código de segurança da CNH

Código de Segurança da CNH: Onde Fica? Veja Aqui

Se você quer saber onde fica e para que serve o código de segurança da CNH, fique conosco para saber absolutamente tudo sobre o assunto!

Assim como qualquer documento importante, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) possui aquele famoso código de segurança, que ajuda na identificação e autenticação do documento em questão. Mas onde exatamente fica essa informação?

Bem, assim como a grande maioria dos documentos, a famosa carteira de motorista também vem ganhando ares modernos. Você pode, hoje, utilizar o documento diretamente do app no seu celular.

Obviamente, a modernização facilita, e muito, na hora da organização e comodidade. Afinal de contas, é muito mais fácil saber da localização dos seus documentos quando os mesmos estão no seu celular.

Contudo, toda novidade vem acompanhada de uma série de novos desafios, como a compreensão do uso do app e, principalmente, a identificação de pontos importantes do documento.

Como é o caso do próprio código de segurança, por exemplo.

Pensando nisso, nós do ReviewAuto decidimos ajudar você a saber absolutamente tudo sobre o código. Portanto, sem mais demora, vamos ao nosso artigo.

Onde Fica o Código da CNH?

Onde Fica o Código da CNH?
Fonte: Canaltech

Assim como os cartões de crédito que nos acompanham no dia a dia, os códigos de segurança também se fazem presentes nas CNH.

Por isso, identificá-los é super importante. Porém, uma pergunta bastante recorrente é: onde fica o código de segurança da CNH?

Se você, assim como a grande maioria dos motoristas, tem essa dúvida, saiba que localizar os números de segurança da carteira não é uma tarefa tão difícil assim.

Na verdade, é uma tarefa bastante simples, e agora, nós vamos lhe mostrar como localizá-lo.

Vamos lá?

QR Code

Nas carteiras tradicionais, impressas, o código de segurança está presente no QR Code, localizado na parte interna do documento.

Para localizá-lo, é necessário que você retire o documento do plástico. Fazendo isso, abra-o para localizar a criptografia.

Já na Carteira Digital de Trânsito, o QR Code está localizado bem na frente do documento, tornando a experiência ainda mais simples.

No verso

Além da criptografia, também é possível localizar o número de segurança da CNH no verso do documento.

Na parte de trás da carteira, a numeração se encontra à direita, logo abaixo da “data de emissão”. A numeração está logo acima da UF do DETRAN, que indica o estado em que a carteira foi emitida.

Para Que Serve o Código de Segurança da CNH?

Descobrir a real utilidade do código de segurança da CNH é tão importante quanto descobrir onde a numeração está localizada.

Impresso nos documentos desde 2017, o QR Code, responsável pelo código de segurança da CNH, ajuda no controle contra fraudes e falsificações do documento.

Ou seja, a numeração da CNH ajuda na autenticidade e legitimidade do documento em questão.

Além disso, o QR code também ajuda os motoristas a utilizarem a CNH digital, através do APP Carteira Digital de Trânsito, ou CDT.

A respeito da digitalização, o Departamento Nacional de Trânsito, o DENATRAN, informou que todos os dados criptografados contidos no QR Code, são avaliados através de um aplicativo móvel, o qual é integrado ao RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Vale lembrar também que, através do aplicativo, você estará apto a analisar todos os pontos importantes de sua carteira de motorista, como os pontos tomados, multas e se a mesma também se encontra regularizada pelo CDT.

Ter o total acesso à sua CNH com a palma da sua mão se tornou muito mais prático com o uso do app no seu celular.

Como Validar sua Carteira Digital?

Agora que você já descobriu os inúmeros benefícios que o CDT pode lhe proporcionar, chegou a hora de saber como, de fato, validar sua CNH digital.

Para validar o documento é necessário que você esteja seguindo alguns requisitos, como:

  • Possuir uma CNH emitida a partir de 2017, acompanhada de um QR Code na parte interna do documento;
  • Estar com sua CNH dentro do período de validade. Caso o documento já tenha expirado, será necessário atualizá-lo;
  • Manter, exatamente, as mesmas informações presentes na CNH impressa, como sobrenome e profissão.

Caso você não se enquadre nas exigências acima, será necessário emitir uma segunda via da sua carteira de habilitação, ou pedir uma renovação do seu documento.

Porém, caso você não possua nenhuma pendência que o impeça de realizar o cadastro, para seguir para a próxima etapa você deverá entrar no site do DENATRAN e realizar o seu cadastramento.

Logo em seguida, será gerado um código para que você possa logar no app CDT. Dentro do aplicativo mobile, siga as instruções abaixo:

  1. Em primeiro lugar, realize seu cadastro no app da Carteira Digital de Trânsito;
  2. Em seguida, você receberá um E-mail informando para você ativar seu cadastro;
  3. Depois de ativado o cadastro, clique em “Adicionar Documentos”;
  4. Agora, você deverá realizar a “Prova de Vida”. Para isso, você deverá realizar alguns movimentos na frente do seu celular para evitar possíveis fraudes;
  5. Sendo validado, por último, informe o seu número de celular.

Realizado o procedimento acima, você estará apto a utilizar a sua carteira digital. Agora, basta aproveitar toda a comodidade oferecida pelo app.

Ainda é Necessário Utilizar a CNH Física

De acordo com a Lei 14071/20, que faz alterações ao Código de Trânsito Brasileiro, o documento poderá ser dispensado, se, no momento da fiscalização, o motorista puder apresentar o documento digital, mostrando que, de fato, o motorista está habilitado.

Portanto, para resumir, só dispense a carteira física caso possua a alternativa digital.

Ah, e mais uma coisa: certifique-se de estar conectado à Internet. Você não tem ideia o quão prejudicial pode ser, para você, passar por um contratempo desse tipo.