Ventoinha do Radiador Não Liga: Veja o Que Pode Ser

Está procurando saber o motivo da ventoinha do radiador do seu carro não estar funcionando? Então, veio ao lugar certo! Nesse artigo vamos investigar e mostrar a você por que a ventoinha do radiador não liga!

A ventoinha do radiador executa uma função importante para o funcionamento do seu carro, pois ela diminui a temperatura do radiador e impede que ele superaqueça.

Caso você esteja enfrentando problemas com a ventoinha do radiador, é necessária uma atenção especial imediata, caso contrário, isso poderá causar graves danos ao seu carro.

Veja, a seguir, os motivos que podem fazer a ventoinha do radiador do seu carro não ligar.

Dica: Se você está com o problema, recomendamos procurar um profissional de qualidade. Fizemos uma matéria falando sobre como escolher uma boa oficina mecânica.

A ventoinha do radiador não liga! O que pode ser?

A ventoinha do radiador não liga
Fonte: Review Auto

Existem diversos problemas comuns com a ventoinha do radiador e, caso seu automóvel tenha algum deles, o rápido concerto é fundamental para que ela não deixe de ligar ou funcione sem necessidade.

Agora vamos descobrir quais são os defeitos mais comuns que podem resultar na ventoinha do radiador não ligar ou ter problemas. Confira!

Fusível

Quando algo elétrico não liga ou não está funcionando corretamente, a primeira providência a ser tomada é a verificação dos fusíveis.

Caso você não saiba localizar onde estão os fusíveis, consulte o manual do seu veículo e verifique onde se encontra aquele que é responsável pelo controle do resfriamento.

Depois de localizado, observe atentamente e veja se o fusível está em perfeitas condições. Se por acaso identificar alguma avaria, realize a substituição imediata.

Fios da Ventoinha

Se o motor está aquecendo, mas mesmo assim a ventoinha do radiador não liga, examine os fios.

A primeira coisa a se fazer é desconectá-los. Você identificará dois fios de alimentação, um positivo e outro negativo.

Esses fios devem oferecer uma corrente contínua de 12 Volts.

Utilize um voltímetro para verificar se existe corrente no local e, caso não exista, é necessária a verificação do relé e dos fios da ventoinha para ver se a troca desses componentes é necessária.

Se você identificar voltagem desde o relé até a ventoinha, o problema é que a ventoinha está com defeito e precisa ser substituída.

Caso precise substituir a ventoinha, assegure-se de que o substituto é o modelo certo para o seu automóvel.

Sensor de Temperatura

O sensor de temperatura é responsável por determinar quando a ventoinha do radiador deve ligar, lendo a temperatura do sistema de arrefecimento.

Caso esse sensor não esteja funcionando devidamente, a ventoinha não será ligada ou não funcionará direto, pois o sensor não saberá distinguir se a temperatura está quente o suficiente para que as ventoinhas sejam acionadas, o que pode resultar no superaquecimento.

O sensor normalmente fica na tampa do termostato do veículo e, para verificá-lo, desconecte seus fios e toque-os juntos.

Caso esse procedimento inicie o ventilador, o sensor está com defeito e terá que ser trocado.

Confira, no manual de serviços do seu carro, para ter certeza onde o sensor de temperatura está localizado no seu veículo.

Afinal, você não quer mexer nos fios errados, não é mesmo?

Por falar em temperatura, você também pode acabar enfrentando outro tipo de problema, desta vez com o ar condicionado. Então, leia aqui sobre por que o ar condicionado não gela.

Nível de Líquido do Arrefecimento

O motor dos carros já aquece bastante por conta própria, e o líquido do arrefecimento é responsável por controlar a sua temperatura.

A ausência desse líquido pode dar a impressão que a ventoinha do radiador não está funcionando direito.

Portanto, verifique o nível do líquido de arrefecimento regularmente, e não apenas quando perceber que a temperatura do motor está acima do normal.

Observe se o líquido está próximo do nível máximo, o que evita o superaquecimento.

Problemas na Ventoinha do Radiador

Dentro da embreagem do ventilador existem molas que podem se desgastar ou corroer com o tempo de uso.

Se todo o resto parecer estar em ordem, a embreagem do ventilador pode ser o motivo mais provável da falha da ventoinha do radiador.

Pode estar ocorrendo um problema de carga passando diretamente para a ventoinha e a ligando.

Essa situação pode ocorrer devido a um problema nos componentes eletrônicos da ventoinha, ligando-a de forma incorreta. Por isso, é bom recomendar os sistemas adjacentes.

Dica

Em automóveis mais modernos, é comum não ouvirmos a ventoinha do radiador ligada e, dessa forma, pode dar a impressão de que a ventoinha do radiador não liga quando o motor aquece.

Além disso, o superaquecimento do motor pode ter outras origens que vão além do não funcionamento da ventoinha.

Em todo caso, a melhor maneira de se certificar que a ventoinha está funcionando ou não é tirar suas dúvidas quando visitar uma oficina para realizar a manutenção do seu carro.

O que faz a ventoinha ligar?

A ventoinha do radiador contém um pequeno motor elétrico que é acionado depois que o sinal do termostato é enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo).

Ao atingir uma temperatura alta, a ventoinha é acionada e o resfriamento do motor inicia.

Isso é importante, por exemplo, para que o automóvel não superaqueça quando estiver parado no trânsito ou após ser desligado.

Conclusão

Assim que você identificar uma dessas causas citadas que podem fazer com que a ventoinha do radiador do seu carro não ligue ou não esteja funcionando da forma correta, procure uma assistência especializada ou o mecânico de sua confiança imediatamente.

Assim, você diminui os riscos desse problema ter consequências ainda mais graves para o seu veículo.

Um motor superaquecido pode ser resultado de problemas na ventoinha e a junta pode se queimar, o que é um dano dos mais caros para se corrigir.

Porém, se resultar no empenamento do cabeçote, uma retífica no motor será necessária, o que pode sair bem caro!

O pior cenário que pode acontecer é o carro continuar sendo utilizado mesmo com o motor fervendo.

Nesse caso, o motor pode fundir e até mesmo a retífica pode ser insuficiente, sendo necessário providenciar outro conjunto para colocar no automóvel.

Gostou das dicas e informações desse artigo?

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Até a próxima!