Farol Alto Acende Mas o Baixo Não: Como Resolver?

O farol alto acende mas o baixo não, e você não sabe como resolver esse problema? Então o Review Auto vai te dar uma mãozinha.

Esse é realmente um problema mais comum do que parece, e felizmente a solução não é tão complicada. Tudo vai depender, é claro, dos fatores que estão levando a essa falha.

Após identificar as causas, aplicar a solução correta é bem rápido, sendo possível fazer tudo através de um profissional da área, ou até mesmo por conta própria, desde que se tenha as habilidades e equipamentos corretos. Confira!

Como os faróis do carro funcionam?

O Que Fazer Com Farol Fraco
Fonte: AutoPapo

Antes de entender o que fazer se o farol alto acende mas o baixo não, vale a pena compreender o próprio funcionamento dos faróis.

Nesse caso, a maioria desses sistemas é realmente bem simples e inclui componentes básicos, como:

  • As lâmpadas;
  • Fiação;
  • Fusível;
  • Relé; e
  • Interruptor.

É claro que há também outras variações, uma vez que veículos mais modernos também possuem sistemas diferentes de luzes.

As de neblina, diurnas e adaptativos são alguns exemplos. De todo modo, a ideia do sistema ainda se mantém.

Ao ligar os faróis, há uma conexão elétrica que sai da bateria, permitida pelo interruptor e iniciada pelo relé.

Já o fusível atua como um ponto de sacrifício, para proteger o sistema caso algo dê errado em algum momento.

O farol alto acende mas o baixo não: por que isso acontece?

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Fonte: InstaCarro

Quando o farol alto acende mas o baixo não, ou vice-versa, ou nenhuma das luzes acende mais, as causas estão ligadas a problemas dentro desse sistema básico.

Como são poucos componentes, não é tão difícil de encontrar o que está gerando o problema.

Lâmpada queimada

Como não poderia ser diferente, uma causa é justamente a lâmpada queimada. Isso acontece quando ela finaliza sua vida útil, ou superaquece por fatores externos.

Vale lembrar que, geralmente, são justamente as lâmpadas do farol baixo que queimam com mais frequência.

Afinal, durante o uso diário, são elas que mais se utiliza, assim como as próprias lâmpadas dos freios, que se ativam frequentemente.

Quando se queimam, geralmente é possível visualizar algum filamento interno rompido, ou até mesmo algum ponto escurecido no local.

Outro indício de que o farol alto acende mas o baixo não porque a lâmpada está queimada, é quando apenas um dos faróis está apresentando esse problema.

Muito raramente os dois faróis do carro queimam a luz baixa ao mesmo momento.

Problemas no fusível, fiação ou relé

Caso a causa do problema não seja na lâmpada, outra opção é justamente alguma falha ou defeito no fusível, fiação ou relé do veículo.

Como mencionado, esses são pontos importantes dentro desse sistema, e se eles não estiverem funcionando corretamente, o farol também não atuará de modo adequado.

Nessas situações, o mais comum é que o problema se apresente nos dois faróis ao mesmo tempo, uma vez que não se trata de um defeito individual em um dos lados, mas sim no sistema de ligação.

Problema no interruptor

Por fim, se o farol alto acende mas o baixo não, outra opção de causa é algum problema no interruptor desse sistema de ligação. Assim, trata-se de uma falha presente no painel do veículo.

Nessas situações, além do problema no farol, é possível perceber uma falha na regulagem dessa troca entre a luz alta e baixa, ficando bem mais fácil de identificar.

Se o farol alto acende mas o baixo não, como resolver o problema?

Bem, se o farol alto acende mas o baixo não, o primeiro passo para solucionar esse problema é justamente buscar identificar o que está causando isso. Após descobrir a causa, encontrar a solução é bem mais simples.

Como observado, os principais responsáveis por isso são a lâmpada queimada, problemas no fusível, fiação ou relé, ou também alguma falha no interruptor do sistema, no painel do veículo.

Trocar a lâmpada queimada

No caso da lâmpada queimada, a solução mais simples, obviamente, é trocar esse componente. Nesse caso, como apenas um dos faróis está queimado, é preciso procurar um modelo que seja igual ao que já está no veículo.

Caso não seja possível, a saída é trocar as lâmpadas dos dois faróis. Afinal, caso sejam do mesmo período, muito provavelmente o outro par também estará no fim da vida útil, e queimará em breve.

Trocar o fusível queimado

A troca do fusível do farol é o procedimento mais simples e também a troca mais fácil de se realizar. Vale lembrar, que a depender do tipo de circuito, é possível que existam um ou mais fusíveis ligados aos faróis do veículo.

Assim, ao encontrar um deles queimado, basta realizar a substituição, que o problema será corretamente resolvido.

Assim como no caso das lâmpadas, é indiscutível a necessidade de buscar um modelo igual ao que já estava na caixa de fusíveis, com a mesma taxa de amperagem.

O que acontece é que, como mencionado, sua função é ser justamente um ponto de sacrifício para o sistema, quando surgir algum problema. Ou seja, se ele queimou é porque algo aconteceu, como algum curto, por exemplo.

A substituição por um novo fusível, com uma taxa de amperagem maior pode levar a problemas bem mais graves do que um farol alto ou baixo queimado.

Trocar o relé danificado ou o interruptor com problema

Caso esteja tudo bem com o fusível e com a lâmpada, o problema deve ser no relé, sendo preciso fazer uma substituição do componente. Geralmente, um relé chacoalhando é um grande indício de que ele não funciona mais.

O mesmo vale para o interruptor que apresenta problema. Ele pode ser a causa para quando o farol alto acende mas o baixo não, e uma troca desse item será uma solução eficiente.

Aliás, o próprio sistema elétrico do veículo também é uma das causas dessa falha. Nesse caso, uma vistoria completa nesse sistema ajudará a corrigir os erros, reparar emendas, etc.

Consertar por conta própria ou levar em uma oficina mecânica?

Como foi possível observar, não são tantas as opções que levam a esse problema. Consequentemente, a busca por uma solução realmente não é tão difícil.

No entanto, duas coisas são fundamentais para solucionar o problema de quando o farol alto acende mas o baixo não: as ferramentas e equipamentos corretos e a compreensão mecânica-elétrica.

Ou seja, pode até parecer fácil, mas sem as habilidades e equipamentos certos, fica bem difícil chegar a uma solução efetiva. A grande questão é justamente a parte da análise, para descobrir as verdadeiras causas de tudo.

A busca por um profissional da área, sem dúvidas, é a mais indicada para a grande maioria dos usuários, salvo para quem já entende um pouco do assunto e tem tudo disponível para o trabalho, como chaves de fenda, multímetro, entre outros.

A escolha por um profissional, nesse caso, é também uma vantagem pela verificação mais profunda do sistema. Ou seja, um mecânico capacitado, além de solucionar o problema, cuidará para que ele não volte a acontecer, uma vez que conseguirá descobrir a raiz de tudo.

Um simples fusível queimado pode atrapalhar o funcionamento do farol, e sua substituição é a solução para fazer tudo voltar ao normal.

Mas, o que queimou o fusível? Sem essa análise, a probabilidade de que ele volte a queimar é significativa.

Ao todo, o tempo de trabalho do profissional deve demorar cerca de 40 minutos a 1 hora, sendo um tempo que vale a pena a espera, e compensa pelo resultado.

Quais são os perigos de dirigir com o farol queimado?

Se o farol alto acende mas o baixo não, é preciso buscar solucionar esse problema de forma rápida, antes de ser autuado pelo órgão fiscalizador.

O inciso XXII do Art. 230 do CTB, Código de Trânsito Brasileiro, diz que conduzir o veículo com defeito em seu sistema de sinalização, iluminação ou com lâmpadas queimadas é uma infração média, cuja penalidade é multa.

Em alguns casos, aliás, pode levar até mesmo à apreensão do veículo. Além disso, o motorista autuado perde 4 pontos em sua carteira.

A possibilidade da autuação, embora seja um ponto negativo, é complementada também pelo perigo de dirigir com os faróis nesse estado. O farol baixo é fundamental para possibilitar a visão dos outros motoristas, que estão no sentido contrário.

Assim, as chances de acabar provocando um acidente com outras pessoas é real, e deve-se evitá-la a todo custo.

Considerações finais

Como foi possível observar, não são tantas as causas possíveis para quando um farol alto acende mas o baixo não. Assim, buscar e aplicar a solução correta para essa falha é consideravelmente fácil.

De todo modo, a busca por um trabalho profissional faz a diferença, uma vez que o mecânico saberá exatamente como proceder com a questão. Sua experiência e expertise no setor facilitarão a descoberta mais fácil também.

Além disso, o tempo de conserto é pequeno, sendo que a maior parte se despende justamente na procura pelas causas, e o conserto em si não demora praticamente nada.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

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Até a próxima vez – e dirija com segurança.