Você tem ideia de como saber se o pneu está bom? Se a resposta for “não”, continue conosco e descubra técnicas incríveis para avaliar os pneus do seu carro.
Identificar a vida útil do seu pneu pode ajudá-lo a melhorar significativamente o desempenho e a performance do seu carro, além de evitar graves acidentes que podem ocorrer durante sua viagem.
Mas, afinal, você, consegue identificar se os seus pneus estão bons?
Fatores como o solo e o próprio peso do veículo influenciam diretamente na vida útil dos seus pneus.
Asfaltos irregulares, longas viagens por estradas ruins e outros fatores podem fazer com que seus pneus adquiram certos problemas durante um curto período.
Contudo, o fator “tempo” também é determinante para o eventual desgaste.
Foi pensando nisso que nós decidimos dar algumas dicas para que você possa identificar o momento exato de quando trocar o seu pneu.
Vamos, então, aprender como saber se o pneu está bom, bem como outros aspectos importantes relacionados a esse assunto? Boa leitura!
Qual o tempo ideal para trocar os pneus de um carro?
Como dissemos, o tempo é um dos pontos mais importantes a ser considerado na hora de avaliar as condições do seu pneu.
Clima, umidade, temperatura, pressão e peso são fatores determinantes que culminam no desgaste da borracha, por isso, é necessário entender qual o tempo correto para realizar a troca dos pneus do seu carro.
Devido à ação de todos esses agentes externos, recomenda-se realizar a troca dos pneus em até 5 anos.
Apesar de não atrair muito a atenção dos donos, fique atento à troca de pneus, principalmente estepes, pois apesar de não apresentarem quaisquer tipos de avarias ou danos visíveis, toda a estrutura do pneu pode estar comprometida devido às ações do tempo – e é justamente por isso que pneus possuem data de validade, mesmo não sendo usados.
Por isso, tome cuidado.
Com quantos quilômetros rodados os pneus deve-se trocar os pneus do carro?
Mesmo que o tempo necessário para realizar a troca dos pneus seja, de certa forma, generoso, acontece que a intensidade de uso dos mesmos também pode influenciar drasticamente na vida útil.
E é exatamente por isso que analisar a quantidade de km rodados pelo seu carro é tão importante.
Em média, os pneus de um carro duram de 40 a 100 mil km rodados pelo veículo.
A quilometragem, no entanto, também sofrerá com alguns fatores, como peso e potência do carro, que contribuirão para um desgaste extra – ou uma significativa redução do mesmo.
Devido a esses pontos, é recomendável que o motorista verifique a qualidade de seus pneus a cada 10 mil quilômetros rodados, a fim de avaliar a “vida útil” dos seus equipamentos.
TWI: o que é e qual a sua importância?
Identificar o gasto dos seus pneus pode ser uma tarefa um pouco complicada. Afinal, vimos que os estepes podem ter suas estruturas severamente comprometidas, mas sem apresentar qualquer tipo de avaria.
Entretanto, o mais comum é que, com o tempo, os pneus comecem a apresentar desgastes em sua estrutura, e esses desgastes são medidos pelo TWI.
O TWI (Tread Wear Indicator) é um indicador que auxilia o motorista na avaliação dos pneus do veículo.
O indicador visual é composto por pequenas barras, localizadas entre os sulcos presentes nos pneus.
As pequenas barras de borracha rebaixadas entre os sulcos indicam o nível de desgaste dos pneus através de um processo bastante simples:
- Com o passar do tempo, as barras se aproximam cada vez mais do TWI;
- No momento em que as mesmas estiverem no mesmo nível dos sulcos, terá chegado a hora de realizar a troca dos pneus.
Como saber se o pneu está bom ou se já é hora de trocar?
Muitas vezes, o desgaste não pode ser visto “no olho”. Por isso, existem certas técnicas que o ajudarão a ter certeza do momento exato em que você deve trocar os pneus.
Entre as técnicas mais usadas, estão:
O uso da moeda de 1 real
Sabemos que o sulco do pneu deve possuir cerca de 1,6mm. A medida é exatamente a mesma encontrada na moeda de 1 real, no que diz respeito à parte dourada da mesma.
Conhecendo essa informação, o proprietário do veículo pode utilizar a moeda para identificar o estado dos seus pneus.
Para isso, o dono do carro deve fazer o seguinte:
- Em primeiro lugar, encaixe a moeda no sulco do pneu. Caso a moeda entre com certa folga, significa que seu pneu ainda está em ótimo estado;
- Caso você insira a moeda e a mesma entre de forma mais “justa” ao espaço, significa que o seu pneu já deve ser trocado;
- Por outro lado, se a moeda não puder ser encaixada devido à falta de espaço, você deverá trocar seu pneu imediatamente.
Tampa de válvula de pneu
Além da moeda de 1 real, outra maneira bastante simples de você medir o quão gastos estão os seus pneus é através da tampa da válvula do seu pneu.
O anel do pequeno objeto, onde fica o sistema de rosqueamento, serve como uma “régua”, que ajuda o motorista a observar a banda de rodagem.
Você pode realizar o esquema de avaliação de forma bem semelhante à moeda de 1 real:
- Com a pequena tampa em mãos, posicione-a no sulco do pneu. Caso a mesma se encaixe entre os vãos, significa que seu pneu ainda está bom;
- Contudo, se a tampa não se encaixar entre os vãos e permanecer no mesmo nível da construção do pneu, significa que o mesmo deverá ser trocado de imediato.
Uma dica bastante importante é que você nunca permita que a banda de rodagem atinja o mesmo nível do TWI.
No momento em que isso acontece, o sistema de aderência dos pneus fica completamente comprometido, anulando a aderência do mesmo.
Devido a esse fator, o sistema de frenagem se inutiliza, tornando sua dirigibilidade extremamente arriscada e, potencialmente perigosa.
Como manter seu pneu conservado por mais tempo?
Agora que você entendeu como saber se o pneu está bom, tem outro fator que pode ajudar a economizar.
Sabemos que identificar a vida útil dos seus pneus tem extrema importância, não só para o desempenho do seu carro, mas também para a sua segurança.
Por isso, conservá-los é fundamental para que não haja gastos excessivos e desnecessários de troca.
Para manter seus pneus conservados é necessário fazer uma calibragem de forma semanal ou quinzenal.
Além da calibragem, o motorista também deverá realizar o balanceamento e o rodízio de pneus, periodicamente.
Tudo isso ajudará a estender a vida útil do pneu.
Gostou de aprender como saber se o pneu está bom? Então, leia mais assuntos relacionados aqui no Review Auto. Até a próxima!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.