Saber o que fazer na revisão de 20.000 km é de fundamental importância para deixar o carro em dia.
Afinal, as revisões preventivas têm um papel de destaque quando o assunto é a conservação do veículo, evitando o surgimento de problemas maiores.
Geralmente, o indicado é realizar esse procedimento a cada 10 mil km rodados. Mas, você sabe exatamente o que fazer na revisão de 20.000 km? Acompanhe o artigo e descubra!
O Que Fazer na Revisão de 20.000 km?
A primeira revisão do carro acontece quando ele atinge a marca de 10 mil km rodados, e é a mais básica de todas.
Não à toa, muitos compradores, quando buscam um modelo semi-novo, têm como meta um carro com menos de 10 mil km.
A segunda revisão, nesse caso, acontece aos 20 mil km rodados, e já é um pouco mais profunda, digamos assim, apesar de ainda não ser tão intensa quanto outras posteriores.
O olhar, de uma forma geral, volta-se para a saúde do veículo, bem como também para a sua conservação.
Por isso, elementos como a pintura passam por uma vistoria e ganham novas camadas de proteção.
Fazer o processo de cristalização automotiva do carro
Também chamado de espelhamento, a cristalização automotiva é uma técnica recente para os cuidados com a pintura do veículo.
Ela se difere do polimento e do enceramento por ter como meta principal a diminuição de danos pequenos existentes na pintura da carroceria.
Ou seja, ela busca melhorar de forma significativa o aspecto externo do carro, realçando bastante o brilho e a cor da tinta.
Outro benefício importante é que ele ajuda o verniz original do carro a durar bem mais, o que é bem interessante.
Em síntese, o procedimento cria realmente uma camada de proteção, dando um aspecto de novo ao carro, ajudando a mantê-lo dessa forma.
Substituir as velas de ignição
Em muitos modelos de carros, um dos pontos que integra a lista com o que fazer na revisão de 20.000 km é justamente a substituição das velas de ignição.
Nesse caso, esses componentes passam por uma vistoria, buscando avaliar seu funcionamento e adequação.
As velas têm um papel fundamental no veículo, que vai muito além de dar ignição em si.
Quando não estão operando de forma adequada, causam uma redução no próprio desempenho do motor, além de um consumo maior de combustível. Por isso, esse é um reparo que não pode ficar de fora dessa revisão.
Alinhar e balancear o carro
Sendo praxe nas revisões, e uma das principais recomendações durante as vistorias, alinhar e balancear o carro é realmente fundamental.
O que acontece é que o uso frequente do veículo acaba desregulando o seu balanceamento e também desalinhando-o.
Com isso, o carro começa a desgastar os pneus de maneira desregulada e apresentar dificuldades no comando, afetando o controle da direção.
Trocar o óleo do motor e os filtros
Outros itens frequentes nas revisões são a troca do óleo do motor, bem como também a substituição dos filtros, como o de ar, combustível e óleo.
Dentro do motor, o óleo tem o papel de permitir uma movimentação segura das peças, sem que elas se fundam pelo calor excessivo. Quando o óleo está velho, as peças passam a perder bastante de suas propriedades, devido ao acúmulo de resíduos e mais.
Já os filtros, como é possível entender, tem a função de impedir a passagem de impurezas. E por isso precisam estar sempre em boas condições de limpeza.
Substituir os fluidos de freio
Outro ponto que entra na lista com o que fazer na revisão de 20.000 km é substituir os fluídos de freio.
Isso acontece porque, com essa quilometragem, o líquido começa a oxidar o sistema de frenagem internamente.
Caso não haja a substituição, nesse caso, as peças se danificaram, causando prejuízos bem maiores, além de danos à segurança.
Outros itens que podem ser verificados
Na revisão de 20.000 km, também podem ser verificados os seguintes itens:
- Filtro de ar;
- para brisa;
- fluído de freio;
- freio de mão;
- comandos elétricos;
- filtro de combustível;
- filtro de óleo;
- alinhamento e balanceamento.
Essa lista pode variar de acordo com o estado de conservação do veículo.
Quanto custa a revisão de 20.000 km?
Geralmente, quem possui um carro com uma quilometragem de 20 mil, opta por fazer a revisão na concessionária.
Afinal, geralmente há muitos descontos nessas primeiras revisões do veículo e também questões ligadas à garantia.
O valor cobrado, no entanto, é bastante variado, com cada marca e modelo tendo sua tabela própria baseada no que está nessa vistoria, e no normalmente é preciso observar quando o carro chega aos 20 mil km rodados.
A Hyundai, por exemplo, cobra em suas concessionárias R$ 615,67 pela revisão do HB20 com essa quilometragem.
Já a Ford, em sua tabela fixa para o Ford KA, conta com valores de R$ 715,00 pela revisão de 20 mil km.
Vale a pena comprar um carro com 20 mil km rodados?
Como mencionado, quando se fala em veículos seminovos, a busca mais frequente é pelos modelos que estão abaixo dos 10 mil km rodados.
Afinal, nesse período, o carro nem mesmo fez alguma revisão preventiva, e está como se estivesse saído da fábrica (com os desgastes do uso, é claro).
Teoricamente, essa é sim uma estratégia que vale a pena seguir, para quem está em busca de um modelo bem mais novo.
No entanto, isso não significa que veículos com outras quilometragens não sejam também boas opções.
O vale, no final das contas, é o zelo que o proprietário teve, e também as próprias estradas pelo qual o carro circulou.
Afinal, 20 mil km rodados na estrada não são a mesma coisa da mesma quilometragem percorrida, majoritariamente, em centros urbanos.
Dentro das cidades, as condições gerais das ruas e as manobras realizadas, acabam danificando bem mais o veículo.
Ou seja, é sim possível encontrar alternativas de carros que já estejam bem rodados, mas ainda em ótimo estado.
Outra vantagem clara, obviamente, é que o próprio valor de mercado de um carro com 20 mil km é mais baixo.
Por isso, vale sim a pena comprar um veículo com essa quilometragem, principalmente se ele tiver passado pelas revisões preventivas.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.
Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.