Amortecedor Recondicionado Vale a Pena? Explicamos Tudo Aqui

Se você chegou até aqui, provavelmente é porque está se perguntando se amortecedor recondicionado vale a pena, não é mesmo?

Apesar de ser uma opção bem mais em conta se comparada ao preço do produto novo, é preciso avaliar uma série de fatores antes de responder a essa pergunta.

Afinal, existem algumas situações em que “o barato sai caro”!

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a maioria das pistas do nosso país está repleta de buracos e irregularidades, o que faz com que o desgaste desse componente se torne ainda mais rápido, além de ser um resultado natural do uso.

Por isso, se você está precisando fazer a substituição do amortecedor do seu veículo e pensou na possibilidade de utilizar um recondicionado, venha conferir este post.

Aqui, nós vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema.

O que é e qual a função de um amortecedor?

Qual a função de um amortecedor?
Fonte: Blog da Autêntica Web

Talvez você não saiba exatamente como funciona um amortecedor, mas certamente sabe que a função principal dele é absorver impactos sofridos pelo veículo.

Desta forma, além de aumentar a vida útil de outras peças do veículo, que não estarão recebendo impactos constantemente, os amortecedores ainda contribuem para o conforto dos passageiros.

Além disso, o amortecedor tem um papel fundamental na estabilidade do veículo, o que impacta diretamente na segurança do motorista e dos passageiros.

Existem dois tipos principais de amortecedores, quais sejam: amortecedor hidráulico e a gás.

Sempre utilize o tipo indicado pelos fabricantes no manual do seu veículo, pois isso irá garantir o bom desempenho de todo o sistema de suspensão.

Como saber se o amortecedor precisa de manutenção?

Antes de mais nada, você deve saber que, mesmo não apresentando nenhum problema no funcionamento, você deve realizar manutenção preventiva nos amortecedores do seu carro.

Essa revisão deve ser feita, em média, a cada 10 mil quilômetros rodados, o que costuma coincidir com a troca de óleo. Então, você pode se organizar para fazer tudo na mesma oportunidade.

Com as revisões periódicas, é possível aumentar a durabilidade do componente, evitando maiores prejuízos.

Mesmo assim, os amortecedores são peças que sofrem um desgaste natural com o uso, especialmente por conta dos buracos presentes nas ruas e rodovias brasileiras.

Por esse motivo, é necessário fazer a substituição dos amortecedores em média a cada 50 mil km rodados.

No entanto, se o desgaste do seu veículo for maior, como é o caso de quem roda muito por grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, pode ser necessário trocar o amortecedor antes.

Se isso acontecer, seu carro começará a apresentar alguns sinais de que o amortecedor precisa de substituição.

Nesses casos, você precisará procurar uma oficina especializada para fazer o serviço. São eles:

1 – Falta de pressão

Normalmente, a falta de pressão no sistema de suspensão faz com que a carroceria perca a estabilidade ao passar por trechos mais irregulares.

Por isso, esse é um dos indícios mais fáceis de identificar.

2 – Ruídos

Outro sinal de que o seu amortecedor pode estar precisando de reparo é a emissão de ruídos nas rodas, ao passar por buracos ou quebra-molas.

No entanto, apesar de ouvir o barulho, muitos motoristas têm dificuldade de identificar de onde está vindo o barulho, por isso é importante levar o carro a uma oficina.

3 – Vazamento de óleo hidráulico

O óleo hidráulico é um fluido que fica no interior dos amortecedores, garantindo a lubrificação dos componentes para que eles possam se movimentar sem muitos atritos.

No entanto, quando há um desgaste no amortecedor, esse fluido pode acabar vazando, o que irá prejudicar o funcionamento do componente.

Então, se você identificar que há um vazamento, não deixe de investigar!

4 – Travamento da haste

Se você não perceber o vazamento a tempo, é possível que todo o óleo do componente seja eliminado do amortecedor.

Como consequência, a haste não conseguirá deslizar para cima ou para baixo, ficando totalmente travada.

Desta forma, o amortecedor perde a capacidade de absorção de impactos, e certamente o motorista e os passageiros sentirão essas pancadas dentro do veículo.

Assim como no primeiro caso, esse é um dos indícios de que os amortecedores precisam de reparos mais fáceis de perceber. Afinal, você estará sentindo na pele os impactos!

O que são amortecedores recondicionados?

Amortecedores recondicionados
Fonte: Center Peças Fabbri

Agora que você já sabe que o amortecedor é uma peça que precisa ser trocada periodicamente, venha entender o que são amortecedores recondicionados e por que eles são produtos com preços mais baixos.

O amortecedor recondicionado, basicamente, é um amortecedor que já chegou até o seu limite de uso.

Por esse motivo, o proprietário do veículo fez a troca do componente e o descartou.

Em seguida, a peça é submetida a um processo de restauração, a fim de que possa voltar a ser utilizada no mesmo ou em outros veículos.

Como não se trata de um produto novo, é possível encontrar um amortecedor recondicionado com o valor bem mais barato do que o preço de mercado.

Esse valor se torna ainda mais atrativo para os motoristas que utilizam o veículo com mais intensidade, como taxistas e fazendeiros, pois ocorre um desgaste mais rápido do amortecedor.

Existem riscos de usar um amortecedor recondicionado?

Se você está pensando em adquirir um amortecedor que passou pelo processo de recondicionamento, é preciso saber que ele nunca terá a mesma qualidade e durabilidade que um produto novo.

Mas não é só isso: além de não oferecer a mesma qualidade, o amortecedor recondicionado ainda oferece alguns problemas para o seu veículo. Confira os principais deles:

1 – Vibrações e ruídos na suspensão

Sabe quando você acabou de fazer um reparo, mas continua com o mesmo problema? Pois bem, adquirir um amortecedor recondicionado pode ser exatamente isso!

Você vai até a oficina porque o seu carro está com ruídos e vibrações na suspensão, faz a troca da peça e o problema continua.

Esse é um dos principais riscos de se adquirir uma peça recondicionada, pois você pode acabar precisando gastar duas vezes.

2 – Comprometimento da estabilidade

Além disso, como vimos anteriormente, o amortecedor é uma das peças mais importantes para a estabilidade e a segurança do veículo em curvas e pistas mais irregulares.

Isso significa que, se você recorrer a um produto com a qualidade inferior, pode estar colocando em cheque a sua segurança e das pessoas que estão com você.

Afinal, você pode acabar perdendo o controle do veículo com mais facilidade.

3 – Falta de conforto para os passageiros

Além de tudo, a carroceria do carro tende a “chacoalhar” mais, especialmente em trechos mais acidentados.

Isso resulta na perda do conforto para os passageiros e, é claro, para o motorista.

4 – Desgaste de peças do veículo

Um amortecedor recondicionado não vai durar o mesmo tempo que um amortecedor novo, o que significa que o prazo entre as revisões e trocas irá diminuir consideravelmente.

Mas não é só isso: um amortecedor ruim tende a prejudicar outras peças do automóvel, como os pneus, as molas, os coxins, os pivôs e a barra estabilizadora.

Em síntese, você acaba comprometendo o desempenho de todo o sistema de suspensão do seu veículo, o que vai resultar em um prejuízo ainda maior a longo prazo.

Dicas para adquirir amortecedores recondicionados

Apesar de todos os problemas que listamos acima, é claro que é melhor utilizar um amortecedor recondicionado do que manter um amortecedor que não funciona mais.

Afinal, o processo de recondicionamento recupera algumas das propriedades do amortecedor, então você não estará totalmente desprotegido.

Então, se você não tiver outra opção senão utilizar o amortecedor recondicionado, a principal dica para adquirir essa peça com segurança é procurar uma empresa reconhecida no mercado.

Entre os principais requisitos para que o processo de recondicionamento seja seguro, temos a aplicação de óleo hidráulico, o revestimento da haste por uma camada de cromo e um processo de retífica adequado.

Além disso, não deixe de fazer manutenção com mais frequência, pelo menos uma vez a cada 5.000 km rodados, a fim de acompanhar a situação da peça.

Se necessário, entre em contato com um engenheiro mecânico, para que ele possa auxiliar na escolha da melhor peça para o seu caso.

Por fim, faça uma pesquisa de mercado, para ter uma noção dos preços que são normalmente cobrados. Se o valor estiver muito inferior, desconfie!

E então, amortecedor recondicionado vale a pena?

Amortecedores recondicionados
Fonte: Casas Bahia

No geral, o uso de amortecedores recondicionados traz mais desvantagens do que vantagens.

Isso porque, apesar do preço mais em conta, existem diversos danos que esses amortecedores podem causar ao seu carro no longo prazo.

Desta forma, a sua despesa com a manutenção das peças pode se tornar ainda mais alta, sem falar na falta de segurança no seu veículo.

Por isso, a escolha mais responsável é optar por amortecedores novos, sempre que os seus apresentarem sinais de que precisam ser trocados.

No entanto, se você não tiver condições de arcar com a diferença de preço entre os amortecedores novos e recondicionados, o amortecedor recondicionado vale a pena.

Mas não se esqueça que essa é uma decisão que precisa ser tomada com bastante atenção e cuidado, pois os amortecedores são um dos componentes mais importantes para a vida útil dos veículos em geral.

E então, gostou desse conteúdo do Review Auto? Conseguiu decidir se, para você, o amortecedor recondicionado vale a pena?

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