pulse
Este modelo produzido pela Fiat é um SUV subcompacto crossover destinado, principalmente, ao mercado sul-americano.
Tendo sido revelado como um automóvel sem nome (curiosamente, isso já ocorreu com muitos carros) em meados de 2021 no mercado nacional.
A nomenclatura foi posteriormente anunciada, depois que 3 alternativas foram oferecidas aos consumidores: Domo, Tuo e Pulse.
Projetado sob o codinome de “Projeto 363”, o Fiat Pulse foi construído em uma plataforma aprimorada pelo hatchback do modelo Argo.
2. Fiat Mobi
O Fiat Mobi é um automóvel de carroceria hatch, pertencendo ao segmento dos subcompactos, que marca presença nessa lista de carros populares mais vendidos.
O veículo é produzido, no Brasil, pela fábrica da Fiat em Betim, no estado de Minas Gerais.
Tendo sido lançado em 2016, o Fiat Mobi consiste em um projeto nacional que, aliás, divide a sua plataforma com a segunda geração do Fiat Uno, bem como a sua transmissão e o motor.
3. Fiat Strada
O Strada é um veículo fabricada pela montadora Fiat. Ele era a versão picape, até 2020, do modelo Palio. Analogamente, é fabricado desde 1996, contando com cabines dupla, estendida e simples.
Na atualidade, o Fiat Strada é produzido das versões Freedom, Endurance e Volcano, todas com a motorização Flex.
4. Ford Ka
O Ford Ka é um modelo urbano fabricado no Brasil, mais precisamente, na cidade de Camaçari, e que também está entre os carros populares mais vendidos.
Antes, o veículo era produzido no município de São Bernardo do Campo e em algumas localidades do continente europeu.
A versão nacional era exportada a todas as partes da América Latina. Por seu turno, a versão europeia é fabricada na cidade espanhola de Valencia.
A primeira geração do Ford Ka, no Brasil, era composta por subcompactos.
5. Chevrolet Onix Plus
A nomenclatura “Chevrolet Onix Plus” refere-se aos modelos notchback, sedan e hatchback produzidos pela fabricante estadunidense, sendo desenvolvido pela célebre companhia General Motors (GM) do Brasil.
O Chevrolet Onix Plus foi apresentado, em 2013, no Salão do Automóvel de São Paulo, consolidando-se como uma das principais atrações da marca. O lançamento do Chevrolet Onix visou substituir o Celta.
6. Fiat Argo
O Fiat Argo é um carro hatch lançado, em nosso país, no ano de 2017, visando substituir os modelos Palio, Bravo e Punto.
Você pode encontrá-lo em 6 versões distintas:
- Opening Edition Mopar AT 6 1.8;
- HGT AT 6 1.8;
- HGT 1.8;
- Drive GSR 1.3;
- Drive 1.3;
- E Drive 1.0.
7. Fiat Toro
Classificado como um SUP (sigla para Sport Utility Pickup), o Fiat Toro foi lançado em 2016 e atualmente é um dos carros populares mais vendidos. O veículo é fabricado no Brasil, na cidade de Goiana, Pernambuco.
A montadora italiana decidiu comercializar o carro nos Estados Unidos sob outra marca, chamada de “Ram Trucks”.
8. Jeep Renegade
O Jeep Renegade é considerado um SUV compacto, lançado no ano de 2014. Este modelo é fabricado tanto na Itália (em Melfi) quanto na Alemanha (em Rüsselsheim). A produção começou no primeiro semestre de 2015.
A suspensão, a tração, o frame e a plataforma do Jeep Renegade são originárias do projeto responsável pela criação do Fiat 500 X. Quando ele foi apresentado, pela primeira vez, ao público, o evento ocorreu no célebre Salão de Genebra.
9. Fiat Uno
O Fiat Uno foi originalmente lançado, em 1983, na Europa. O modelo chegaria ao Brasil apenas em 1984. A nova geração (inteiramente projetada em nosso país) chegou ao mercado apenas em 2010, destinada às nações latino-americanas.
Isto é, a versão antiga teve a sua produção encerrada no ano de 2013 – sendo comercializada sob a marca “Fiat Mille” a partir da década de 1990, quando um motor de menos de mil cilindradas foi adotado.
10. Volkswagen Gol
O Volkswagen Gol foi desenhado no Brasil para ser comercializado em diversos países sob várias designações, dentre eles, Argentina e México. Lançado em 1980, o modelo é tido como um dos maiores sucessos de vendas da montadora em todos os tempos.
Vale destacar, ainda, que o Volkswagen Gol é o único e o primeiro carro produzido em nosso país a exceder a marca de cinco milhões de unidades fabricadas até hoje, convertendo-se, no único automóvel a superar o popular Fusca em vendas.
11. Renault Kwid
O Renault Kwid foi inicialmente lançado, em 2015, na Índia. Em nosso país, o lançamento ocorreu em 2017, com o modelo passando a ser fabricado na cidade paranaense de São José dos Pinhais.
Este veículo apresenta, como os seus principais concorrentes, tanto o Fiat Mobi quanto o Volkswagen Up (pode-se incluir, em certo sentido, o Hyundai HB20.
No entanto, o Renault Kwid diferencia-se de ambos pelo design – similar ao de um crossover.
12. Hyundai HB20S
O Hyundai HB20S é um dos primeiros carros populares da montadora fabricado no Brasil.
O seu lançamento ocorreu em 2012, dando início a uma nova linha (a sigla “HB” é de “Hyundai Brasil”) e trazendo um sedan e, ainda, um crossover de qualidade (o HB20X) ao mercado nacional.
13. Citroën C4 Cactus
Este modelo é um crossover considerado compactado, tendo sido apresentado, em 2014, em Genebra, no Salão do Automóvel.
O Citroën C4 Cactus é comercializado na Europa, apenas, em versões dotadas de tração 4 x 2. A sua base é compartilhada com o outro compacto da montadora, o C3.
14. Renault Sandero
O Renault Sandero é um carro hatch desenvolvido no Brasil, em parceria com a montadora romena Dacia, visando atingir, especificamente, os mercados emergentes da América Latina e do Leste Europeu.
O veículo se baseia na plataforma M0, a mesma usada pelo Renault CIO III (comercializado na Europa) e pelo Renault Logan.
Trata-se, porém, de um hatch que está posicionado, desde uma perspectiva de mercado, acima do Logan.
15. Volkswagen Voyage
O Volkswagen Voyage é um carro sedan compacto baseado no Gol. O modelo foi lançado no ano de 1981, saindo de linha apenas em 1995.
A partir de 1997, ele foi substituído pelo Volkswagen Polo Classic. Não obstante, foi eleito “Carro do Ano”, pela imprensa especializada, em 1982.
16. Fiat Cronos
O Fiat Cronos é um carro derivado do modelo Argo, originalmente lançado em 2018. Os seus principais concorrentes são o Ford Ka, o Hyundai HB20 e o Volkswagen Virtus.
Os motores disponíveis no Fiat Cronos são o Etorq 1.8 e o Fire Fly 1.3, dotados de caixa manual de cinco marchas (válida em todas as versões) e caixa automática de seis marchas para a sua motorização.
17. Honda HR V
O Honda HR V é um esportivo SUV compacto, inicialmente produzido para atender aos mercados europeus e japoneses. O modelo foi lançado em 1999. Porém, seis anos depois, em 2005, a montadora decidiu encerrar a sua fabricação.
18. Volkswagen Up
O Volkswagen Up é o “minicarro” urbano da montadora alemã, tendo sido lançado no Salão de Frankfurt em 2011. A produção deste modelo começou, na Eslováquia (cidade de Bratislava), visando atender ao mercado europeu.
Três anos depois, no entanto, o Volkswagen Up chegou ao mercado latino-americano e sua fabricação só foi descontinuada em nosso país sete anos após a sua chegada, isto é, em 2021.
19. Volkswagen Fox
O Volkswagen Fox foi produzido até o ano de 2021, sendo comercializado para a América Latina.
Na Europa, o modelo deixou de ser vendido em 2011. O veículo apresenta, ainda, as variantes off road Cross Fox e a perua Space Fox.
20. Chevrolet S10
A Chevrolet S10 pode ser considerada como uma picape “porte médio”.
O modelo é produzido, em nosso país, desde 1995. Devido, em grande medida, à sua mecânica relativamente simples, o veículo foi campeão de vendas entre 1996 e 2005.
21. Toyota Hilux
Assim como o modelo Tacoma, a Toyota Hilux é uma caminhonete compactada produzida pela montadora japonesa.
A marca “Hilux” foi adotada como uma forma de substituir, em 1969, o nome “Stout”, permanecendo em utilização até os dias de hoje.
22. Nissan Frontier
O Nissan Frontier é chamado, nos continentes asiático e europeu, de “Nissan Navara”. Seja como for, trata-se de uma picape média, desenvolvida originalmente para atender às necessidades do mercado estadunidense.
23. Renault Duster
O Renault Duster (também conhecido como “Dacia Duster”) representa o primeiro crossover produzido pela montadora, oficialmente exibido no Salão de Genebra no ano de 2009.
24. Toyota Etios
O Toyota Etios é um automóvel compacto, especialmente projetado para os mercados dos países emergentes. Ele foi apresentado – ainda como um protótipo – no Salão da Índia, em 2010.
25. Renault Logan
O Renault Logan é um dos melhores carros sedan compactos, produzido sob a parceria estabelecida entre as montadoras Dacia e Renault. O projeto também visava atender, preferencialmente, os mercados emergentes.
26. Toyota Corolla
Oferecido em versões hatchback, perua e sedan, o Toyota Corolla é o compacto mais vendido da história, sendo um carro popular produzido nos 5 continentes e apresentando vendas totais que excedem a marca dos 50 milhões de unidades comercializadas, desde o seu lançamento original, em 1966.
27. Peugeot 208
O modelo Peugeot 208 começou a ser produzido na Europa em 2012 e, no ano seguinte, também no Brasil.
A montadora francesa o desenvolveu para substituir, tanto em nosso país quanto em Portugal, a versão 207.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!