como escolher uma boa oficina mecânica

Como Escolher Uma Boa Oficina Mecânica? Explicamos Tudo

Está em dúvida sobre como escolher uma boa oficina mecânica?

Essa tarefa deve ser realizada com atenção e cuidado para que o local escolhido seja profissional e comprometido em entregar um serviço de qualidade para seu carro.

Afinal, não é um serviço barato e você não quer ter que refazer o serviço posteriormente.

Por isso, neste artigo você vai ver algumas dicas de como fazer para escolher com mais segurança uma boa oficina mecânica para que seu carro fique nas mãos de profissionais competentes.

Veja logo abaixo!

Como escolher uma boa oficina mecânica?

Como escolher uma boa oficina mecânica?
Fonte: Gazeta do Povo

Nem sempre você já tem um mecânico de confiança para contar com a mão de obra.

Pode ser o caso, também, de você já ter alguém, mas precisar encontrar outro local por indisponibilidade de atendimento ou por você estar em uma região diferente da habitual.

Para isso, existem algumas questões que você pode observar para conseguir descobrir, antes de contratar o serviço, se a oficina é boa ou não.

Claro que nada vai garantir que o serviço seja satisfatório, porém as chances de ter algum problema irão diminuir consideravelmente.

1. Procure indicações

Uma das principais dicas para saber como escolher uma boa oficina mecânica é procurar por indicações.

Nesse sentido, conversar com amigos, familiares ou vizinhos que já levaram algum veículo em determinada oficina, é sempre uma boa ideia.

Tendo esse cuidado de pedir por indicações, você vai conseguir descobrir como foram as experiências das pessoas no lugar que você está cogitando.

Além disso, pode obter indicação de outras oficinas que você nem conhecia ou cogitava.

Com uma boa indicação, a segurança de contratar o serviço se torna muito mais elevada. Ademais, caso a experiência relatada seja negativa, você já estará avisado e não correrá o risco de também ter problemas com seu veículo na oficina em questão.

Outra possibilidade ainda dentro dessa mesma dica é para o caso de você não conhecer ninguém que possa dar indicações.

Atualmente, com a grande quantidade de informações que existem online, você pode pesquisar por indicações na internet e verificar as recomendações que o local possui em sites especializados.

2. Pesquise o local

Esta dica complementa a anterior, pois aqui você vai fazer uma pesquisa sobre as principais opções que você tem na região em que está.

A pesquisa pode ser feita na internet, inclusive a partir do CNPJ do local.

Com o nome da oficina é possível buscar o CNPJ e verificar se o estabelecimento é regular e se tem autorização de funcionamento, ou então se é informal.

Nos casos de ser informal, pode ser um aviso de que o serviço pode ser um risco, já que profissionalismo é importante.

3. Verifique o tipo do atendimento

Além das dicas anteriores sobre como escolher uma boa oficina mecânica, verificar o tipo de atendimento que a oficina fornece também é uma boa ideia.

Você pode visitar o local e observar a forma como os funcionários atendem você. Nesse caso, você deve almejar uma boa experiência de atendimento.

Caso você seja mal atendido, como no caso de o profissional não prestar muitas informações, sugerimos não arriscar.

Ademais, indicamos também observar a estrutura do lugar. Afinal, um ambiente adequado indica seriedade e profissionalismo por parte da oficina.

Nesse sentido, aquele conceito de que uma oficina, por trabalhar com serviço pesado, graxas e peças sujas, pode estar sempre suja, é algo equivocado.

O ambiente deve ser limpo, com higiene e organização. Afinal, seu carro vai ser consertado ali – bagunça e sujeira não passam uma impressão positiva.

4. Confira a documentação

A parte de documentação e certificações também é essencial. Uma oficina deve ter alvará de funcionamento expedido pela prefeitura.

Ou seja, sem esse documento em dia, ela não pode funcionar.

Além disso, fornecer nota fiscal conforme o Código de Defesa do Consumidor é importante, bem como ter autorização do corpo de bombeiros para funcionar com qualidade e segurança.

Esses detalhes parecem pequenos, mas fazem toda diferença.

Sendo assim, não é problema nenhum pedir para olhar esse documento e conferir o conteúdo e as datas. Além disso, existem outros documentos que podem até não ser obrigatórios, mas indicam a qualidade do local.

Um deles é o certificado IQA, do Instituto de Qualidade Automotiva.

O IQA funciona como uma indicação de qualidade, pois a certificação é feita pela Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, e tem validação do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Sendo assim, uma oficina que dispõe desse tipo de certificação vai deixar você muito mais tranquilo para confiar seu veículo aos profissionais do local.

5. Verifique a qualidade dos equipamentos e peças

Por fim, outra questão que deve ser analisada para saber como escolher uma boa oficina mecânica é a qualidade das peças e equipamentos.

Antes de contratar os serviços, verifique se os equipamentos do local estão em bom aspecto, se o serviço necessário no carro pode ser feito com os equipamentos disponíveis, entre outros tópicos.

Para tanto, não tenha vergonha ou constrangimento em perguntar ao mecânico sobre os métodos, equipamentos, procedência de peças e aspectos relacionados ao reparo do veículo.

Conclusão

Tendo os cuidados mencionados nesse artigo, você vai conseguir encontrar uma oficina de maior qualidade para verificar o problema que o carro está apresentando.

Isso é essencial para que o carro saia da oficina pronta para circular, sem problemas secundários e sem necessidade de retornos por falta de qualidade na realização do primeiro serviço.

Além disso, ao sinal de alerta em algumas das etapas de verificação, é melhor recuar e tentar encontrar outro local.

Isso porque um trabalho de mecânico feito de forma errada ou defeituosa pode significar grande prejuízo a você, além de representar sérias consequências para o carro, bem como falhas de segurança que, no trânsito, podem ser fatais.

Às vezes é melhor esperar até encontrar um local que você julgue ser de confiança e com boa mão de obra, do que acabar tendo que arcar com custos maiores e outros problemas depois.

Sendo assim, nunca é demais ter precaução e calma no momento de encontrar a oficina ideal para cuidar do seu veículo.

Seguindo as dicas e cuidados que você viu até aqui, vai conseguir saber como escolher uma boa oficina mecânica e não cair em situações delicadas que podem causar inúmeros prejuízos.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado! Compartilhe com seus amigos nas redes sociais e até a próxima!