O modelo ASX da Mitsubishi é considerado um dos mais completos e econômicos do mercado, mesmo para um motor 2.0 16V. Mas, como a versão mais atual dele traz um projeto defasado, é bom conhecer os prós e contras da ASX.
O primeiro SUV da marca foi lançado em 2010, mas até então, não tinha passado por mudanças radicais. Isso até o ano de 2021, quando o design da ASX entrou na lista de prós e contras do veículo.
Apresentado com uma proposta urbana, o utilitário esportivo saiu do Japão e ganhou o terreno brasileiro, mais precisamente na fábrica de Catalão/GO.
Uma vez que conseguiu conquistar o Brasil, a Mitsubishi resolveu lançar o modelo Outlander Sport, em 2020, como se fosse uma versão distinta da ASX – mas era ASX repaginada.
Em 1 ano, a ASX saiu de linha e deixou o Outlander Sport dominando a área de carros novos da Mitsubishi.
Contudo, o modelo ASX ainda pode ser uma boa compra para quem procura por veículos usados ou seminovos.
Se esse é o seu caso, mas você quer ter certeza sobre quais os prós e contras do veículo, é só continuar a leitura deste artigo para saber se vale a pena comprar um ASX.
- Motor de 2.0 litros flex de quatro cilindros rende entre 160 (gasolina) a 170 cv (etanol) com torque variando entre 22 a 23 kgfm a 4.250 rpm
- Um dos melhores pontos positivos da Mitsubishi ASX está em seu consumo
- A suspensão aqui está totalmente voltada para o conforto, sem deixar a desejar na estabilidade
Versões da ASX
Antes de sair de linha, a Mitsubishi ASX lançou a versão única de 2022, com motor 2.0L Mivec Duo Flex 16V, com 160 cv e 170 cv (gasolina e etanol respectivamente) a 6000 rpm.
Vamos entender essa e outras versões antigas da ASX:
- A versão Outdoor é de entrada, com controle de tração e estabilidade, assistente de partida, rodas de 17 polegadas e visual agressivo;
- Há também a versão Outlander Sport, que surgiu para substituir a ASX como um modelo de entrada;
- Por fim, temos a Mitsubishi ASX GLS 2WD 2022, com velocidade máxima de 195 km/h e capacidade de chegar a 100km/h em 11,5 segundos.
Como as versões anteriores ao Outlander Sport eram caras, a Mitsubishi, aos poucos, foi inserindo o Outlander como opção de entrada para quem procura pela ASX.
Contudo, é possível encontrar veículos antigos da ASX no mercado de seminovos e usados da Mitsubishi.
Prós e contras da ASX
A Mitsubishi não se preocupava apenas com o design da ASX, apesar dessa parte sempre ganhar destaque quando o assunto é prós e contras. Na verdade, há outros pontos positivos (e negativos) para quem pensa em adquirir um modelo ASX.
Prós
Comecemos pelos pontos positivos da ASX.
1. Motor
O motor de 2.0 litros flex de quatro cilindros rende entre 160 (gasolina) a 170 cv (etanol) com torque variando entre 22 a 23 kgfm a 4.250 rpm.
Associada ao câmbio automático INVECS-III CVT, esse propulsor teve uma parceria com Chrysler e Hyundai, fazendo surgir a linha 4B1 da Mitsubishi.
Quase todos os carros receberam esse tipo de motorização, que permite ótimo desempenho para um ASX com mais de 1 tonelada e rápida resposta ao acelerador.
2. Consumo
A economia de uma ASX também figura na lista de prós e contras.
Afinal, um dos melhores pontos positivos da Mitsubishi ASX está em seu consumo, mas é claro que isso vai depender do uso.
De qualquer forma, a versão com tração 2WD consegue fazer 6,9 km/litro (etanol) e 9,8 km/litro (gasolina), se for na cidade. Já na rodovia, esse SUV faz 9,1 km/litro (etanol) e 12,6 km/litro (gasolina).
3. Suspensão
Se você já teve problemas com outros veículos devido a uma suspensão rígida, então vai se surpreender com a ASX.
A suspensão aqui está totalmente voltada para o conforto, sem deixar a desejar na estabilidade.
Tanto é que este carro da Mitsubishi ASX consegue filtrar as vibrações, evitando impactos e incômodos em estradas irregulares.
Isso significa uma viagem mais tranquila, confortável e estável, ainda mais por ser um carro ergonômico, com bom espaço para o carona.
4. Manutenção, revisão e seguro
Entre os prós e contras da ASX, esses são os três itens que podem servir de pegadinha para um carro com ótimo custo-benefício. Contudo, quem compra, não se arrepende.
A depender da região, o preço do seguro não sai tão caro quanto outros modelos do mesmo segmento. O mesmo vale para revisão e manutenção do carro.
Contras
1. Porta-malas
Para uma família de tamanho médio, o porta-malas de 415 litros pode ser suficiente, mas não é bem isso que a maioria pontua.
Pequeno, esse porta-malas é prejudicado pelo estepe grande, não fazendo jus ao tamanho da carroceria da ASX.
É, portanto, uma desvantagem para quem deseja um utilitário esportivo para viagens com amigos e uma família maior.
2. Peças de reposição
O preço das peças da ASX não é um dos pontos fortes dessa versão do Mitsubishi.
Quem quiser adquirir peças novas de acabamento ou até mesmo trocar o filtro de combustível, vai ter que desembolsar uma grana.
3. Acabamento
ASX pode ser um carro bonito, imponente, que causa impacto por onde passa, mas seu acabamento deixa a desejar.
Muitos compradores têm a mesma reclamação: o couro do volante e do câmbio desgastam muito rápido, fora o barulho provocado pelo acabamento em plástico rígido.
No entanto, isso não atrapalha a escolha por esse SUV.
4. Itens de série
As versões mais caras da ASX contam com uma generosa lista de itens de série que não poderiam ficar de fora dos prós e contras da ASX.
No entanto, muitos desses equipamentos não fazem parte das versões de entrada, mas ainda dá para levar para casa um veículo ASX com ar-condicionado, airbag duplo, freios ABS, faróis de neblina, retrovisores, travas e vidros elétricos, rodas de 17 polegadas e rádio com Bluetooth.
Então, vale a pena comprar a ASX?
Para quem é fã de SUVs e deseja encarar estradas difíceis, um Mitsubishi ASX vale a pena, sim. Quem compra um ASX, até menciona os defeitos, mas se rende aos seus prós muito mais do que pelos seus contras.
Por outro lado, se você precisa de mais itens de série, mas não quer uma versão de entrada, a alternativa é optar pelo Jeep Renegade Trailhawk.
Esse jipinho tem preço semelhante ao ASX, mas é mais refinado e com melhor desempenho e consumo.
Enfim, antes de comprar qualquer veículo, analise a ficha técnica completa e todos os itens que você considera essenciais, como conjunto mecânico, tração integral, câmbio manual ou automático, espaço interno, central multimídia e mais.
Gostou de conhecer os prós e contras da ASX?
Se sim, mas você tem dúvidas ou comentários sobre o assunto, é só mandar um e-mail pra gente.
Não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até a próxima e boa compra!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!