O que fazer na revisão de 70.000 km? Essa é uma dúvida muito comum entre os proprietários de veículos.
Nesse artigo, você irá conhecer exatamente o que essa revisão pede e quais componentes é preciso avaliar quando o carro atinge essa quilometragem.
Vale lembrar que, quando o assunto é revisão veicular, o primeiro ponto a se considerar é se todas as análises estão sendo feitas corretamente.
Isso porque os veículos seguem um cronograma de vistorias, para verificar se tudo está funcionando perfeitamente.
Negligenciar uma dessas revisões acaba gerando um acúmulo de itens para observar na posterior.
Por isso, a dica é sempre se manter atento aos prazos, e fazer esse processo preventivo, que é fundamental para uma vida útil maior do carro.
Quanto aos 70 mil km rodados, por exemplo, esse é um marco importante de quilometragem. Na hora de fazer a revisão, veja o que é mais importante!
O Que Fazer na Revisão de 70.000 km?
As revisões preventivas do carro seguem um fluxo bem direcionado e organizado, variando de montadora para montadora e de modelo para modelo, é claro.
A importância dessas análises, que acontece a cada 10 mil km rodados, é justamente avaliar a situação e desempenho geral do veículo.
Assim, é possível realizar trocas básicas, de óleos e filtros, e identificar pequenos problemas, que poderão tornar-se uma dor de cabeça muito maior no futuro. Mas, o que fazer na revisão de 70.000 km?
Apesar de indicar uma quilometragem mais avançada, essa não é uma das vistorias mais completas inicialmente, a não ser que algum problema seja detectado.
O que acontece é que, nesse período, o veículo (caso o proprietário não tenha negligenciado) já deve ter feito outras 6 revisões anteriores, ou ao menos as mais recentes, de 50 mil km e 60 mil km.
Ou seja, ao chegar nessa 7ª revisão, o veículo chega em um estágio inicial das análises.
Por isso, a vistoria realizada quando o carro atinge os 70 mil km rodados é praticamente igual a primeira revisão, de 10 mil km.
O carro irá passar pela bateria de exames, buscando identificar algum problema mecânico, e uma consequente substituição das peças avariadas, caso seja preciso.
Alinhamento e balanceamento
O alinhamento e balanceamento são uma das principais coisas a se fazer na revisão de 70.000 km.
O objetivo, nesse caso, é regular as posições dos pneus, suspensão e direção, a fim de trazer estabilidade para o veículo.
Quando desbalanceado, o carro começa a desgastar de modo irregular seus pneus, gerando a necessidade de uma troca bem antes do tempo.
Além disso, o motor acaba forçando bem mais para conseguir realizar suas funções, diminuindo sua “vida útil”, e causando problemas na suspensão e na direção.
O próprio consumo de gasolina também aumenta de forma considerável, gerando prejuízos também a curto prazo.
No caso do alinhamento, a meta é estabilizar o veículo, para que ele atenda os comandos corretos de direção, sem puxar para nenhum dos lados.
No fim das contas, sem um alinhamento e balanceamento correto, a própria segurança do motorista e passageiros é comprometida.
Substituição dos filtros
Outro item que entra na lista com o que fazer na revisão de 70.000 km é a substituição dos filtros do carro.
Afinal, esses são itens de grande relevância para o funcionamento geral do mesmo, evitando que impurezas cheguem a pontos específicos do carro, como o propulsor.
Aqui, entram o filtro de combustível, filtro de ar, e o de óleo, que possuem uma vida útil realmente mais baixa, e são componentes presentes em todas as revisões.
Rodízio dos pneus
Essa é uma técnica realmente muito eficiente quando o assunto é levar uma maior durabilidade para os pneus do carro.
E a revisão dos 70 mil km é justamente o momento perfeito para fazer esse revezamento entre as rodas.
O rodízio ajuda ainda o veículo a equilibrar de forma mais adequada o seu peso, dando também mais qualidade à frenagem das rodas.
Basta procurar por uma mão de obra especializada ou seguir até uma concessionária para realizar o procedimento.
Manutenção dos freios
A revisão de 40 mil km já marca uma manutenção mais profunda nesses itens, mas quando chega aos 70 mil, também é um momento de observar as condições do sistema de frenagem.
Vale a pena dar uma conferida e fazer uma vistoria do desgaste das pastilhas, fluido de freio, lona, freio de mão e sapata para saber se tudo está em dia.
Regulagem dos faróis
A regulagem dos faróis também faz parte da lista com o que fazer na revisão de 70.000 km.
Nessa marca, é preciso analisar a eficiência e qualidade do sistema de iluminação, garantindo mais segurança nas viagens noturnas.
Além disso, estar com esse sistema em dia é uma das exigências do código de trânsito.
Troca de óleo do motor
Por fim, outra parte da revisão é a troca de óleo do motor, que acontece novamente quando o veículo marca os 70 mil km rodados.
O óleo serve para lubrificar as peças internas, enquanto o motor realiza suas rotações em alta velocidade.
Sem ele, aliás, seria impossível o funcionamento do carro por muito tempo, uma vez que isso levaria ao seu superaquecimento e consequente fusão das peças internas.
Quanto custa a revisão de 70.000 km do carro?
Agora que já descobrimos o que fazer na revisão de 70.000 km, é importante descobrir também quanto custa essa análise.
Esse quesito, porém, conta realmente com muitas variáveis, que tornam a indicação de um valor exato impossível.
Concessionárias e uma oficina mecânica podem cobrar valores diferentes, e o mesmo vale quando o assunto é a marca, categoria e o modelo do veículo.
A quantidade de peças danificadas também é outro fator crucial. Afinal, o carro pode precisar trocar as velas de ignição, sistema de arrefecimento do motor, amortecedores, embreagem, transmissão, etc.
No fim das contas, o valor do serviço será bastante individual. Entretanto, apenas para tomar como base, a Ford cobra R$ 685,00 pela revisão dos 70 mil km rodados do seu Ford KA.
E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!
Não se esqueça de consultar o manual do proprietário para obter mais informações importantes a respeito de como e quando fazer a manutenção preventiva do seu veículo.
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.