Você conhece as marcas do grupo Fiat?
Apesar de algumas pessoas não saberem, a verdade é que existem diversos grupos automotivos no mercado, que reúnem diversas marcas e fabricantes em uma única empresa.
A Fiat, marca italiana, foi fundada em 1899 por um grupo de investidores, incluindo Giovanni Agnelli, e com o tempo se consolidou como uma gigante na indústria automobilística.
No início do ano de 2021, a Fiat Chrysler Automobiles fez um acordo de fusão com o Grupo PSA Peugeot Citroën, para o compartilhamento de operações, tecnologias e plataformas de propriedades dos dois grupos.
Como resultado, o grupo, que ficou denominado de Stellantis, é composto pelos Grupos FCA e PSA, e está entre as maiores montadoras do mundo!
Mas, afinal, você sabe quais são as marcas que compõem o grupo? Se não, venha conferir!
Marcas do Grupo Fiat: conheça as integrantes do grupo
Principais acionistas e diretoria
Antes de falar sobre as marcas integrantes do grupo, vale mencionar as principais acionistas que o integram.
A maior participação ficou para a Exor, dona da Fiat Chrysler Automóveis, com o percentual de 14,4% das ações. Em seguida, vem a Peugeot, com 7,2%.
Além disso, há uma participação do governo francês, no percentual de 6,2%, bem como a empresa Dongfeng, de origem chinesa, no valor de 5,6%.
Na diretoria, temos John Elkann no cargo de Presidente, Carlos Tavares como CEO e Mike Manley como chefe do Mercado Norte Americano.
Além disso, entre os diretores não executivos, estão: Robert Peugeot; Henri de Castries; Andrea Agnelli; Fiona Clare Cicconi; Nicolas Dufourcq; Ann Frances Godbehere; Wan Ling Martello; Jacques de Saint-Exupéry; e Kevin Scott.
Atualmente, o Grupo Stellantis ocupa o posto de 10ª maior montadora do mundo, conforme o ranking abaixo:
- Tesla
- Toyota
- BYD
- Volkswagen
- Ford
- Mercedes-Benz
- General Motors
- BMW
- Honda
- Stellantis
Além disso, as ações estão sendo negociadas em algumas das principais bolsas de valores do mundo, quais sejam, a Bolsa de Valores de Milão, a Bolsa de Paris e a Bolsa de Nova York, ocupando os lugares que antes pertenciam aos grupos FCA e PSA.
Marcas integrantes do Grupo Chrysler Automobiles – PSA Peugeot Citroën (Stellantis)
Abarth
A Abarth foi uma montadora de carros fundada por Carlo Abarth em 1949, com o principal objetivo de criar carros que fossem pequenos, fáceis de manobrar e potentes.
Com essa proposta, surgiram carros como o “Escorpião”, que tinha como fundamento essencial o alto rendimento e a performance.
Isso ainda se mantém nos carros da marca, que foi comprada pela FCA Heritage e hoje faz parte do conglomerado Stellantis.
Alfa Romeo
A ALFA Romeo, por sua vez, foi criada em 1910, inicialmente apenas como ALFA (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili).
Apenas em 1918, quando a marca foi adquirida por Nicola Romeo, o nome da empresa mudou para ALFA Romeo.
Entre os modelos mais famosos lançados pela ALFA, temos o Spider 2000 Veloce, o Giulia, o Giulietta e o Duetto.
Chrysler Automobiles
A Chrysler Automobiles foi fundada por Walter Chrysler em 1925, nos Estados Unidos.
A fabricante é dona de modelos bastante famosos, como o Chrysler Airflow, Pacifica e o 300C, este último já vendido aqui no Brasil.
Posteriormente, houve a fusão da Chrysler com a Fiat, o que deu origem ao grupo FCA.
Citroën
A Citroën, na verdade, surgiu como uma fábrica de engrenagens, que foram desenvolvidas por André Citroën.
O modelo diferente da engrenagem foi considerado tão inovador à época que seu desenvolvedor patenteou a marca e passou a produzir em larga escala para vender para outros fabricantes.
A Citroën chegou a produzir até armamentos, durante a Primeira Guerra Mundial. Foi apenas em 1919 que houve o lançamento do primeiro veículo, chamado de “Tipo A”.
Diversas compras e vendas depois, a marca hoje faz parte do conglomerado Stellantis, estando entre uma das mais conhecidas do mundo.
Dodge
A Dodge foi fundada pelos irmãos Dodge em 1914, com o nome de Dodge Brothers Motor Vehicle Company.
Entre os modelos mais famosos da marca, temos o Charger, o Viper e o Challenger.
Mas, sem dúvidas, um dos motivos que levou a Dodge a ficar tão famosa foi o motor Red Ram Hemi V8, que garantia carros rápidos e potentes.
DS Automobiles
A DS Automobiles, por sua vez, surgiu a partir da Citroën. Isso porque a empresa lançou o modelo Citroën DS, uma linha de luxo criada em 1955.
Posteriormente, a DS Automobiles se tornou uma marca independente, tendo lançado modelos como o DS 3, o DS 4 e o DS 7 Crossback, todos na proposta de carros de luxo.
Fiat
Maior integrante do grupo, FIAT é a sigla para Fábrica Italiana de Automóveis de Torino.
Criada em 1899, em Lingotto, Turim, a Fiat possui diversos modelos famosos, que vão desde o Nuova 500, um modelo clássico que se tornou símbolo da marca, até modelos mais recentes, como o Fiat Argo e a Toro.
Inclusive, não poderíamos deixar de mencionar que o Fiat 500-e, uma versão atual e inteligente do Nueva 500.
Jeep
Dos carros de guerra aos carros de luxo, a Jeep oferece de tudo um pouco. Inclusive, há quem diga que a marca foi a primeira a criar veículos SUV, com o lançamento do Jeep Willys Wagon, em 1949.
Mas, além de serem veículos SUV, que prezam pelo conforto, a proposta off-road continua bastante presente nos carros da marca.
Alguns dos modelos mais famosos foram o Jeep Renegade, o Grand Cherokee, e o Compass, que fazem sucesso até hoje!
Lancia
A Lancia também é uma fabricante da Itália, fundada em 1906 na cidade de Torino.
A proposta da marca foi criar carros grandes e confortáveis, sempre visando o luxo para os motoristas.
Posteriormente, a Lancia passou a integrar o Grupo Fiat Chrysler Automobiles.
No entanto, havia apenas um único modelo de veículo no mercado, o Ypsilon, quando ocorreu a fusão do Stellantis.
Por isso, acreditou-se que a marca poderia ter seus trabalhos encerrados, mas, até então, o Stellantis ainda a mantém.
Maserati
A Maserati foi mais uma das marcas voltadas para o público esportivo, com carros projetados para marcar presença nas corridas.
A empresa foi lançada em 1914 na Bolonha, tendo sido transferida para Modena.
O modelo mais famoso da Marca foi o Maserati MC12, que teve seu legado continuado com o Maserati MC20.
Opel
A Opel surgiu como uma fábrica de máquinas de costura, em 1862. No entanto, em 1886, Adam Opel passou a produzir bicicletas, e era totalmente contra a produção de automóveis.
Apenas após o falecimento do fundador, em 1901, foi lançado o primeiro carro da Opel, o modelo 10/12 PS. Depois disso, surgiu o Kadett GT/E, que também fez bastante sucesso.
No Brasil, alguns modelos foram compartilhados com a Chevrolet, a exemplo do Corsa, que depois se tornou propriedade do Grupo PSA.
Peugeot
Estando entre as fabricantes de carros mais antigas, a Peugeot foi lançada em 1810! Ou seja, já são mais de 200 anos de história.
No entanto, a fábrica surgiu inicialmente com a fundição de aço, tendo posteriormente mudado o foco para roupas, depois bicicletas, moedores e, por fim, munição.
Apenas em 1890 foi que os carros começaram a ser produzidos pela Peugeot, tendo dado origem a modelos como o 205 Turbo 16, o 106 Rallye e o mais atual Peugeot 3008 Hybrid.
Ram
Talvez você já tenha ouvido falar sobre a Dodge Ram, não é mesmo? A verdade é que a Ram era uma pick-up fabricada pela Dodge.
Apenas em 2009 a Ram passou a ser considerada uma marca independente, focada na produção de caminhonetes como a Fiat Toro e a Fiat Strada.
Vauxhall
Mais uma das fábricas que surgiram com um propósito totalmente diferente, a Vauxhall era, na verdade, uma produtora de bombas e motores marítimos, fundada em 1857.
Apenas em 1903 a empresa passou a produzir veículos, tendo sido adquirida pela General Motors em 1925.
Posteriormente, em 2017, a General Motors vendeu a marca ao Grupo PSA, o que a levou a integrar o atual conglomerado Stellantis.
Free2Move
Apesar de não se tratar de uma fabricante de veículos, a Free2Move é mais uma das marcas integrantes do Grupo Fiat.
Trata-se, em verdade, de um aplicativo de serviços de mobilidade, que permite a comparação de dados como localização, características e custos dos principais meios de transporte em um determinado local.
Além disso, o aplicativo oferece o serviço de compartilhamento de veículos e bicicletas em vários países, tendo como proposta principal a criação de uma mobilidade sustentável.
Como a marca integrava o Grupo PSA, ela foi incorporada ao Stellantis no momento da fusão.
Leasys
Assim como a Free2Move, a Leasys é um serviço de mobilidade urbana criado pela FCA e incorporado ao Grupo Stellantis.
A proposta segue a mesma linha da Free2Move: ao invés de adquirir um veículo, você pode simplesmente usá-lo.
Assim, além de gastar menos, também há uma contribuição para a sustentabilidade, já que as emissões de carbono diminuem consideravelmente.
Atualmente, já é possível encontrar o serviço em lugares como Portugal e Espanha, mas a proposta da marca é a expansão para o restante do mundo.
Considerações finais
E então, gostou desse conteúdo sobre as marcas Fiat? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!