o que é farol de milha?

O Que é Farol de Milha? É Igual Farol de Neblina? Saiba Aqui

Você sabe distinguir o que é farol de milha do que é um farol de neblina? Caso sua resposta seja “não”, pode ficar despreocupado!

Ao final desta leitura, você saberá não só para que servem esses faróis como também entenderá quantos tipos de farol existem e aprenderá se eles fazem parte de todos os carros.

Confira!

Para que servem os faróis dos carros?

Para que servem os faróis dos carros?
Fonte: ComparaOnline

Em primeiro lugar, antes mesmo de explicar o que é um farol de milha ou um farol de neblina, é importante estabelecer qual é a funcionalidade de um farol.

A função primordial dessa ferramenta é ajudar o motorista a enxergar o que está à frente do veículo.

Além disso, os faróis ajudam os motoristas a serem vistos por outros carros que estão na pista e por pessoas também.

Ou seja, os faróis são úteis tanto para os motoristas dirigindo veículos quanto para quem precisa enxergar esses veículos para evitar acidentes.

Agora que você já sabe qual é a função de um farol, é importante que saiba que os faróis têm tipos diferentes, pois servem a propósitos levemente distintos.

Se deseja entender o que são os faróis de milha, confira as informações que selecionamos a seguir!

E então, o que é farol de milha?

o que é farol de milha?
Fonte: InstaCarro

Para responder a essa pergunta, você precisa entender as diferentes categorias de faróis.

Existem duas: os faróis principais e os faróis auxiliares. Por sua vez, os faróis auxiliares se subdividem em faróis de neblina e faróis de milha.

Explicamos para que servem cada um deles logo abaixo!

Tipos de farol

Farol Principal

Os faróis principais são aqueles convencionais que vêm em todos os veículos e permitem com que o motorista possa acionar as luzes do carro.

São elas, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito: luz alta, luz baixa, luz de freio, luz de seta, luz de marcha à ré, luz de neblina e luz de posição.

Essas luzes, juntas, são a principal fonte de iluminação do veículo.

Farol Auxiliar

Por sua vez, os faróis auxiliares são aqueles que têm como objetivo auxiliar os faróis principais. Nem sempre eles estão presentes nos carros, isto é, não são todos os modelos que são comercializados com esse tipo de farol.

Assim sendo, o que os motoristas podem fazer é comprar esses faróis conforme eles sentirem a necessidade.

Farol de milha

Entre os faróis auxiliares estão os faróis de milha, que têm o objetivo de proporcionar ao motorista uma luz forte e bem direcionada.

Esses faróis funcionam como um complemento do farol alto porque auxiliam na iluminação à distância e à frente do veículo.

Assim sendo, o farol de milha é ideal para usar em ruas escuras e mal iluminadas.

Os faróis são instalados no teto de carros e caminhonetes e não devem ser usados com frequência por causa da luz muito intensa. Ela deve ser usada apenas para situações de extrema falta de iluminação.

O motivo para usar essa opção de luz com cautela é uma questão de iluminação pública: não atrapalhar os motoristas vindo na direção contrária.

Farol de neblina: auxílio para os motoristas logo embaixo do para-choque

Por sua vez, os faróis de neblina são faróis auxiliares utilizados em caso de intempéries como nevoeiros, neblinas, chuva, cerração e tempestades.

Eles iluminam a pista de baixo para cima, isto é, sem ofuscar a visão do motorista. Sua função é, basicamente, iluminar espaços com baixa visibilidade.

Por essa razão, as lâmpadas desse tipo de farol são mais fracas, com um foco mais curto.

A luz não é focada, fica mais próxima ao chão e, ao invés de iluminar distâncias maiores, sua função é iluminar o que está mais próximo ao carro e também a lateral da via.

Com isso, o farol ajuda o motorista a dirigir com mais exatidão.

Os faróis de neblina são instalados embaixo do pára-choque do carro e a luz tem uma coloração branca ou amarela.

Farol de milha e de neblina são a mesma coisa?

Bom, você já sabe o que é farol de milha e o que é farol de neblina. A conclusão óbvia é que se tratam de dois tipos de farol que são bem diferentes.

As únicas características que ambos compartilham são o fato de serem faróis – e serem faróis auxiliares.

Quanto às diferenças, em primeiro lugar, há uma distinção na função de cada um.

Enquanto o farol de milha ilumina à distância, para que o motorista veja para onde está indo em um local muito escuro, o farol de neblina ilumina a região mais próxima ao carro para que o motorista se desloque mais devagar, mas com exatidão.

O lugar de instalação de cada farol também difere. Um é instalado no teto do carro e o outro é instalado no para-choque.

Ademais, a intensidade da iluminação é um ponto de divergência. Enquanto um farol tem menos foco e lâmpadas mais fracas, o outro é tão forte que não pode ser um recurso utilizado pelo motorista o tempo todo.

Uma pergunta importante: todos os carros têm todos os tipos de farol?

Farol de milha
Fonte: 2 e 4 rodas

Como já mencionamos, nem o farol de milha e nem o farol de neblina estão em todos os carros quando você os compra, dado que se tratam de faróis auxiliares.

Para adquirir um farol ou os dois, você precisa analisar a necessidade com base na sua experiência de direção.

Por exemplo, se você mora em uma cidade em que chove bastante no verão, é interessante ter no carro um farol que ajude você a dirigir com mais tranquilidade nos dias de chuva.

Considerações finais

Neste artigo, você conferiu um conteúdo completo sobre o que é farol de milha. Contudo, além disso, você aprendeu sobre as funcionalidades dos faróis e sobre as características que fazem com que eles sejam diferentes.

Aqui no Review Auto, temos vários outros conteúdos sobre veículos e peças automotivas que podem te interessar.

Não deixe de continuar navegando pelo nosso blog para conferir análises interessantes que te ajudarão a identificar quando fazer a trocar de óleo, por exemplo.

Até a próxima!