O que fazer na revisão de 40.000 km? Essa é uma pergunta comum entre os proprietários de veículos, e que realmente é muito importante pesquisar.
Afinal, ao sair da loja e chegar nas mãos do dono, o carro deve passar por vistorias periódicas, como nos 10 mil, 20 mil km rodados e assim por diante.
Conforme essa rodagem vai aumentando, surgem novos elementos para observar, uma vez que os sistemas ficam mais desgastados.
No caso dos 40 mil km rodados, por exemplo, trata-se de um momento importante, quando o carro já precisa de uma análise mais detalhada de algumas peças.
Neste artigo, o Review Auto vai te mostrar com detalhes o que fazer na revisão de 40.000 km e muito mais. Confira!
O Que Fazer na Revisão de 40.000 km?
O desgaste do veículo depende bastante das próprias condições das vias por onde ele transita.
Não à toa, carros que se locomovem mais pelos centros urbanos costumam apresentar um estado bem pior que um mesmo modelo que viaje mais pelas estradas.
Um ponto importante, nesse caso, é que quando o veículo chega aos seus 40 mil km rodados, o ideal é que ele tenha passado por, no mínimo, outras duas revisões anteriores.
Caso isso tenha acontecido, essa manutenção preventiva será bem mais simples.
Por outro lado, caso as revisões anteriores tenham sido negligenciadas, o carro terá que passar por uma avaliação mais completa, observando também os itens ligados às vistorias passadas.
Outro ponto importante a se considerar é que o processo de revisão leva em consideração também o próprio modelo e também a marca do carro.
Ou seja, uma boa observação do manual faz toda a diferença. Dentro de um contexto geral, porém, os 40 mil km rodados indicam a necessidade de observar os pontos que apresentamos em seguida.
Verificar o nível do óleo da caixa de câmbio
O primeiro item na lista de o que fazer na revisão de 40.000 km é justamente verificar o nível do óleo da caixa de câmbio.
Nesse caso, vale lembrar que os proprietários de carros com câmbio manual geralmente não precisam se preocupar muito com isso, apenas quem possui um modelo automático.
Afinal, as transmissões manuais necessitam somente de vistorias básicas, para verificar se não há nenhum vazamento. Caso contrário, não há nada a revisar.
Um modelo automático, por outro lado, precisa de uma leve manutenção, de acordo com o próprio manual da marca.
A troca, de todo modo, não acontece durante essa revisão, a não ser que seja preciso. É o momento realmente de apenas avaliar a situação.
Vistoriar o sistema de freio das rodas traseiras
Outro item que também entra na revisão dos 40 mil km rodados são os tambores e as lonas do freio presentes nas rodas traseiras do carro.
O objetivo, nesse caso, é observar se tudo está operando da forma correta, e se não há um desgaste maior do que deveria.
Como trata-se de um sistema bastante utilizado, esse desgaste é rapidamente sentido pelo condutor, uma vez que o veículo passa a levar mais tempo para parar, quando o freio é acionado.
Alguns ruídos também são sinais de que há algo errado com a frenagem do veículo. A revisão, nesse caso, vai observar esses possíveis problemas.
Realizar a manutenção do PVC
Para quem não sabe, o PVC é um sistema de ventilação ligado ao cárter do motor do veículo e conta com um papel fundamental no seu desempenho.
Suas funções básicas são a de preservar o óleo de lubrificação do motor, evitar o surgimento de uma pressão excessiva dentro do cárter e também fazer um controle dos gases que surgem nesse sistema.
Assim, quando a mangueira ou então a válvula do PVC entope, o veículo opera com falhas na marcha lenta, além de apresentar vazamentos.
Por isso, a vistoria desse sistema é um dos principais pontos dentro dessa lista com o que fazer na revisão de 40.000 km do carro. Essa marca, aliás, é justamente o período ideal para a observação do item.
Troca do óleo do motor
Presente em praticamente todas as revisões do carro, a troca do óleo do motor é realmente uma ação periódica, mas fundamental para o seu funcionamento.
O óleo tem a função de lubrificar e também proteger as peças móveis que compõem o motor.
Como há um atrito frequente entre as partes internas, uma atuação sem o óleo acaba levando a uma fusão entre as peças, devido ao superaquecimento.
Troca dos filtros do carro
Um veículo tem geralmente o filtro de ar, de combustível e também do óleo. E a troca desses componentes é mais um item dentro dessa revisão de 40 mil km rodados.
O objetivo dessas peças, obviamente, é filtrar as impurezas presentes em seus respectivos elementos, seja da gasolina, do óleo ou do ar que chega ao motor.
Verificar os amortecedores do carro
A vistoria neste momento é para verificar se o amortecedor não conta com algum vazamento de óleo, o que irá interferir no seu desempenho.
Outro ponto observado é se os amortecedores realmente estão fazendo a ação de forma correta.
Falhas nesse sistema levarão a problemas maiores no futuro, bem como um desgaste irregular em relação aos pneus.
Como é possível inferir, em casos de veículos que rodam bastante dentro das cidades, os amortecedores terão bem mais chances de apresentar algum problema com essa quilometragem.
Quanto custa a revisão dos 40 mil quilômetros?
Além de saber o que fazer na revisão de 40.000 km, é interessante saber também o valor cobrado por esse serviço.
Nesse caso, há aqui um campo com diversas variantes, que levam em consideração o local onde a revisão acontecerá (concessionária ou mecânico), marca do carro, modelo do carro, entre outros.
Além disso, a própria quantidade de itens que passa pela vistoria também impacta diretamente, uma vez que aspetos como o fluído de freio, câmara de combustão, filtro de combustível, filtro de óleo, pastilhas de freio, ar condicionado, freio de mão, velas de ignição também podem entrar no pacote.
Para exemplificar, por exemplo, a Ford cobra R$ 898,00 pela revisão de 40 mil km do Ford KA.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
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Até mais!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.