como comprar carros com desconto para MEI e CNPJ

Como comprar carros com desconto para MEI e CNPJ?

Muitos brasileiros têm o sonho (e até a necessidade de comprar um carro). E, claro, obter descontos na compra gera uma vantagem ainda maior. Mas, afinal, como comprar carros com desconto para MEI e CNPJ? É sobre isso que falaremos hoje.

Existem diversas modalidades que oferecem descontos em veículos, como descontos para pessoas com deficiência, por exemplo.

Agora, se você possui um MEI ou CNPJ, essa pode ser uma dica de ouro para comprar aquele carro que você precisa.

Antes de correr e aceitar os descontos na venda direta, procure entender como funciona a compra dos modelos com essas modalidades e quais as diferenças de um veículo com esse tipo de desconto e um carro sem desconto nenhum.

Além disso, analise bem as vantagens e desvantagens para CNPJ/MEI.

Neste artigo, você saberá como funcionam os descontos, os fabricantes que participam dessas modalidades e alguns outros pontos importantes que podem interferir na sua decisão.

Confira o artigo abaixo e escolha a melhor forma de ter o seu veículo ao comprar carros com desconto para MEI e CNPJ.

Carros com desconto para MEI e CNPJ

MEI

MEI
Fonte: Portal Contábeis

O MEI, ou Microempreendedor Individual, é um registro que permite que trabalhadores autônomos estejam dentro da legalidade para impostos e tudo mais.

Hoje, muitas pessoas possuem esse registro, que conta com um processo simples e prático para abertura do cadastro.

Graças ao MEI, os trabalhadores podem ter um desconto assegurado pelo Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços ou ICMS.

Esse desconto vai de 2,5% a 30% e pode variar a depender do veículo, do fabricante, do modelo ou quantos carros você pensa em adquirir na compra.

Quem decide o percentual de desconto é o fabricante do veículo. Então, por esse motivo, recomendamos que você verifique todos os fabricantes que deseja antes de decidir qual modelo comprar.

Dessa forma, você pode garantir o maior desconto possível.

Fabricantes

Como o MEI foi feito para microempreendedores, o desconto normalmente é maior em veículos que são mais usados por empresas ou para trabalho, como carros grandes ou pick-ups, por exemplo.

Existem vários fabricantes que participam dessa modalidade de desconto em território brasileiro. Entre eles estão a Renault, a Chevrolet e a Volkswagen.

Os famosos SUVs e veículos utilitários são os que mais ganham descontos, mas carros para uso diário estão entre os mais procurados.

Se você estiver à procura de uma boa quantidade de veículos, talvez seja mais interessante migrar do MEI para o CNPJ, pois essa última modalidade oferece descontos ainda maiores.

Entre os carros que mais saem com desconto para MEI estão o Fiat Strada, o Onix e o Gol, ou seja, carros simples e práticos para o trabalho.

Carência depois da compra

Atrelado ao carro com desconto, existem algumas condições que são diferentes de comprar um veículo como pessoa física.

Depois que você comprar o carro, ele não pode ser vendido rapidamente. Segundo as regras, o veículo ficará com o registro por, no mínimo, um ano após a compra.

Essa regra vale para carros novos, comprados diretamente da fábrica.

Foi a forma que o governo brasileiro encontrou para que as pessoas não comprassem o carro com desconto e vendessem a preço normal, lucrando em cima da facilidade de compra.

Os utilitários, por exemplo, que saem com os maiores descontos, seriam vendidos rapidamente a terceiros com uma boa margem de lucro, se não existisse a regra.

Caso você seja pego vendendo o veículo, pode ter o carro retido e solicitada a devolução do valor tributário.

Preste bastante atenção a essas regras para não ter problemas futuros que podem impactar na sua empresa e não apenas no seu nome.

Desvantagens de comprar como um Microempreendedor Individual

Assim como existem vantagens, algumas desvantagens podem atrapalhar seus planos.

A primeira delas se refere ao tempo de entrega do veículo ao comprador. Esse tempo pode ser de apenas 10 dias ou de até quase dois meses.

Nesse caso, você terá um longo período sem uma ferramenta importante de trabalho.

Além disso, existe uma regra para compra de bens para a empresa caso você seja MEI.

Para o Microempreendedor Individual, existe um limite de, no máximo, 80% do seu faturamento anual para investir em mercadorias. E, para ser MEI, a empresa só pode faturar até R$ 81.000,00 reais por ano.

Como essa regra somente abrange maquinários para comercializar ou industrializar, o veículo fica de fora, o que permite muitas pessoas comprarem à vontade.

Entretanto, se houver uma fiscalização, sua empresa precisará comprovar que tem faturamento anual para a compra daquele carro.

Nesse caso, é interessante que se invista em um veículo que fique dentro dessa margem para evitar problemas futuros para a sua empresa.

CNPJ

CNPJ
Fonte: Conexão Financeira

Assim como funciona o desconto para MEI, o processo base do desconto é o mesmo para empresas que possuem CNPJ, ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

A grande maioria dos fabricantes oferece descontos para esse tipo de cadastro, já que empresas desse nível possuem um bom faturamento anual.

O desconto também é assegurado pelo ICMS e pode variar de 2,5% até, no máximo, 30%. A grande diferença entre MEI e CNPJ é o limite de faturamento que, para o MEI, não pode passar de R$ 81.000,00 anual, como vimos.

Normalmente, empresas que possuem CNPJ fazem grandes compras e, com isso, recebem maiores descontos, o que facilita bastante no crescimento e trabalho diário dos funcionários que precisam prestar serviços em diversos locais.

Lembrando que o desconto continua variando entre os fabricantes, sendo interessante a busca por todos que interessam antes de decidir a compra.

Você poderá conseguir um desconto melhor dessa forma.

Fabricantes

Por ter muita variação, alguns fabricantes possuem um percentual fixo ou classificam pelo tipo de serviço do cliente ou ainda possuem uma tabela que varia sempre.

No caso da Volkswagen, o percentual de desconto pode chegar a, no máximo, 21,5%.

Assim, o que vai influenciar na variação é o ramo em que o cliente está inserido e sua categoria, por exemplo. Com isso, o fabricante cria uma proposta comercial com o desconto estipulado.

Já no caso da Fiat a variação é ainda maior, pois o fabricante não tem uma tabela fixa.

O percentual varia de acordo com o mercado e o cenário atual, acarretando uma tabela oscilante, constantemente atualizada.

Entre os diversos fabricantes que oferecem descontos para empresas com CNPJ estão a Jeep, a Peugeot, a Suzuki, a Citroën, entre diversos outros fabricantes.

Faça sempre uma pesquisa antes da compra e garanta as melhores condições de desconto.

Condições para realizar a compra

Esse desconto para empresas com CNPJ só é aplicado para carros novos, zero quilômetro e saídos da fábrica. Por esse motivo, o fabricante estipula o desconto e negocia com a concessionária que o representa.

Para que você possa ter acesso ao desconto, alguns documentos são obrigatórios. Um deles, por exemplo, é o contrato social. Mas, além disso, os fabricantes podem pedir ainda outros documentos na hora da compra. Vale esperar tudo.

Vale ressaltar que comprar um veículo com o CNPJ atrela automaticamente o carro ao cadastro da pessoa jurídica. Nesse caso, se o documento não for pago ou houver multas, as dívidas e problemas de cunho tributário serão colocadas direto no nome da empresa.

Assim como existem problemas do veículo para a empresa, se a empresa com o CNPJ que está no carro possui dívidas, os veículos podem ser penhorados para pagá-las.

Por isso a importância de que os dois lados estejam positivados, com nenhuma dívida que cause problemas para ambas as partes.

O desconto, tanto para MEI quanto para CNPJ, busca influenciar positivamente o crescimento das empresas e movimentar a economia do país. Isso é algo que, com certeza, os empreendedores encaram como um ponto positivo nos últimos anos.

Desvantagens em comprar como pessoa jurídica/empresa

Assim como no MEI, a principal desvantagem do desconto está no prazo para receber o veículo pós-venda, que pode ser de 10 dias a quase dois meses, o que pode prejudicar o funcionamento da empresa.

Outro detalhe que traz certa dificuldade na hora de escolher o modelo do carro é a famosa garantia.

Algumas montadoras mudam o tempo de garantia de acordo com o modelo ou o uso.

Caso ele rode mais, a garantia é menor, pois terá mais problemas. Assim, eles ganham oferecendo extensão de garantias que, muitas vezes, se tornam a única solução.

Além disso, se você estiver adquirindo o carro para repassar para outra pessoa, melhor pensar duas vezes.

O Conselho Nacional de Política Fazendária, Confaz, estipula um prazo mínimo de um ano para passar o carro para outro dono. Isso evita que terceiros comprem e repassem com margem de lucro.

Antes de fazer qualquer compra, pense bem e analise todos os pontos para não sair em desvantagem.

Vale a pena comprar carros com desconto para MEI e CNPJ?

Afinal, será que vale a pena comprar carros com desconto para MEI e CNPJ?

Para empreendedores que precisam comprar um carro para fornecer seus serviços e/ou mercadorias, o desconto facilita a compra e ajuda no crescimento da empresa. Apesar de algumas desvantagens, ainda vale a pena investir nessa modalidade.

O importante é escolher modelos com maior percentual de desconto e analisar bem as condições para a compra do veículo dentro da sua modalidade, ou seja, CNPJ ou MEI.

Outro ponto importante: evite dívidas, tanto na empresa quanto no carro. Assim, você evita problemas futuros.

Também fique atento na hora da venda direta, para solicitar as notas fiscais depois de comprar um carro e ter em mãos um documento importante após o negócio, que servirá para futuras comprovações necessárias.

Depois da compra, fique de olho na manutenção para que seu automóvel continue rodando bem. Existem diversos sites que vendem pneus, por exemplo, com ótimos preços.

Com tudo planejado, o investimento em um automóvel irá gerar frutos positivos para o futuro do seu negócio. Boa sorte e boa compra!