Como Saber Se o Pneu Está Careca? Entenda Tudo Aqui

Se você não tem noção de como saber se o pneu está careca, leia este artigo até o final.

Além de conferir 3 sinais de que as rodas do seu carro estão desgastadas, você também ficará sabendo 4 maneiras de evitar o desgaste rápido demais.

Caso essa não seja uma preocupação para você, saiba que andar com os pneus carecas é problemático em vários sentidos.

Perigos de ignorar pneus desgastados

Primeiramente, pneus carecas em trânsito são proibidos pelo Código de Trânsito Brasileiro, pois seu uso configura-se em inadequação de equipamento obrigatório. Trata-se de uma infração gravíssima.

Assim sendo, se você for pego com esse problema no carro por um fiscal de trânsito, perderá 5 pontos na carteira e ainda poderá pagar uma multa de R$195,23.

A depender do caso, é possível que o seu carro fique retido no local da fiscalização.

Fora essa questão legal, evitar que os pneus fiquem carecas é uma questão de segurança para você, para os passageiros do seu veículo e para os carros que estão na rua junto com o seu.

Por exemplo, em uma tempestade, se as rodas estiverem desgastadas, você corre o risco de o carro derrapar.

É possível ainda que o desgaste leve o pneu a estourar em uma região movimentada, como o centro de São Paulo na hora do rush.

3 sinais de que o seu pneu pode estar careca: faça o teste!

Agora que você sabe dos riscos que corre ignorando esse cuidado importante com o seu carro, confira as dicas para identificar se o pneu está careca ou não!

Sulcos lisos

A primeira orientação relevante diz respeito às condições dos sulcos, ou seja, os canais esculpidos na banda de rodagem dos pneus – aquelas fissuras que ficam na parte do pneu que tem contato com a pista.

Elas precisam de espessura para funcionar bem, permitindo o escoamento da água dos pneus do veículo em dias de chuva.

Se os sulcos estiverem lisos, esse é um forte indicativo do desgaste dos pneus, o que significa que o pneu está careca.

Uma maneira de testar se os sulcos dos pneus do seu carro estão com uma espessura adequada é fazendo o teste da moeda, que funciona da seguinte maneira: pegue uma moeda de R$1 e insira ela nos sulcos de cada uma das rodas.

Se a borda dourada da moeda sumir, a espessura continua boa.

Por outro lado, caso consiga ver a borda dourada ou, ainda, outras partes da moeda, esse é um dos sinais de que está na hora de comprar novos pneus.

Desalinhamento no carro

Quando é possível sentir que o carro está pendendo para um dos lados, sem se equilibrar plenamente, dizemos que ele está desalinhado.

Esse também é um indicativo de desgaste nos pneus, porque eles interferem no mecanismo de suspensão do carro.

Logo, quando os pneus estão desgastados, a suspensão fica prejudicada.

Para identificar que o carro está desalinhado, observe se ele sai de linha reta quando você estiver dirigindo em uma estrada plana. Ou ainda, note se é forçoso manter o carro em linha reta.

Além disso, se estiver dirigindo em linha reta, verifique se os raios do volante ficam de um lado só.

Freio ineficiente

Uma dica final que ajudará você a identificar se os pneus do carro estão carecas ou não: perceba se na hora de dirigir há momentos em que não é possível frear imediatamente o automóvel.

Para frear o carro, é necessário que haja atrito entre os pneus e a pista.

Quando eles estão lisos, demora mais para frear e uma consequência mais grave disso é que o carro pode derrapar.

4 Dicas para evitar que os seus pneus fiquem carecas

Falaremos agora sobre algumas maneiras de prevenir o desgaste dos pneus do seu carro.

Adote o máximo de medidas preventivas possíveis para garantir um bom investimento financeiro na hora de comprar pneus e evitar problemas recorrentes com o seu veículo!

1. Comprar pneus de boa qualidade

Para garantir boas condições de uso dos seus pneus, compre produtos de marcas confiáveis, com uma reputação positiva em termos de durabilidade e custo-benefício.

Um pneu de boa qualidade demora muito a se tornar um pneu careca, o que evita problemas com o seu veículo e adia a hora de trocar os seus pneus.

2. Fazer a revisão do carro regularmente

Outra maneira de garantir boas condições para os pneus do seu carro: respeitar o período ideal de revisão do seu veículo.

Fazer uma manutenção regular é uma das maneiras mais seguras para quem não tem noção de como saber se o pneu está careca, pois a avaliação é feita por um profissional.

Ele indicará quando chegar a hora de trocar os pneus ou outras peças do seu carro.

3. Troque os pneus de acordo com TWI – Tread Wear Indicator

Para garantir que seus pneus não fiquem carecas, o ideal é respeitar o período de troca das peças.

Existe um índice que sugere o momento de fazer a troca de cada produto: o TWI (Tread Wear Indicator).

Todo pneu novo e de qualidade apresenta esse indicador. Trata-se de uma pequena elevação de borracha que fica dentro dos sulcos de cada pneu.

Ele marca 1,6 milímetros de profundidade, que é o nível definido por lei como o mínimo que todo pneu deve marcar para não ser considerado careca.

Se os sulcos passarem dessa marca, está na hora de trocar os pneus.

4. Evite rodar com frequência em ruas e pistas acidentadas

Por fim, para garantir que cada pneu vai demorar para se desgastar, evite rodar com o automóvel em pistas acidentadas. Dê preferência às rotas com caminhos planos.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como saber se o pneu está careca. Além disso, conferiu como evitar o desgaste e garantir a sua segurança no trânsito.

Caso esteja na hora de trocar os pneus e você esteja motivado a encontrar uma marca de pneu de qualidade, confira a seleção de melhores marcas de pneus que fizemos.

Com certeza você vai encontrar o que está procurando!