loader image

O que é Renach? Para Que Serve? Saiba Tudo Aqui

Muitas pessoas têm dúvidas e desejam saber o que é Renach.

Pensando nisso, o Review Auto resolveu elaborar um texto para que você fique ainda mais ligado sobre a explicação desse termo, além de saber a sua real importância e como saber o seu número.

Você também pode gostar: Como saber se eu tomei multa?

O que significa Renach?

Renach é a sigla utilizada para identificar Registro Nacional de Condutores Habilitados, Registro Nacional de Carteiras de Habilitação ou, ainda, Registro Nacional de Carteira de Habilitação.

Ao contrário do que muitos estão pensando, não se trata de um documento.

Ele é um número emitido pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).

Basicamente, se trata de um registro em um banco de dados e que possui informações de um motorista, tais como:

  • Informações gerais sobre a CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
  • Resultado dos exames em que o candidato deve ser submetido para poder tirar a sua habilitação;
  • Penalidades e multas que tenha obtido em seu histórico de CNH;
  • Licenciamento.

Então, sobre o que significa o Renach, ele é referente ao documento entregue quando o indivíduo inicia o seu processo para tirar ou realizar a renovação de sua CNH, sendo necessário fazer a apresentação do exame médico e realizar a avaliação psicológica.

Como localizar o número do Renach?

É muito simples localizar o número do Renach. Ele fica na parte de trás da CNH, ao lado da sua assinatura, abaixo da data de emissão.

O Renach obedece o seguinte formato: SP123456789, sendo que “SP”, nesse exemplo, é a sigla do estado de São Paulo. Aqui, então, sempre será a sigla da sua unidade federativa.

O Renach também pode ser encontrado na sua PPD (Permissão Para Dirigir).

Dúvidas sobre a perda de CNH e Renach

Outra dúvida que é muito frequente em relação ao Renach é quando ocorre a perda da sua CNH. Boa parte dos motoristas acredita que eles precisam tirar uma nova via, com um novo número do Renach.

Mas quanto a isso, você pode ficar tranquilo! Cada condutor possui um registro Renach que é único e vitalício. Assim, no caso de perda de CNH, no momento que for tirar a segunda via de sua carteira de habilitação, irá constar o mesmo número.

Para que serve o Renach?

A razão da existência de um registro com informações sobre os condutores habilitados acaba facilitando o trabalho de todos os órgãos que trabalham com o sistema de trânsito no país.

O Renach reúne uma série de informações sobre o motorista, como se ele possui multas em seu histórico, as penalidades que foram aplicadas a ele, quando irá vencer a sua habilitação, seu endereço e se houve mudanças em seu domicílio, além de todos os exames que foram realizados durante o processo de habilitação.

Várias dessas questões têm uma ligação direta com o Detran, que é o órgão de trânsito encarregado pelas leis de trânsito estabelecidas em cada estado.

O Detran é responsável por realizar a suspensão e cassação da CNH. Também é o Detran que um condutor procura quando ele precisa informar a atualização de seu endereço em seu registro de motorista. Não manter as informações atualizadas em um registro estadual nunca é uma boa ideia.

Como são 27 sistemas diferentes que tomam conta das informações de milhares de condutores habilitados no Brasil, fica sempre mais prático realizar a centralização das informações a partir de um Sistema Único, assim como acontece em alguns programas que são parte do Governo Federal.

Exames médicos

Para poder concluir o processo de habilitação, o candidato terá de ser aprovado em alguns exames que estão determinados em lei pelo Artigo 147. Os exames vão ser registrados, após que seja feita a conclusão.

Sendo assim, todo candidato à habilitação deverá se submeter a alguns exames que são realizados pelos órgãos de trânsito, que vão desde os exames de aptidão física e mental até a prova por escrito, com todos os resultados sendo registrados no Renach.

Penalidades

O motorista que tira a sua CNH deve continuar atento ao fato de que não é porque ele concluiu com maestria o processo da Auto Escola, que ele não estará sujeito a penalidades em vias públicas.

A penalização ocorre através de multas, que podem ocasionar tanto na cassação de sua habilitação como em uma suspensão do direito de dirigir.

Essas penalidades apenas ocorrem após sair o resultado do seu direito à ampla defesa. Se porventura os recursos forem negados, de acordo com o artigo 290, a penalidade deverá ser registrada no sistema do Renach.

Ainda falando sobre penalidades, é interessante ficar atento ao fato de que o órgão autuador, além de fazer o abastecimento do Renach, se vale das informações que constam nele.

Como fazer a consulta do Renach online?

O motorista ainda não tem acesso integral ao Renach, isso é fato. Porém, algumas informações de seu registro podem ser conferidas online.

A consulta pode ser feita a partir do site do Detran de seu estado. Como cada Detran tem um site próprio, é normal que ocorram mudanças do sistema de um para outro.

Em alguns sites você pode inserir o código que é específico para o Renach e assim obter os resultados, ainda que a maioria dos órgãos estaduais solicite o número de sua CNH para que se possa conferir os resultados.

Essa consulta permite verificar a situação do seu processo de habilitação ou de sua CNH.

Como tirar a segunda via do Renach?

Conforme informamos ao longo desse conteúdo, o Renach não se trata de um documento obtido pelo motorista, como a sua CNH.

Porém, quando uma pessoa se inscreve no Detran para dar início ao processo de sua carteira de habilitação, recebe um papel que serve para identificar a criação do seu registro, o que comprova a sua emissão no sistema.

É este documento que é solicitado ao candidato quando ele vai realizar o exame médico, além da avaliação psicológica e a inscrição na autoescola. Então, se for solicitado o Renach ao longo de estas etapas, caso não esteja com este documento em mãos, o processo não irá avançar.

Porém, o que irá acontecer no caso de eu perder a Renach? Nesses casos, você deverá solicitar a segunda via do documento.

Qual é a relação do Renach com o licenciamento de um veículo?

As informações sobre o licenciamento constam no registro do veículo, não no registro do condutor.

Agora, se o proprietário tiver uma multa por não estar com o seu veículo devidamente licenciado, de acordo com o que está previsto no Artigo 230 da CTB, essa informação vai passar a constar no Renach.

Ressaltamos que a infração apenas poderá ser constatada depois de realizar a consulta do registro do veículo, onde ficam todos os detalhes sobre a situação legal do mesmo.

Informações extras

A CNH é um documento importante. Ela é a carteira nacional de trânsito, válida em todo o Brasil, mas também essencial para quem quer obter a permissão internacional para dirigir (PID).

Só é possível conseguir a PID se você já tiver a CHN. Aliás, a PID é o documento necessário para que um brasileiro possa dirigir no exterior, mais especificamente nos nos países signatários da Convenção de Viena.

Busque sempre manter os seus registros atualizados, sendo que o Denatran conta com um sistema de comunicação que é distinto de outros órgãos.

De acordo com o artigo 7º do Código de Trânsito Brasileiro, o Sistema Nacional de Trânsito é composto pelos seguintes órgãos e entidades: o Conselho Nacional de Trânsito, órgãos e entidades executivos de trânsito da União, dos Estados, os municípios que integram o Distrito Federal que não podem ser alteradas por nenhum órgão de trânsito, o que de certa forma garante ter mais segurança para todos os condutores.

Considerações finais

Qual é, afinal das contas, a real importância do número do Renach? Ele só terá de ser utilizado caso você precise acessar algum serviço que esteja disponível no site do Detran de seu estado.

Porém, na grande parte dos casos, o código exigido para o acesso é apenas o seu número de registro da CNH.

Isso significa que, geralmente, o número do Renach serve mais para os servidores de órgãos de trânsito do que propriamente para o condutor.

Esse artigo foi útil? Ajudou a saber mais sobre as funcionalidades do Renach? Então, confira mais conteúdos relacionados aqui no Review Auto.