Se você já passou por esse problema, sabe do que estamos falando. Você está dirigindo calmamente, e de repente o seu carro morre e não pega por vários minutos. Se o seu motor quente não liga até esfriar, esse artigo é para você.
Quando um motor quente não liga, existem vários problemas que podem estar associados a esse sintoma.
Pode haver um problema com o seu sistema de ignição, o seu motor de arranque ou o regulador de pressão.
Nós fizemos este artigo com todas as informações e detalhes que você precisa para entender tudo sobre esse problema e encontrar a melhor forma de resolvê-lo.
Então, bora entender por que um motor quente não liga antes de esfriar!
O que pode ser quando o carro morre e o motor quente não liga até esfriar?
Se depois de quente o motor do seu carro não pega, pode ser que ele esteja enfrentando problemas com o motor de arranque, o carburador, o regulador de pressão, os bicos injetores e até parafusos frouxos.
Quando você passa por isso com o seu carro, a melhor forma de fazer um diagnóstico é checar um a um os sistemas relacionados à partida, para eliminar possibilidades até sobrar somente a raiz do problema.
Verifique o sistema de ignição
Se o seu carro não pega depois que esquenta, a primeira coisa que deve ser feita é uma checagem completa de todo o sistema da ignição do carro.
Isso precisa ser verificado primeiro porque é o defeito mais comum que causa esse problema, e assim você economiza tempo e esforço na hora da manutenção.
Os componentes do sistema de ignição são: motor de partida, bicos injetores, sensor de temperatura, central de injeção eletrônica e, dependendo do ano de fabricação do seu veículo, o carburador.
Um mau funcionamento em qualquer uma dessas peças pode ser a razão por que o seu motor não pega depois de quente.
Motor não liga até esfriar
Esse defeito é causado por um mau assentamento de válvulas, ou então por válvulas com defeito.
Para fazer esse conserto é necessário desmontar o motor para fazer uma substituição da junta, o que fará um assentamento correto das válvulas.
É válido comentar que esse reparo é um processo complicado que deve ser executado por um profissional capacitado, e pode custar um pouco mais para ser realizado.
Portanto, se o problema do seu veículo for esse, é bom preparar o bolso!
Cheque se o escapamento está funcionando corretamente
Um sistema de escapamento que não funciona como deveria também pode dificultar a partida de um motor quente.
Nesse caso, uma válvula de escape estragada ou um mau assentamento de válvula podem ser a causa do defeito.
A razão ainda pode estar no sensor de oxigênio, que envia uma mensagem para a central de injeção eletrônica, informando a proporção de ar e combustível que o veículo precisa, de acordo com a razão entre álcool e gasolina.
Fumaça perto do motor pode ser um indicativo de que existem parafusos frouxos que devem ser apertados para que o sistema de escapamento volte a apresentar seu desempenho adequado.
Motor com problema de compressão
Pode ser que depois de esquentar o motor do seu carro encontre alguma dificuldade para trabalhar corretamente, ou seja, ele não gira o motor.
Uma compressão muito alta no motor depois de quente acontece por um defeito no cabeçote, que deve ser verificado: ele pode estar com a “junta queimada”, rachaduras, vazamentos ou estar com os parafusos soltos.
Os selos do cabeçote também podem apresentar vazamentos, e devem ser sempre verificados, e substituídos se necessário, para manter o motor em suas condições ideais de funcionamento.
Motor funciona mal depois que esquenta
Se depois que o motor esquenta, a performance do seu veículo cai, apresentando engasgos ou falta de força, é preciso verificar as velas e o ponto de ignição.
Um carro com o ponto de ignição desligado ou velas de ignição desgastadas apresentará problemas depois que uma certa temperatura é atingida.
Uma troca das velas pode fazer esse defeito do motor quente desaparecer.
Combustível de baixa qualidade
Um combustível adulterado pode reduzir a performance e até danificar o motor de um carro. Nesse caso, trocar o posto onde você abastece pode eliminar os problemas.
Uma boa inspeção nas velas denuncia se você está usando um combustível de má qualidade.
Se as velas apresentarem qualquer sinal de dano, estiverem torcidas, queimadas ou molhadas, um bom profissional saberá dizer se o combustível usado tem uma mistura rica que possibilite ao carro funcionar corretamente.
O que fazer para resolver o problema?
Melhor do que ter que resolver o problema é poder evitá-lo.
Para evitar que esse ou qualquer outro erro danifique seu carro, é importante fazer sempre manutenções preventivas. Não deixe de fazer uma revisão completa periodicamente.
Você não precisa esperar os problemas aparecerem.
Dessa forma você garante que uma peça desgastada seja percebida cedo, assegurando que os problemas sempre sejam resolvidos a tempo e que o seu carro continue funcionando bem.
Assim você evita a dor de cabeça de ser deixado na mão pelo seu carro quando você mais precisa dele.
Mas a gente sabe que nem sempre dá para evitar que o problema aconteça, não é?
Se depois de quente, o seu motor não pega até esfriar, não pense duas vezes antes de levá-lo ao mecânico.
Escolher um profissional competente e compromissado é crucial na hora de cuidar do seu carro: alguns reparos são um trabalho delicado e complicado, que se executado incorretamente, podem não resolver e até piorar o problema do seu automóvel.
É caro realizar esses reparos?
Algumas vezes uma medida simples como substituir as velas ou trocar de combustível pode ser a solução, e nesse caso não será preciso despender quantias muito altas.
Em outras situações, o problema pode não ser tão simples: pode ser preciso desmontar o motor ou fazer a troca de uma peça, e nesse caso os valores variam conforme a marca, o modelo e o ano de fabricação do veículo, assim como o lugar onde o trabalho é realizado também pode influenciar no custo da peça.
Esse defeito oferece algum perigo ao motorista?
Praticamente qualquer defeito que atinja os sistemas de um veículo é um perigo em potencial. Se a sua máquina para de funcionar no meio de uma autoestrada movimentada, a chance de provocar um acidente é grande.
Mas geralmente o problema se resume a esperar alguns minutos antes de dar a partida. Isso não é exatamente perigoso (a não ser que você esteja parado numa rua escura e deserta), mas certamente é um inconveniente do qual você ficará satisfeito em se livrar.
O maior perigo, entretanto, é injetar combustível demais na câmara de combustão. Uma vez que a queima de combustível não acontece, pode ocorrer um calço hidráulico – e aí você precisa ir ao mecânico para resolver.
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Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!