Desde o seu lançamento em 2017, havia forte expectativa sobre quais seriam os prós e contras do Argo, o modelo da Fiat que nasceu com a missão de ser líder do mercado no Brasil.
Mas, de lá para cá, o Fiat Argo conquistou o público com as suas versões Argo 1.0 e Argo 1.3, ganhando a liderança, como pretendido pela montadora. Além disso, assumiu o maior número de emplacamentos em 2020, no auge da pandemia da Covid-19.
Logo, fica claro que o Fiat Argo tem mais prós do que contras, certo?
Não é bem assim, caros amigos.
Apesar da liderança no mercado brasileiro e da forte procura – Argo tem sim muitos pontos positivos –, os carros da Fiat também esbarram em problemas, principalmente a versão 1.8.
Mas, para não restar dúvidas sobre o Fiat Argo e se vale ou não vale a pena comprá-lo, a Review Auto analisou e trouxe os prós e contras dessa versão tão procurada da Fiat no Brasil.
Pisa fundo e vamos que vamos!
- Tanto o motor 1.0 quanto o 1.3 Firefly são motores mais atuais, que entregam desempenho e grande eficiência
- Suspensão traseira e amortecedores com excelente calibre capazes de filtrar buracos e estabilizar nas curvas
- O preço da revisão é uma das grandes vantagens frente aos rivais
Ficha técnica do Fiat Argo Drive 1.0
Antes de começar os prós e contras do Argo, trouxemos a ficha técnica do Argo 1.0 Drive, fabricado em Betim/MG, com alguns itens de série e opcionais. Veja a seguir:
Motor
- Nº de cilindros: 3
- Cilindrada (cm³): 999
- Válvulas: 6
- Taxa de compressão: 13,2:1
- Potência máxima: Gasolina: 72 cv @ 6250 rpm / Etanol: 77 cv @ 6250 rpm
- Torque máximo: Gasolina: 10,4 kgfm @ 3250 rpm / Etanol: 10,9 kgfm @ 3250 rpm
- Transmissão: câmbio manual de 5 marchas
Freios
- Freios: a disco/tambor
Direção
- Direção: elétrica
Suspensões
- Suspensão dianteira: McPherson, independente com barra estabilizadora
- Suspensão traseira: eixo de torção
Rodas e pneus
- Rodas: aro de aço 14 polegadas
- Pneus: 175/65 R14
Dimensões (mm)
- Comprimento: 3998
- Largura sem retrovisores: 1724
- Altura: 1503
- Distância entre os eixos: 2521
Capacidades
- Porta-malas: 300 litros
- Tanque: 48 litros
- Carga com 5 passageiros + bagagem: 400 kg
- Peso em ordem de marcha: 1105 kg
Itens de série
- Ar-condicionado
- Computador de bordo
- Brake Light
- ESS (Sinalizador de frenagem de emergência)
- Isofix
- Airbag duplo
- Freios ABS com EBD
- Quadros de instrumentos de 3,5”
- Travas e vidros elétricos
- Central Multimídia Uconnect 7 polegadas
- Porta-malas com iluminação e ganchos de fixação
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Banco do motorista com regulagem
Opcionais
- Sensor de estacionamento
- Faróis de neblina
- Retrovisores externos elétricos com Tilt Down
- Controle de estabilidade
- Controle de tração
- Interior escurecido
- Ar-condicionado digital
- Acabamento exclusivo S-Design
Quais os prós e contras do Argo? Vantagens e desvantagens do carro da Fiat Argo
Primeiramente, você deve se lembrar que o surgimento da Fiat Argo tinha o propósito, não só de liderar, mas também o de substituir os modelos Palio, Bravo e Punto, certo?
Mais do que isso, as versões do hatchback Argo também vieram para competir diretamente com o Hyundai HB20, Chevrolet Onix 1.0 e o VW Polo.
Bateu de frente, encarou e levou a liderança, certo?
Por outro lado, será que não tem nada de errado com o Fiat Argo Drive? Alcançou altas vendas, superou os grandões, então só deve ter pontos positivos, não?
É o que vamos descobrir nos prós e contras do Argo. Acompanhe!
Prós e contras do Argo: vantagens da Fiat Argo Drive
Há tantas vantagens do Fiat Argo Drive, que resolvemos separar por tópicos abaixo:
- Custo x benefício
- Motores modernos
- Variedade do hatch compacto
- Tecnologia
- Confortabilidade
- Forte valorização para revenda
- Revisões mais em conta
- Falta de concorrência
Custo x benefício do Argo
Basicamente, todo carro, seja da Fiat, Volkswagen ou Ford, sai de fábrica com o mínimo que você espera dele. Por exemplo, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo e direção elétrica.
Mas o Argo Drive 1.0 já chegou chegando com o seu sistema de monitoramento de pneus, comandos de voz, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, fora a sua central multimídia Uconnect com tela de 7 polegadas.
Apesar de uma política de preços mais pesada, todos esses benefícios podem ser encontrados em um Argo 1.0 por menos de R$ 65 mil na concessionária, ou até mesmo mais barato, menos de R$ 60 mil na rede da marca italiana.
Motores modernos
Tanto o motor 1.0 quanto o 1.3 Firefly são motores mais atuais, que entregam desempenho e grande eficiência.
Enquanto o Argo 1.0 Drive traz um rendimento de 77/72 cv e torque de 10,9 kgfm em seus três cilindros e transmissão manual de 5 marchas, o Argo Drive 1.3 entrega 109 cv e 14,2 kgfm em quatro cilindros.
Apesar da modernidade, algumas pessoas podem ter problemas com esses motores, considerando até mesmo sofrível, principalmente, o Fiat Argo Drive 1.0. Mas isso pode depender de cada perfil de usuário, até porque a linha Argo, como sabemos, é líder de vendas.
Variedade do hatch compacto
Outro ponto positivo entre os prós e contras da Fiat Argo é a diversidade de versões. Tem uma versão para cada gosto e bolso, com três diferentes motores (1.0, 1.3 e 1.8), e opcionais interessantes.
Veja abaixo todos as seis versões da Argo:
- Argo 1.0
- Argo 1.0 Drive
- Argo Drive 1.3 S-Design
- Argo Trekking 1.3
- Argo Trekking 1.8 AT
- Argo HGT 1.8 AT
Tecnologia
Falamos ali em cima que o Fiat Argo contempla seus usuários com uma Central Multimídia Uconnect de 7”, além da conectividade Android Auto e Apple CarPlay, mas isso não é somente no Fiat Argo Drive 1.0.
A montadora resolveu atender os pedidos dos fãs e removeu a Central Multimídia de 9 polegadas da linha Drive 1.3 S-Design, adicionando o Uconnect 7” também, além de um sensor de estacionamento.
Bons atalhos físicos para volume e mudança de faixa, além de comandos de volume e faixas atrás do volante completam o S-Design do Fiat Argo.
Também no 1.0 Drive tem ar-condicionado, direção elétrica, display digital de 3,5 polegadas, sistema Start&Stop, vidros e travas elétricas, fixação Isofix e cintos de segurança retráteis para todos os ocupantes.
Conforto
O conforto também é uma das razões para o sucesso do carro do Fiat Argo, e claro que não podia ficar de fora da nossa lista de prós e contras do modelo dessa marca.
A sensação de dirigir um carro confortável é o que todo mundo quer e esse hatch acertou em trazer uma suspensão traseira e amortecedores com excelente calibre capazes de filtrar buracos e estabilizar nas curvas.
Sem contar o espaço que acomoda muito bem os passageiros, detalhe que pode ser definitivo para famílias maiores.
Quer mais? O Fiat Argo entrega isolamento acústico e acabamentos superiores aos modelos anteriores da marca.
Forte valorização para revenda do Argo
Enquanto alguns carros perdem seu valor com o tempo, facilitando os compradores de seminovos, o Fiat Argo tem alta valorização.
Para ter uma ideia, entre setembro de 2020 a abril de 2021, a versão Trekking 1.8 valorizou mais de 15% no mercado de carros usados, seguido pelo Argo 1.0 Drive, no mesmo período.
Os dados são da KBB Brasil, que fez o levantamento dos 8 meses, a partir da época em que o Fiat Argo esteve entre os veículos mais vendidos.
Revisões mais em conta
Se a sua preocupação é com o custo de manutenção do carro, que geralmente se torna a pedra no caminho dos condutores, pode ficar tranquilo.
Entre os prós e contras do Argo, com certeza o preço da revisão é uma das grandes vantagens frente aos rivais, como o Volkswagen Polo, pelo menos no 1.0.
Isso se deve às derivações com os motores Firefly, que garantem revisões mais baratas na categoria de hatch compacto.
Para entender isso, vamos pegar o Argo 1.0 com 50.000 km rodados, totalizando R$ 472 de manutenção (dados de abril/2022), enquanto o Argo 1.8, com a mesma quilometragem, sai a R$ 580, mesmo valor do Cronos 1.8.
Um pouco acima do Argo 1.8 está o Mobi 1.0 Fire, custando R$ 588. Perceba que estão quase todos na mesma faixa, mas o preço final das revisões muda.
Veja abaixo a nossa tabela de preços do Argo e Polo para você ter uma ideia:
Argo 1.0
- 10.000km: R$ 432,00
- 20.000km: R$ 604,00
- 30.000km: R$ 444,00
- 40.000km: R$ 1.388,00
- 50.000km: R$ 472,00
- 60.000km: R$ 788,00
- Total: R$ 4.128,00
Argo 1.3
- 10.000km: R$ 480,00
- 20.000km: R$ 660,00
- 30.000km: R$ 500,00
- 40.000km: R$ 1.580,00
- 50.000km: R$ 524,00
- 60.000km: R$ 844,00
- Total: R$ 4.596,00
Argo 1.8
- 10.000km: R$ 544,00
- 20.000km: R$ 712,00
- 30.000km: R$ 556,00
- 40.000km: R$ 960,00
- 50.000km: R$ 580,00
- 60.000km: R$ 1.492,00
- Total: R$ 4.844,00
Polo 1.0 TSI
- 10.000km: R$ 636,62
- 20.000km: R$ 695,98
- 30.000km: R$ 626,38
- 40.000km: R$ 1.199,81
- 50.000km: R$ 626,38
- 60.000km: R$ 695,98
- Total: R$ 4.481,15
Falta de concorrência
Opa! Mas o Fiat Argo não era concorrente da Hyundai HB20 e da Chevrolet Onix?
E vai continuar sendo, mas para isso, tanto a Hyundai quanto a VW precisam correr.
É que o Volkswagen Onix, o Ford Ka e o Hyundai HB20 sofrem por motivos diferentes.
Enquanto o Onix e o HB20 estão com a produção parada por falta de semicondutores, o Ka perdeu parte dos seus clientes para outros compactos, desde que abandonou a fabricação nacional.
Por conta desses e de outros fatores, o Fiat Argo ganha a preferência dos clientes.
Prós e contras do Argo: desvantagens da Fiat Argo Drive
- Falta de câmbio automático nas linhas Argo 1.0 e Argo 1.3
- Alto consumo de combustível na versão Argo 1.8
- Dirigibilidade deixa a desejar
Falta de câmbio automático nas linhas Argo 1.0 e Argo 1.3
Uma coisa que muita gente sentia falta no carro do Fiat Argo é do câmbio automático CVT de 6 velocidades, algo restrito às versões do 1.8, mais caras, inclusive.
Claro que os propulsores Firefly, mesmo sem o pedal da embreagem, são bem melhores do que a linha de transmissão automática Dualogic/GSR (a propósito, já morreu, ainda bem).
Por outro lado, a caixa CVT é aquele item de série que muita gente não dispensa, por isso, para quem estava com o pé atrás por conta desse detalhe, pode respirar aliviado.
A Fiat garante que o modelo Argo com motor 1.0 turbo será o felizardo que vai receber a caixa do tipo CVT com marchas simuladas.
Alto consumo de combustível na linha Argo 1.8
Em matéria de economia de combustível, a versão Argo 1.0 e 1.3 mostram eficiência tanto na cidade quanto na estrada, seja etanol ou gasolina. Tanto é que ambos ganharam o Selo de Eficiência Energética do Inmetro.
Já o 1.8 é um motor beberrão e defasado, ainda que seus 139 cv com E-torQ sejam ótimos nas versões Trekking e HGT.
Veja abaixo as médias de consumo em Km/l do 1.0 com Start&Stop e o Trekking 1.8, para comparativo:
- Argo 1.0 (cidade/estrada): 9,9 km/l e 10,7 km/l (etanol)
- Argo 1.0 (cidade/estrada): 14,2 km/l e 15,1 km/l (gasolina)
- Argo 1.8 Trekking (cidade/estrada): 7,2 km/l e 9,3 km/l (etanol)
- Argo 1.8 Trekking (cidade/estrada): 10,4 km/l e 12,9 km/l (gasolina)
Dirigibilidade deixa a desejar
Apesar dos prós no conforto, na boa acomodação dos passageiros e no acerto da suspensão traseira, o carro da Fiat Argo traz uns contras em relação à dirigibilidade.
O motivo da reclamação está nos vacilos na cabine, o tamanho avantajado do volante e a pegada não muito boa. Mas não é só isso.
O Argo tem direção leve demais, o que pode comprometer as manobras de retorno, além dos famosos engates esponjosos da Fiat.
Ainda que a leveza da direção seja um ponto favorável, a falta de firmeza em velocidades maiores passa uma sensação de insegurança. Infelizmente, é um ponto fora da curva do Argo.
Comprar um carro da Fiat Argo vale ou não vale a pena?
Esses foram os prós e contras do Argo e, como deu para perceber, são muito mais prós do que contras, o que reforça a qualidade e a liderança desse modelo da Fiat.
Por isso, vale muito a pena comprar um carro Fiat Argo, tanto 0 km quanto um seminovo.
Mesmo diante de alguns defeitos, os novos proprietários do Argo também precisam considerar a avaliação do carro como seminovo, afinal, se precisarem vender, já sabem que não vão ficar muito no prejuízo.
Então, procure uma concessionária e faça um test drive. Avalie o carro pessoalmente, sinta o espaço e o barulho do motor e escolha a sua melhor versão.
Para conferir mais informações sobre carros e motos, é só continuar com o Review Auto!
E então, o que você achou? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver dúvida. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!