Você sabia que existem carros que não usam correia dentada?
A correia dentada é uma peça essencial para que o motor do veículo realize suas funções de forma plena.
No entanto, por conta de fatores relacionados a sua durabilidade, muitas montadoras estão substituindo a correia pela corrente metálica.
IMAGEM | PRODUTO | |
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Grande Campeão
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Ford Ecosport
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Campeão de Vendas
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Jeep Compass
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Bom Espaço Interno
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Fiat Palio
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Foco na Potência
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Volkswagen Jetta GLi
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Excelente Opção
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Fiat Argo
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Desempenho nas Arrancadas
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Chevrolet Tracker
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Carro Esportivo Barato
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Citroën C4 Cactus
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Como é o funcionamento da correia dentada ou corrente metálica?
Na prática, as duas peças realizam o mesmo tipo de função.
Elas são as responsáveis pela sincronia no movimento das válvulas quando ocorre as subidas e descidas dos pistões. Assim, o objetivo principal é fazer com que esse funcionamento ocorra em sincronia perfeita.
Quando essas peças sofrem algum dano ou quebram, o funcionamento das válvulas é interrompido de forma instantânea. Então, a eliminação dos gases e a admissão do ar e do combustível cessam.
O não funcionamento do comando de válvulas pode fazer com que elas se choquem com os pistões e provoquem danos ao motor do veículo.
É bastante comum que motoristas enfrentem grandes prejuízos por conta de danos com as correias. Muitas vezes as pessoas não realizam a sua manutenção conforme a periodicidade necessária, então, quando ela se rompe, danifica diversas peças do motor do carro.
Por que está acontecendo a substituição da correia dentada pela corrente metálica?
Se as duas peças cumprem o mesmo tipo de função no motor, por qual razão uma está sendo substituída pela outra?
Isso é um sintoma natural do avanço tecnológico, visto que conforme o desenvolvimento das peças se torna mais avançado, mais ocorrem substituições de peças por opções que ofereçam melhor performance.
Neste caso, o que faz a diferença é o fato de a correia dentada precisar de manutenção de forma muito mais corriqueira.
Já a corrente metálica não precisa ser substituída com frequência porque ela já é fabricada de modo a ter uma vida útil mais longa. Portanto, é improvável que ela apresente problemas antes de atingir quilometragens altas.
Carros que não usam correia dentada têm maior custo de manutenção
A manutenção da corrente metálica é bem mais alta. Então, enquanto é possível repor uma peça de correia dentada por R$ 100,00, para realizar a reposição da corrente pode ser necessário desembolsar R$ 1.000,00.
No entanto, como a necessidade de troca da corrente é bem menos recorrente, o custo acaba compensando pela durabilidade.
As razões para a vida útil curta das correias se devem, principalmente, à sua confecção em borracha. Além do uso diário constante, fatores como contato excessivo com poeira também aceleram o desgaste da peça.
Quais motores e veículos usam corrente metálica atualmente?
Diversas montadoras realizaram a substituição da correia dentada pela corrente em seus motores. Algumas ainda utilizam os dois tipos de peça na fabricação dos carros.
O uso ou não da correia ainda pode depender das normas adotadas pelas montadoras em cada região. Contudo, é cada vez mais comum que os automóveis mais modernos tenham motores já adaptados para o uso de corrente.
Isso é válido para diferentes modelos de automóvel fabricados no Brasil, América do Sul e México.
Veja, em seguida, alguns dos carros que não usam correia dentada.
Motor Zetec Rocam – Ford
Este motor da Ford foi lançado nos anos 2000, para suceder o Endura-E. É um modelo desenvolvido especialmente para o Brasil, com duas válvulas por cilindro.
O Zetec Rocam já integrou diferentes veículos da montadora como Escort, Ecosport, Fiesta, Focus e Ka.
De modo geral, os motores Ford atuais utilizam o sistema de corrente de comando.
Motor 1.3 T270 – Stellantis
Este motor 1.3 tipo turbo flex produzido pelo grupo Stellantis utiliza corrente metálica para comandar as válvulas.
Dentre os modelos que possuem esse motor, podemos destacar o Fiat Toro, o Jeep Compass e o Jeep Commander.
Motor 1.3 Firefly – Fiat
O modelo 1.3 flex da montadora italiana Fiat foi criado especialmente para o público brasileiro. Por isso, é fabricado com alumínio e contém duas válvulas por cilindro.
Os carros que o utilizam são o Argo, Cronos, Strada, Palio, Linea, Idea, Punto, Palio e Pulse.
Motor 2.0 350TSI/TFSI – Volkswagen/Audi
Apenas alguns modelos das duas montadoras equipados com motor 2.0 turbo não utilizam mais a correia dentada.
No caso da Volks, somente o Jetta GLI. Já os modelos A3, A4, A5, A6 e Q5 da Audi também oferecem esse tipo de motorização.
Motor 1.8 E.torQEvo – Stellantis
Alguns modelos equipados que possuem o E.torQEvo são o Fiat Argo, Dobló, Cronos e Toro e também o Jeep Renegade.
É um motor que, desde a sua antiga versão, já realizou a troca entre as peças.
Motor 1.4 Ecotec – Chevrolet
Atualmente é usado apenas no Cruze Sport6 e no Cruze Sedan. Antes, equipava também o Tracker.
A Chevrolet é uma das que menos utiliza corrente metálica no Brasil.
Motor 1.6 THP – Stellantis
A Peugeot e a Citröen agora pertencem ao grupo Stellantis. Contudo, poucos veículos estão disponíveis com este propulsor.
No caso da Citroën, apenas o C4 Cactus e na Peugeot, os modelos 2008 e 3008.
Motor 3.0 V6 TDI – Volkswagen
Somente a picape Amarok dispõe desse tipo de motorização no Brasil, do tipo V6 turbodiesel.
Motor 1.0 TGDI – Hyundai
Os carros atuais que apresentam esse motor são o HB20, o Creta e o HB20S.
Motor 1.6 – Nissan
Este modelo 1.6 aspirado da montadora Nissan deixou de utilizar a correia dentada. Ele integra os carros Versa e Kicks.
Motores Toyota e Honda
Todos os motores da Honda utilizam correntes de comando para comandar as válvulas e outras peças do motor. Isso pode ser um motivo para priorizar os carros dessa montadora em relação à durabilidade desse material.
Da mesma forma, a Toyota também é adepta do sistema de corrente de comando.
Assim, nenhum modelo de veículo Toyota utiliza correia dentada, desde os mais compactos como o Etios até a Hillux com motor turbodiesel.
Como perceber se a corrente metálica está com problemas?
Um aspecto positivo em relação ao uso dessa peça é que, diferentemente da correia, ela emite sinais claros quando apresenta problemas.
É importante que os motoristas estejam atentos a barulhos metálicos e ruídos anormais vindos do motor. Caso ouça algo parecido, o proprietário deve procurar uma assistência ou mão de obra mecânica.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!