Como saber se o pneu tem câmara ou não?
Essa é uma dúvida bastante frequente de alguns motoristas. E se você também tem essa curiosidade, nós, do ReviewAuto, contaremos tudo para você neste artigo.
O pneu é uma das peças mais importantes de um veículo, afinal de contas, não haveria qualquer tipo de locomoção sem o equipamento de borracha.
E, assim como qualquer outra peça, os pneus também possuem suas próprias especificidades, que determinam suas principais funções e diferenças de demais modelos.
Mas, afinal, o que é um pneu com câmara e quais são suas particularidades em comparação aos sem câmara?
Neste artigo, nós iremos abordar as principais diferenças entre ambos os modelos e mostrar como você pode distinguir um do outro. Vamos lá?
Como saber se o pneu tem câmara ou não?
Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, identificar se um pneu tem câmara ou não é uma tarefa bem fácil.
Primeiramente, para identificar a presença ou ausência de câmara, basta observar a posição da válvula do pneu.
O posicionamento da válvula do pneu pode lhe dizer muitas coisas a seu respeito, principalmente se o mesmo faz uso, ou não, de uma câmara.
Caso a válvula do pneu esteja mais afundada na roda, portanto, mais “escondida”, significa que seu pneu possui câmara.
Por outro lado, se a sua válvula estiver mais proeminente, ou seja, mais “levantada”, trata-se, então, de um pneu sem câmara.
Alguns até podem achar que os pneus são todos iguais e que essas pequenas particularidades podem não fazer tanta diferença assim.
Mas, acredite: identificar a presença ou não de câmaras em seus pneus pode ajudá-lo na prevenção de diversos acidentes de trânsito.
Pneus com câmara X pneus sem câmara: quais as principais diferenças entre os modelos?
Agora que sabemos que os pneus não são todos iguais e, sim, todas as suas particularidades geram fortes consequências, seja no desempenho ou na segurança do usuário, chegou a hora de sabermos qual é o melhor tipo de pneu: com ou sem câmara.
A princípio, vale lembrar que existem rodas específicas para cada tipo de pneu. Portanto, antes de escolher seu novo jogo de pneus, não esqueça de identificar as rodas do seu veículo.
Dado o nosso recado, vamos à nossa comparação para saber qual o melhor tipo de pneu, com ou sem câmara.
Principais diferenças
A princípio, tentar identificar a olho nu as diferenças entre os pneus com câmaras e os sem câmaras pode ser uma tarefa desafiadora, beirando o impossível.
O motivo disso é que as diferenças entre dois tipos de pneus analisados estão em seu interior, não em sua estética.
Os pneus sem câmara, ou “Tubeless”, possuem um revestimento de borracha especial, na parte interior do material.
O uso da borracha especial ajuda na retenção de ar no interior dos pneus. Contudo, vale ressaltar que deve-se usar os pneus Tubeless apenas em rodas de liga leve.
Os pneus, em conjunto com as rodas, desfrutam de diversas qualidades, como leveza, design arrojado, melhor performance e velocidade e mais resistência.
A resistência dos pneus Tubeless os tornam mais seguros. O motivo disso pode ser explicado em um exemplo prático.
Imagine que você esteja circulando por uma rodovia e, em determinado momento, o pneu passe por cima de um objeto cortante, furando-o.
Os pneus sem câmara de ar possuem uma vedação maior, o que faz com que o ar escape apenas pelo buraco do furo.
Ou seja, o processo de perda será mais lento, fazendo com que o pneu se mantenha estável, por um tempo.
Já os pneus com câmara, também conhecidos como “Tube Type”, costumam ter uma proteção aquém, fazendo com que os danos à superfície do pneu sejam mais recorrentes.
Vale lembrar que, quando um pneu Tube Type é furado, principalmente o dianteiro, tomar o controle do veículo torna-se praticamente impossível, podendo ocasionar graves acidentes.
Os pneus com câmara são utilizados em rodas raiadas, tornando o equipamento ainda mais problemático. Afinal de contas, as rodas raiadas são extremamente complicadas de se manter.
Rodas de liga leve e rodas raiadas: uma questão muito além dos pneus
É fácil percebermos a incrível vantagem que as rodas de liga leve têm sobre as rodas raiadas.
Desde a leveza até o desempenho, todos esses fatores culminam em um conjunto mais competente. Além disso, a utilização de pneus Tubeless só melhora o conjunto, dando mais resistência à peça.
Porém, sabemos que nem tudo é perfeito, e isso também se reflete nas rodas de liga leve.
Motos como a Dafra Riva 150 e a Yamaha YBR 125 Factor são dois bons exemplos que utilizam rodas de liga leve e, consequentemente, são dois bons exemplos de motos cujas rodas amassam com certa “frequência”.
Não entenda errado: as rodas de liga leve não costumam amassar frequentemente, porém, quando amassadas, não há escapatória. O jeito é trocá-las.
Tentar desamassar uma roda de liga leve pode lhe render uma das maiores dores de cabeça de toda a sua vida.
Afinal de contas, o uso do calor intenso e incessantes pancadas podem comprometer rudemente toda a estrutura da roda, inutilizando-a.
Por outro lado, as trocas das rodas ainda valem se compararmos as rodas de liga leve com as rodas raiadas.
A essa altura, você já compreendeu que rodas raiadas e pneus com câmara são extremamente prejudiciais ao desempenho real da sua moto, não é?
O excesso de peso e os constantes danos (que dessa vez ocorrem de verdade) são pontos que comprometem qualquer experiência.
Um exemplo bastante comum de motos que utilizam o sistema de rodas raiadas e pneus Tube Type é a Honda CG 125 Fan.
E, com a mesma facilidade que encontramos um modelo circulando pelas estradas, ouvimos relatos do desempenho aquém e dos diversos problemas presentes na motocicleta, principalmente em suas rodas.
Depois de descobrir como saber se o pneu tem câmara ou não, fica a dúvida: qual é o melhor modelo?
De acordo com o redator e especialista em motos, Roberto Agresti, fica ainda mais fácil observar o quão superior os modelos Tubeless são, em comparação aos pneus Tube Type.
Independente do ponto de vista que usarmos, é nítido o quão superior os modelos sem câmara são.
O ótimo desempenho, o ganho de velocidade e a segurança extra são o suficiente para considerarmos os pneus sem câmara como os vencedores da comparação.
Mas não podemos ser injustos, afinal, os pneus com câmara ainda são os mais comuns presentes nas estradas. Com o cuidado mínimo, é possível manter um pneu com câmara por um tempinho.
Contudo, é inegável que, mesmo com todo o cuidado do mundo, os riscos de furo dos pneus ainda são iminentes. E é justamente por isso que os pneus sem câmara fazem mais sentido.
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.