Kavak

Melhores Sites Para Vender Carro: 9 Ótimas Opções

Foi-se o tempo em que vender seu carro usado ou seminovo era uma questão de encontrar a melhor revenda ou torcer para que encontrassem seu anúncio lá no meio das páginas de classificados. Hoje, entre as maneiras mais rápidas e eficientes – quando não se tem um comprador prévio – são os sites especializados na internet. Por isso, neste artigo vamos apresentar os melhores sites para vender carro.

Há inúmeras opções por aí a poucos cliques. E os sites são de simples uso, boa parte deles gratuitos.

Ou seja, você faz fotos, preenche um cadastro informando ano e modelo e pronto.

Tudo o que o comprador precisa fazer é uma simples busca com suas preferências. A partir daí, a compra estará a poucos passos – e muitas vezes o dinheiro entra na conta já no dia seguinte.

Estes são os melhores sites para vender carro

Elaboramos uma lista com nove plataformas em que é possível comprar e vender carros. Há de todos os tipos, desde as especializadas em veículos até as que oferecem de tudo. Em seguida, você confere cada uma delas.

1. Webmotors

Webmotors
Fonte: Webmotors (Twitter)

A Webmotors é considerada um dos melhores sites para vender carro devido ao seu alcance e ao grande volume de negócios que a plataforma realiza todos os dias.

Sem dúvida, o site é considerado o maior portal de classificados automotivos do Brasil. Por lá, você consegue negociar a partir de qualquer canto, fazendo busca de anúncios por região.

O portal informa reunir mais de 11 milhões de compradores, sendo que as negociações acontecem diretamente entre o vendedor – no caso, você – e quem tem interesse de comprar. Isso se faz através de um chat que a Webmotors disponibiliza.

Além disso, a plataforma é uma das mais buscadas para o processo de compra e venda de automóveis devido às possibilidades de negociação que se apresentam às pessoas físicas.

Sem a necessidade de intermediários, é possível negociar um automóvel por lá inclusive contando com um financiamento do Banco Santander.

Funciona assim: você negocia com um comprador, define um preço e recebe o pagamento do valor da entrada.

A partir daí, você acessa a plataforma do banco, preenche o cadastro de financiamento com algumas informações e, assim que realizar a transferência do veículo, recebe na íntegra todo o valor.

Ou seja, isso garante conforto e segurança para todo mundo, tanto para o vendedor, quanto para o comprador.

Ah, além disso, a Webmotors oferece também a opção de compra e venda de motos – o anúncio de cada modelo ou tipo de veículo é feito de maneira separada.

2. iCarros

iCarros
Fonte: iCarros

A iCarros é outra plataforma de compra e venda de veículos que possibilita o anúncio e a negociação sem a necessidade de intermediários. Você faz a divulgação do seu carro, estabelece o preço e recebe 100% do pagamento.

O portal, que pertence ao grupo Itaú, é um dos maiores da América Latina e recebe todos os meses mais de dez milhões de visitantes. Ou seja, é um dos sites de compra e venda de carros mais promissores.

Para quem vende, o processo é bastante simples e barato.

Você pode fazer anúncios diários ao custo de apenas 1 real, ou pagar um pacote por cerca de 120 reais que deixará seu anúncio ativo até que a venda do automóvel seja efetivada. Esses valores são de 2022.

A pesquisa e a navegação por este site de venda de veículos é muito simples e intuitiva.

O comprador escolhe o modelo, se quer um carro novo ou usado e a forma de pagamento. As ofertas aparecem lado a lado, o que facilita na hora de fazer comparações.

3. Autoline

Autoline
Fonte: Autoline (YouTube)

O Autoline é um site de classificados, de tecnologia mais simples e com menos opções de transação, mas ainda assim uma ótima opção como site de classificados.

A plataforma não cobra pelos anúncios, e, por se tratar de um site da Organização Bradesco, oferece facilidades na hora de fazer o financiamento com o banco.

Devido ao seu alcance, trata-se de um dos melhores sites para vender carro tanto entre pessoas físicas, quanto para revendedores de concessionárias.

O cadastro é feito de forma separada para cada tipo de vendedor – basta você informar os dados no momento do primeiro acesso.

Além de ser um site de classificados para compra e venda de automóveis, o Autoline também produz conteúdo editorial.

O site oferece notícias sobre o segmento automotivo, e é de fácil uso e navegação. Bastante intuitivo, como se espera de sites desse tipo de serviço, agrada tanto a quem compra, quanto a quem vende.

Uma dica que podemos dar a você que está atrás dos melhores sites para vender carro é fazer um cadastro no Autoline independente de você preferir outra plataforma.

Afinal, o fato de o anúncio ser gratuito e ele vir com a credibilidade de um grande banco como suporte, pode significar uma ajudinha interessante para suas vendas.

4. Meu Carro Novo

Meu Carro Novo
Fonte: RK Motors

O Meu Carro Novo tem parceria com a Carflix, e quem quer comprar ou vender em São Paulo tem alguns diferenciais.

É preciso ficar atento porque este site cobra comissão sobre a venda. Na verdade, o serviço vai muito além de um simples site de classificados com fotos e ficha técnica de automóveis. Ele funciona como uma revenda online.

O valor da comissão é de 6% em relação ao preço negociado com o comprador, montante que deve ser transferido para a empresa no momento em que você receber.

Apesar da taxa nem tão baixa, pelos cálculos da plataforma o ganho para quem vende é 20% superior se comparado a quando o carro fica nas concessionárias.

Entre os serviços oferecidos para quem mora em São Paulo está o de leva e traz de veículos.

Funciona assim: quando aparece um interessado, um representante da empresa vai até sua casa buscar o veículo e leva até o possível comprador. Ele mesmo trata da negociação final.

5. InstaCarro

InstaCarro
Fonte: Projeto Draft

O InstaCarro entrou na nossa lista de melhores sites para vender carro devido à comodidade e eficiência, mas a proposta dele é diferente de todas as que apresentamos até aqui.

A plataforma opera em contato direto com mais de 4 mil revendedoras do país inteiro, e é para uma delas que você irá acabar negociando.

Funciona da seguinte forma: você entra no site, informa seus dados e agenda uma visita de vistoria para a sua casa ou trabalho.

A partir disso, um especialista da empresa irá verificar as condições de seu carro, conferir a documentação e fazer fotos.

Estas fotos serão colocadas no site e servirão para possíveis compradores ofereceram lances num leilão de 24 horas.

Finalizado o leilão, o InstaCarro irá apresentar a você o valor da melhor proposta. Caso você aceite, a empresa dará sequência ao negócio e você receberá o pagamento integral, à vista.

Quando tudo estiver certinho, você poderá deixar o carro em uma das lojas da InstaCarro ou negociar a retirada.

Se você não negociar o veículo, não precisará desembolsar nenhum centavo. Caso a venda aconteça, o único valor adicional é o de reconhecimento de firma no momento da troca de documentos.

Ah, e toda a parte burocrática fica a cargo do InstaCarro.

Bom, mas como você deve ter percebido, a empresa não é uma opção para todo mundo.

Há lojas da empresa em São Paulo e Curitiba, mas opções de negócio também para a Grande São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e Joinville.

6. Kavak

Kavak
Fonte: Gazeta do Povo

Este é mais um daqueles sites de vendas de carros que se limitam à cidade de São Paulo, uma vez que será necessário levar o veículo até uma loja da Kavak para finalizar o negócio.

Antes disso, porém, tudo é feito online ou com um especialista indo até a sua casa ou empresa.

Para negociar a venda de veículos na Kavak, você faz um cadastro, informa alguns dados – como ano, modelo, versão e cor do carro – e tem uma avaliação instantânea, em no máximo dois minutos.

Essa avaliação é amparada em um sistema que analisa uma série de informações sobre o mercado de automóveis no Brasil.

A partir disso, então, se os valores forem do seu agrado, você agenda uma visita de vistoria. Nessa, nossos especialistas irão avaliar cerca de 240 itens do carro e dar um parecer.

A Kavak só negocia carros fabricados a partir de 2010 e que tenham rodado menos de 90 mil quilômetros – e não mais do que 20 mil por ano.

Por fim, se a negociação avançar, você poderá receber o valor no ato, em até 30 dias ou oferecer o veículo em consignação. Essa última é a mais vantajosa em termos financeiros para você.

7. Creditas Auto

Creditas Auto
Fonte: Gazeta do Povo

A Creditas Auto surgiu após a financeira adquirir a Volanty no ano passado. A Volanty já era um dos melhores sites para vender carro no Brasil pela internet, e com a operação ganhou ainda mais segurança.

Para negociar por lá, você precisa preencher um formulário em que irá registrar informações sobre o seu automóvel. A partir daí, irá agendar uma vistoria em algum ponto de inspeção da empresa ou mesmo em sua casa.

Segundo a Creditas Auto, a empresa paga 100% do valor da tabela Fipe ou mesmo oferece um preço acima da média do que possa apontar uma pesquisa de mercado.

Assim como outras empresas que compõem a nossa lista, ela tem como pequena desvantagem o fato de não estar presente em muitos locais.

É fácil de encontra em São Paulo, inclusive no interior, e no Rio. A rede, contudo, está em expansão.

8. OLX

OLX
Fonte: OLX

A OLX se apresenta como o maior site de classificados do Brasil, e muito provavelmente você já parou nesse site pelo menos uma vez na vida. Afinal, por lá você encontra de tudo, de aluguel de imóveis a venda de fraldas.

Pois o grande chamariz da OLX é justamente esse. Se por um lado não se trata de um site especializado em vendas automotivas, por outro se trata  do site de classificados mais popular do Brasil.

É fácil pensar que alguém que esteja procurando um carro usado faça alguma busca por lá.

Assim, a principal vantagem é que você pode anunciar seu carro pelo preço que quiser e da forma que quiser. Por possibilitar busca por modelo, região e faixa de preço, a chance de aparecer comprador é bastante grande.

9. Mercado Livre

Mercado Livre
Fonte: TecMundo

O Mercado Livre é um dos sites de compra e venda de produtos mais tradicional do Brasil.

Sua proposta é bastante semelhante à da OLX, mas a diferença é que o site não é um grande classificado, mas sim um grande varejista.

Assim, há toda uma estrutura pronta para ajudar você na negociação, inclusive a possibilidade de o comprador fazer uma reserva prévia do veículo.

Dicas: o que observar ao fazer anúncios nas plataformas de internet

Agora que você já conhece os melhores sites para vender carro, vamos dar algumas dicas do que fazer na hora de negociar em sites de internet.

Comece pesquisando no Reclame Aqui se o site escolhido é confiável e, em seguida, analise os pontos abaixo.

Confira o valor de mercado

Esse ponto é muito importante.

Por mais que você considere que seu carro esteja em ótimas condições principalmente em comparação a modelos com a mesma idade e quilometragem, dificilmente você conseguirá vendê-lo se estabelecer um preço muito acima do praticado pelo mercado.

Leve em conta a negociação

Este ponto está ligado diretamente ao anterior. Alguns sites especializados justamente na compra e venda de veículo têm avaliadores próprios e/sou se baseiam em pesquisa de mercado ou tabela Fipe.

Contudo, caso você ofereça seus carros em sites de classificados, como a OLX, quem definirá o preço é você.

Vale a pena, nesses casos, colocar um valor um pouco acima do que você pretende receber. Afinal, é a velha história: o comprador sempre vai querer barganhar.

Faça uma perícia

Leve a um mecânico de confiança e faça uma perícia completa do seu carro. Verifique as condições de componentes e tudo o que deve ser levado em conta na hora de fechar o negócio.

Assim, ao ter uma perícia documentada, você consegue comprovar a real situação do veículo e até mesmo evitar dor de cabeça futura.

Deixe seu automóvel bem apresentável

Quem ama carros gosta deles sempre limpos, cheirosos e pronto para uso sem nenhum tipo de sobressalto.

Por isso, você não tem outra opção: deixe o carro que colocou à venda sempre limpo e em condições de uso.

Enfim, se um possível comprador aparecer, a boa impressão poderá ser o que faltava para o negócio ser concluído.