T-Cross ou Taos: Qual é a Melhor Compra? Comparamos os Carros

Entre T-Cross ou Taos, qual dos dois SUVs da Volkswagen oferece um melhor custo benefício ao comprador?

Ambos os carros da marca alemã oferecem o mesmo conjunto mecânico e também uma faixa de preço semelhante, contudo, têm algumas diferenças bem explícitas, como em relação ao tamanho.

Nesse comparativo, vamos analisar suas principais características e positivas para te ajudar na escolha sobre qual utilitário esportivo Volkswagen oferece mais vantagens.

Esse conteúdo vai considerar dois modelos de 2022 de ambos os veículos. São eles o T-Cross Highline 250 tsi e o Taos Comfortline 200 tsi.

Ótimo Custo-Benefício

T-Cross Highline

Tem pegada mais jovial, moderna e com características tecnológicas

  • Motor turbo 1.4 TSI Flex, capaz de gerar 150 cv de potência
  • Possui visual moderno, tanto por fora quanto por dentro, ideal para quem curte um design jovial
  • Modelo econônimico, fazendo 11 km/l e 13,2 km/l (cidade/estrada) com gasolina e 7,7 km/l e 9,3 km/l (cidade/estrada) com etanol

Melhor Escolha

Taos Comfortline

Após já ter dado seus primeiros passos na briga pelo segmento de SUVs do Brasil, a Volkswagen lançou o VW Taos

  • Com uma maior altura do solo e maior distância entre eixos, ele possui um espaço interno admirável
  • O seu porta malas possui quase 500 litros de capacidade
  • Volante multifuncional, computador de bordo, carregador de celular por indução e espelhamento da tela do celular

VW T Cross Highline 250 tsi

Volkswagen T-Cross Highline
Fonte: Autoesporte

Com 16 anos de atraso em relação ao lançamento do pioneiro Ford EcoSport no Brasil, a Volkswagen apresentou em 2019 o T-Cross no mercado nacional.

Fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, foi a aposta da VW para disputar espaço na acirrada disputa de SUVs compactos.

A sua versão topo de linha é o T-Cross Highline 250 tsi, cujo preço atual está cotado quase R$ 149 mil, sem a inclusão de opções adicionais.

Pontos positivos

Conjunto mecânico

Essa versão apresenta conjunto mecânico formado por motor 1.4 turbo flex, tração dianteira e câmbio automático de seis marchas. Ele alcança 150 cv e 25,5 kgfm de torque.

Sua velocidade máxima é de 198 km/h e ele é capaz de realizar o teste de aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos.

Suas médias de consumo de etanol são de 8,2 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Já com gasolina, as taxas aumentam para 11,8 km/l em perímetros urbanos e 14,2 em rodovias.

Itens

É um carro bastante completo em relação aos seus itens de segurança.

Já vem de fábrica com seis conjuntos de airbags, freios ABS, dois sistemas de alarme antifurto, controles de tração e estabilidade, frenagem automática de emergência, sensores de estacionamento, faróis de neblina e câmera traseira para manobras.

Todos os ocupantes dispõem de encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos. Há ainda ISOFIX para fixação de cadeirinha infantil.

Os bancos são revestidos de couro e o motorista conta com diferentes ajustes para encontrar uma melhor posição para a direção: além dos ajustes em profundidade e altura do volante, há também um ajuste de apoio lombar no banco do motorista.

Conforto

O pacote de conforto é bem compatível com um SUV, ao oferecer ar condicionado automático, controle elétrico dos vidros, rodas de liga leve, chave presencial e sistema start-stop. É possível acrescentar como adicionais teto solar panorâmico e teto solar elétrico.

A central multimídia oferece computador de bordo, Bluetooth, placa USB, espelhamento de tela do celular e carregador de celular por indução. O premiado sistema de som Beats é mais uma opção de adicional de tecnologia.

Pontos negativos

Menor que o Taos

As dimensões do T-Cross são menores que o seu coirmão Taos, o que acaba por afetar o espaço interno de todo o veículo, especialmente o banco traseiro.

Seu porta malas acomoda 373 litros de capacidade, um número bem menor que o VW Taos.

Preço muito maior para ter acesso a mais itens

Para quem deseja incluir os adicionais no veículo, o preço sobe de forma considerável.

Isso é uma desvantagem no comparativo, visto que o valor final do Highline 250 tsi completo supera o valor do Taos Comfortline.

Volkswagen Taos Comfortline 250 tsi

Volkswagen Taos Comfortline
Fonte: Automais

Após já ter dado seus primeiros passos na briga pelo segmento de SUVs do Brasil, a Volkswagen lançou o VW Taos com uma missão pesada: enfrentar o líder de vendas Jeep Compass.

Feito na Argentina, a versão topo de linha do Taos é a Comfortline 250 tsi. Seu preço atual ultrapassa os R$ 162 mil. Seu motor é idêntico ao que integra o T Cross, com câmbio automático de seis marchas.

Pontos positivos

Dimensões e porta-malas

Com um leve aprimoramento de design para comportar seu porte maior, um destaque inicial do Taos são as suas dimensões. Com uma maior altura do solo e maior distância entre eixos, ele possui um espaço interno admirável.

Assim, acomoda de forma muito confortável todos os passageiros, mesmo aqueles que sentam no banco traseiro. O seu porta malas também é bem maior do que o do seu irmão SUV, com quase 500 litros de capacidade.

Itens de segurança, conforto e tecnologia

Os itens de segurança e confortos são bem completos, com destaque para ar condicionado automático, freio de estacionamento elétrico, vidros elétricos, sistema start-stop e ajuste de altura no banco do motorista.

O mesmo ocorre em relação aos equipamentos de tecnologia, que além de volante multifuncional, computador de bordo, carregador de celular por indução e espelhamento da tela do celular, ainda possui HD interno.

Pontos negativos

Desempenho e consumo

Apesar de ter o mesmo motor do T Cross Highline, o desempenho do Taos Comfortline 250 tsi fica abaixo do seu concorrente de fábrica.

Um dado que pode explicar isso é o fato de o carro ser mais pesado, o que prejudica um pouco a obtenção de velocidade.

A nível de comparação, a velocidade máxima do Taos é 194 km/h enquanto que o teste de aceleração de 0 a 100 km/h é realizado em 9,3 segundos.

O Vw Taos Comfortline também fica devendo no quesito de consumo de combustível. As médias de etanol na cidade são de 7,6 km l e 9,1 km l na estrada. Com a gasolina, os índices aumentam para 10,9 km l na cidade e 13 km l em rodovias.

Itens e acabamento

Os itens de segurança são praticamente os mesmos do T-Cross, com o acréscimo da frenagem automática de manobras. No entanto, o alerta de colisão frontal e a frenagem automática de emergência estão disponíveis apenas como opcionais.

Deixa a desejar o fato do revestimento em couro dos bancos, assim como alguns ajustes de posição para o motorista, estarem à disposição apenas como opcionais.

Entre T-Cross e Taos, qual dos utilitários Volskwagen vale mais a pena?

No comparativo entre T-Cross ou Taos, os dois são bem satisfatórios de forma geral, com muitos itens de série e diversos equipamentos. A economia de combustível nos dois é inferior a outros concorrentes, especialmente nas médias de etanol.

Então, acreditamos que dois fatores podem ser decisivos na escolha.

O Taos Comfortline é um veículo que oferece maior espaço interno e de porta malas e seu preço de entrada é inferior ao valor final do Highline 250 tsi com a inclusão dos adicionais.

Então, quem busca um carro maior, deve escolher o Taos.

No entanto, se o fator preço for o principal critério e o comprador não tiver necessidade de um espaço maior ou de incluir itens que encarecem o custo final, como teto solar e sistema de som Beats, vale a pena escolher o T-Cross.

Especialmente porque, para o uso no dia a dia, ele é mais econômico.

Verifique, também, outros aspectos que você considera importantes, incluindo a ficha técnica e os itens de série, além de detalhes como frenagem autônoma de emergência, freio de estacionamento eletrônico, sensor de ponto cego, piloto automático e painel de instrumentos digital, por exemplo.

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Taos ou Corolla Cross que fizemos aqui no blog.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.

Até a próxima vez – e dirija com segurança.