A caixa de direção é uma das peças mais importantes presentes no carro, já que influenciam diretamente no controle do motorista sobre o veículo. Nesse artigo, você vai descobrir como saber se a caixa de direção está com problema.
Ao longo dos anos e anos de evolução enfrentados pela indústria automobilística, a caixa de direção mudou de forma, com uma engenharia que facilita a vida do motorista, exigindo menos esforço ao dirigir.
De acordo com o ano do seu carro, o seu tipo de caixa de direção muda, e os problemas que podem aparecer também.
O Review Auto estudou em detalhes todos esses problemas e trouxe um artigo bastante completo, para você saber o que pode estar acontecendo com sua caixa de direção e como resolver o problema.
Como a caixa de direção funciona?
A caixa de direção trabalha com um sistema de engrenagens que serve para transmitir às rodas cada movimentação que o motorista faz no volante, sendo uma das partes mais importantes do sistema de direção do carro.
Duas peças de engrenagem famosas fazem parte da caixa da direção: pinhão e cremalheira.
O pinhão tem ligação direta com o volante, e gira junto quando o volante é girado.
Com seus dentes, esses giros empurram a cremalheira para um lado ou para outro, movimentando o eixo das rodas, que podem assim entender e obedecer à vontade do motorista.
Carros com sistema hidráulico de direção possuem ainda mais uma peça: a direção assistida, que é responsável por reduzir a força exigida do motorista para a realização das manobras.
Como saber se a caixa de direção está com problema?
Apesar de ser um dos componentes de mais longa durabilidade do veículo, problemas na caixa de direção podem ser mais comuns do que parecem.
A maior “doença” que pode acometer a caixa de direção de um carro é a folga nas engrenagens, que pode ser causada tanto por algum defeito de fabricação como por desgaste natural que as peças sofrem com o tempo de uso.
Vazamento de fluídos de outras peças podem acabar chegando às engrenagens da direção e causar danos sérios.
O melhor jeito de perceber problemas na caixa de direção é ficar de olho aberto e dar atenção a qualquer sinal de comportamento diferente que o carro apresentar.
Vamos aos sinais mais claros de defeito na caixa de direção:
Principais sinais de problemas na caixa de direção
São muitos os sinais que o carro dá de que algo não está em ordem com o sistema de direção do seu carro, seja ele mecânico ou com tecnologia eletro hidráulica.
E cada um desses sinais, por sua vez, pode indicar diferentes tipos de problemas.
Ruídos incomuns
Qualquer ruído que apareça nos veículos além do ronco do motor, incluindo ruídos ao manobrar ou virar o volante, é sinal de algum problema e deve ser observado com toda a atenção.
No caso do volante, fazer barulho na hora de esterçar o carro denuncia desgaste da coluna, da barra, dos terminais ou da caixa de direção em si.
Mas em geral esses componentes não são afetados todos ao mesmo tempo: o mais provável é que apenas um deles esteja causando o som.
Demora na resposta do carro ao girar o volante
Atraso na reação ao giro do volante indica folga na engrenagem da direção, é muito comum em carros com sistema hidráulico.
Direção endurecida
Uma direção muito rígida é preocupante mesmo nos carros mais antigos, cujo sistema de direção exige normalmente um esforço maior.
Em um veículo com caixa de direção hidráulica ou sistema de direção elétrica, então, a rigidez torna o problema ainda mais evidente.
Isso pode ser causado por um vazamento do fluído da caixa de direção, problema na bomba hidráulica, coluna de direção desalinhada, correia desregulada e até uma calibragem incorreta dos pneus.
Com ou sem direção hidráulica, o volante duro pode indicar, além do problema na caixa de direção, um defeito na junta homocinética, componente que coordena o movimento das rodas enquanto viradas.
Volante trepidando
A vibração no volante também é um indicativo de problema na caixa, e geralmente é um sintoma ignorado pelo proprietário do carro.
Trepidações no volante denunciam também outros problemas no funcionamento do automóvel, como uma necessidade de alinhar e balancear ou simplesmente calibrar os pneus, freios com a função afetada ou coxim do motor precisando de reparos.
Folga na direção / Folga na caixa
Embora afete todos os tipos de caixa de direção, esse problema é mais comum nos veículos que não usam direção hidráulica ou assistida e exigem um maior esforço para realizar as manobras.
Uma ida ao mecânico pode resolver esse problema simples em pouco tempo, e existe um teste que pode identificar esse problema de maneira fácil: com o carro estacionado, gire o volante e confira se as rodas respondem ao movimento
Problema na caixa de direção pode causar acidentes?
Sumariamente, sim. Uma falha nesse item pode afetar diretamente a segurança dos ocupantes do carro também das outras pessoas na estrada.
Isso porque o desempenho incorreto desse dispositivo resulta em uma possível dificuldade de transmitir as informações da rotação do volante para as rodas do automóvel.
O condutor pode perder a agilidade de resposta em situações de risco e não conseguir manter o controle da direção. Por isso, não vale a pena adiar a manutenção nesses casos.
Atente para a escolha do profissional para realizar os reparos, caso sejam mesmo necessários.
É importante ter em mente que não só os problemas na caixa de direção oferecem perigo, mas uma manutenção mal feita também.
Sempre procure um mecânico de confiança.
Custo médio de manutenção e substituição da caixa de direção
Infelizmente, se o seu automóvel está passando por esse tipo de problema, já vá se acostumando com a ideia de ter que desembolsar uma boa quantia.
No melhor cenário, uma troca de todo o sistema não será necessária.
Mesmo assim, a mão de obra cobrada pelo reparo costuma ser bem salgada, porque um mecânico apto a mexer na caixa de direção não se encontra em qualquer lugar.
Uma caixa de direção novinha em folha custa realmente muito caro: os preços variam entre os R$ 2.000 e os R$ 8.000, de acordo com o modelo e o ano do veículo.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!