O Review Auto detalhou os prós e contras da Amarok neste artigo que você não vai querer perder!
Escolher um carro para comprar é sempre difícil. Além de existirem vários fatores a considerar, o número de opções oferecidas pelas concessionárias, entre novos e usados, é muito grande.
Para quem busca uma picape, a Amarok costuma ser um dos modelos mias considerados.
Tenha em mente ao ler esse artigo que a melhor forma de decidir se um carro vale a pena ou não é ver se ele atende bem às suas necessidades e ao ritmo do seu dia a dia.
Ou seja, por melhor que seja o desempenho e a mecânica de um hatch ou sedã, se você precisa de espaço para carga ou capacidade de enfrentar ambientes acidentados, eles não servem, porque não foram feitos para isso.
Dadas essas dicas, vamos ao artigo. O Review Auto analisou com profundidade todos os aspectos da Amarok, e trouxe pareceres baseados em opiniões de especialistas e proprietários do veículo.
Dessa forma, você tem em mãos um estudo confiável dos prós e contras da Amarok, para te ajudar na hora de tomar a decisão.
Vale a pena investir numa Amarok? Vamos descobrir isso agora.
- A caçamba de 1,50 m x 1,50 m x 55 cm, possui 1280 litros de espaço interno e uma capacidade de carga nominal de 1156 kg
- A direção hidráulica da Amarok facilita muito no controle do carro
- Motor turbodiesel das versões 3.0. Com seis cilindros em V, ele entrega absurdos 258 cavalos de potência, com o torque poderosíssimo de 59,1 kgf/m
Versões
Criada em 2002, mas lançada em 2005, a Amarok é um dos grandes sucessos de vendas da Volkswagen, e chegou ao Brasil no ano de 2010.
Atualmente circulam por aqui aproximadamente 60% do total de Amaroks fabricadas no mundo.
Em 2012, o carro bate recorde de vendas aqui no país, e em 2016 chega a figurar na lista dos carros mais vendidos do mundo. Então, ao menos nesse sentido, se pode concluir que a Amarok é um sucesso.
A princípio, a Amarok saía das fábricas em apenas duas versões, a Highline e a Trendline, ambas com câmbios manuais de 6 marchas e motor v6.
Atualmente, a picape é comercializada em quatro versões. São elas: Amarok Comfortline 2.0 CD 4×4, movida exclusivamente a diesel, Amarok Highline CD4x4 TDi, com motor flex, Amarok Extreme 3.0 CD 4×4 TDi, com motor flex, e a Amarok Highline 3.0 CD 4×4 TDi, também com motor flex.
Todas as versões possuem câmbio automático de oito marchas.
Prós e contras da Amarok
Conhecida pelas controvérsias, a Amarok possui seus lovers e seus haters.
Já vimos que os números alcançados pela Amarok no mercado, não só no Brasil, como no mundo, foram muito satisfatórios.
Mas será que os índices de vendas refletem os aspectos bons e ruins do carro? Pode-se dizer que sim, mas não de forma conclusiva.
Avaliamos tudo o que faz a diferença na hora de comprar e dirigir um carro: consumo, potência, mecânica, espaço interno, e outros quesitos, definindo quais são os aspectos positivos e negativos do carro.
Prós
Os primeiros pontos da Amarok que vamos analisar são os positivos.
1. Caçamba
Provavelmente um dos pontos mais importantes para quem procura uma picape é o espaço para carga em sua carroceria.
Nesse quesito a Volkswagen Amarok ganha destaque: a caçamba de 1,50 m x 1,50 m x 55 cm, possui 1280 litros de espaço interno e uma capacidade de carga nominal de 1156 kg.
Isso é bem mais do que sua maior concorrente, a Ford Ranger, que comporta um volume de 1180 litros (100 a menos) e suporta 155 kg a menos.
Com certeza, um dos maiores pontos positivos da Amarok!
2. Direção hidráulica
Embora não seja um diferencial, visto que praticamente 100% dos automóveis hoje em dia saem de fábrica com esse sistema de direção, a direção hidráulica da Amarok facilita muito no controle do carro, aumentando a dirigibilidade e reduzindo o esforço do motorista no dia a dia com o carro.
Imagine controlar um carro desse tamanho, com mais de 2 toneladas, tendo que lidar com o peso da direção mecânica.
Mas, apesar de estar na lista dos prós, a direção hidráulica da Amarok também aparece na lista dos contras, e você vai entender o porquê quando chegarmos lá.
3. Design moderno e atemporal
A Amarok é descrita como uma das caminhonetes mais bonitas de todo o Brasil.
Embora sua última mudança de design tenha acontecido em 2011, a picape passou por um facelift em 2017, que atualizou sua aparência adicionando luzes de LED e Xenon.
A aparência da Amarok é muito aclamada por seus proprietários, porque mesmo em mais de 10 anos, ela não ficou com aquele design desatualizado, aquela “cara de carro velho”.
Dessa forma, na hora da revenda ela ainda é muito valorizada e consegue alcançar um bom preço.
4. Motor
O motor da Amarok é um dos atrativos que ela mais se orgulha de ostentar.
O propulsor de última geração, além de entregar uma potência invejável e apresentar um consumo de certa forma baixo, em comparação a outras caminhonetes do mercado, ainda exige pouca manutenção.
O mais elogiado é o motor turbodiesel das versões 3.0. Com seis cilindros em V (o que dá origem ao nome V6), ele entrega absurdos 258 cavalos de potência, com o torque poderosíssimo de 59,1 kgf/m.
O motor 2.0 biturbo, que move as versões Trendline, Highline e SE, chega aos 270 cavalos com 69,4 kgf/m de torque.
A nova versão com motor V8 ainda está por vir. Ela promete alcançar uma performance ainda mais surpreendente: são 410 cavalos de potência, com 94kgf/m de torque.
Inacreditável, né? Em relação à potência do motor, pode-se até mesmo arriscar afirmar que a Volkswagen Amarok é a melhor picape do mercado.
5. Consumo
No referente ao consumo, não se pode esquecer de que a Amarok, antes de mais nada, é uma picape projetada para terrenos difíceis e trabalho pesado. Por isso, não dá para esperar que ela tenha o mesmo consumo de um carro de passeio.
Com óleo diesel no tanque, a versão que pode ser considerada mais econômica é a Trendline 2.0, que faz 8,9 km/l na cidade.
A diferença de consumo entre as versões da Amarok não é muito grande. Por exemplo, a mais gastadeira delas, a versão 3.0 V6, faz 8,2 km/l na cidade.
Da mesma forma, o consumo da Amarok na estrada agrada bastante, e a diferença entre uma versão e outra também não é muito grande: a versão SE 2.0 é quem apresenta o melhor consumo nas rodovias: 9,3 km/l.
Sendo assim, a versão que apresenta o “pior” consumo é a Highline 2.0, com 8,4 km/l quando roda pelas estradas.
Além disso, vale a pena também mencionar a capacidade do tanque de combustível: 80 litros.
6. Boa performance Off-Road
Apesar de não ser uma referência em Off-Road, a VW Amarok entrega sim uma boa performance andando na terra.
Tem um botão que ativa o modo Off-Road, cujos artifícios entregam bastante estabilidade e segurança.
Ela vem com auxílio de rampa e bloqueio de diferencial, além de um modo do sistema de tração 4motion específico para Off-Road.
Contudo, seu câmbio automático não favorece quem quer andar com a caminhonete por terrenos muito difíceis, sendo a única ressalva com relação ao comportamento da Amarok fora do asfalto.
7. Dirigibilidade
Um dos pontos mais elogiados da Amarok por proprietários e especialistas é a dirigibilidade e estabilidade, que frequentemente é comparada à experiência de dirigir um sedã médio.
O sistema 4motion promove a estabilidade do veículo em qualquer terreno e auxilia nas curvas fechadas, mesmo quando a velocidade está um pouco elevada, e estabilidade na pista se traduz em segurança.
Por fim, a opinião unânime dos proprietários de Amaroks é que essa picape é simplesmente muito gostosa – e até divertida – de dirigir.
8. Segurança
A segurança da Amarok também merece figurar na lista dos prós.
Isso porque além de seu sistema de tração 4motion que oferece ao veículo uma estabilidade admirável, ainda vem com vários airbags de série, preservando ainda mais a segurança dos ocupantes do carro.
Todas as versões contam com sistema de freios ABS, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes.
Contras
Gostou dos pontos positivos? Bem, também precisamos avaliar os negativos.
1. Falta de tecnologia
A Amarok acaba deixando a desejar no referente às funcionalidades e avanços tecnológicos que assistem o motorista nos carros mais modernos. Especialmente levando em conta o valor da Amarok, que não é baixo.
Mesmo nos modelos de anos mais recentes, a Amarok não vem de fábrica com sensor de ponto cego, piloto automático adaptativo, nem frenagem autônoma.
Até hoje, algumas versões do carro ainda não vêm com funcionalidades ainda mais básicas, como sensor de estacionamento e câmera de ré.
Porém, esses acessórios sempre podem ser adicionados na forma de acessórios, o que acaba encarecendo ainda mais o valor final do carro.
2. Direção hidráulica
Ué? De novo? Sim.
O problema com a direção hidráulica da Amarok é que hoje em dia existe um sistema de direção ainda mais eficiente e leve: a direção elétrica, que de acordo com o preço e segmento desse carro, poderia estar presente como item de série.
3. Válvula EGR
Essa peça é de longe o maior pesadelo de quem compra ou dirige um carro desses.
Quando acontece um defeito com essa peça, o carro perde em potência e o consumo é aumentado, mas isso não é a pior parte do problema.
O radiador do EGR apresenta vazamento do fluído de arrefecimento, o que provoca um superaquecimento e derretimento do cabeçote, uma das peças mais caras de serem substituídas.
Um cabeçote de Amarok novo custa pelo menos R$6000, sem falar na mão de obra.
4. Correia dentada
O material que compõe essa peça resseca e se quebra muito facilmente.
Isso causa muita dor de cabeça para o motorista, que precisa trocar a peça com frequência maior do que a habitual. E a gente sabe que cada gasto extra é sempre um problema no mínimo irritante.
5. Câmbio
Esse não é exatamente um problema, mas sim um aspecto que desaponta quem pretende utilizar o carro para fazer um Off-Road mais pesado, ou seja, em terrenos mais difíceis.
O que acontece na Amarok é que a opção da tração 4×4 reduzida para o Off-Road acaba fazendo falta.
6. Bomba de alta pressão
Também um dos problemas mais graves que afetam o grupo de componentes da Amarok, o modelo de bomba de alta pressão utilizada no carro tem pouca resistência, se desgastando muito cedo.
Ela praticamente desmancha por dentro, liberando partículas de ferro que se alojam nos bicos injetores, que são peças conhecidamente muito caras, e não podem ser reparadas.
7. Bancos dianteiros
Os modelos fabricados entre 2016 e 2018 vieram com um problema de fixação dos bancos, que se moviam sozinhos durante o uso do carro.
8. Acabamentos
Os acabamentos da Amarok estão entre os maiores alvos de críticas da caminhonete. Eles são todos feitos em plástico, ou seja, são sensíveis e pecam em aparência, além de se tornarem quebradiços muito cedo.
Até a exposição do carro ao sol afeta a resistência dos plásticos do acabamento.
9. Filtro de partículas
Outra peça frágil que se danifica com facilidade, especialmente quando o proprietário usa o carro em trajetos curtos dentro da cidade com muita frequência.
O que acontece com o DPF é a saturação, que afeta o desempenho do carro.
10. Farol
Além de cara, a lâmpada do farol Xenon queima com muita facilidade, mas o maior problema é a realização da troca, que não é nada simples.
A troca exige que um profissional desmonte todo o para-choques, acarretando um valor de mão de obra altíssimo.
11. Preço e disponibilidade das peças
Com algumas peças custando na casa dos R$ 2.000, como é o caso dos faróis e dos amortecedores, ou do cabeçote que chega a custar mais de R$ 6.000, algumas peças só podem ser compradas na própria concessionária, eliminando o fator concorrência, que ajuda a reduzir o valor de compra das peças.
Volksvagen Amarok: vale ou não vale a pena ter uma?
Depois de analisar com atenção os prós e contras da Amarok, chegamos à conclusão de que vale a pena, sim, comprar uma.
O carro não só é bonito, como atende com louvor a tudo uma pessoa que procura uma picape deseja: é potente e resistente, oferece estabilidade e segurança, tem uma caçamba e espaço interno de fazer inveja e se sai bem no Off-Road.
Não é à toa que a Amarok é a caminhonete que mais vende no Brasil, e ainda consegue alcançar um ótimo preço na hora da revenda, bem como competir com gigantes como a Mitsubishi L200 e a Chevrolet S10.
Mas como nem tudo são flores, ela apresenta seus problemas de vez em quando e pode causar uma dor de cabeça e tanto ao seu proprietário.
Apesar de tudo isso, os donos relatam que, tomando cuidados como usar só diesel de qualidade e os aditivos que a VW recomenda, a incidência de problemas no motor e outros componentes chega a praticamente zero.
Portanto, no balanço entre pontos positivos e negativos, a Amarok pende para os positivos. Por isso mesmo, ela coleciona apaixonados no Brasil e no mundo e está longe de sair de linha.
Enfim, nunca se esqueça de avaliar a ficha técnica completa e todos os pontos importantes para você antes de comprar um carro, tais como ar condicionado, tração integral, espaço no banco traseiro e mais.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
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Até mais!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!