Pegou a estrada e quando chegou a 110 km sentiu o volante tremendo? Pois não se assuste porque a trepidação no volante acima de 110km é um problema normal e fácil de resolver.
No conteúdo de hoje, o Review Auto vai te explicar o porquê isso acontece e o que você deve fazer quando sentir a vibração no volante.
Até porque manter o carro sem nenhum problema e com a manutenção preventiva em dia é essencial para aumentar a sua durabilidade e garantir o ótimo desempenho que as fabricantes oferecem dos dias de hoje, com a tecnologia avançada.
Então, venha com o Review Auto e confira sobre a vibração no volante em alta velocidade.
Causas da vibração no volante: veja o que pode ser
Algumas pessoas se assustam ao sentir o volante tremendo em altas velocidades. Outras já acham que é um problema comum de carros mais antigos.
Contudo, geralmente isso não ocorre por um problema grave.
Todavia, não se deve deixar de cuidar da manutenção do veículo, pois a vibração no volante pode ser um aviso para solucionar as causas, que podem gerar problemas maiores.
Então, confira a seguir os principais motivos que causam a trepidação no volante acima de 110km.
Alinhamento e balanceamento
Na maioria das vezes, o volante tremendo é causado por falta de alinhamento e balanceamento do veículo.
O uso diário do carro e a falta de calibração dos pneus causam desníveis nas rodas, que afetam o alinhamento e balanceamento do veículo.
Em palavras simples, o alinhamento serve para manter as rodas retas.
Por sua vez, a cambagem faz o mesmo, só que em direção ao solo. Ambos evitam acidentes e garante estabilidade na direção e em manobras.
Já o balanceamento ocorre para evitar as trepidações nos pneus e garantir mais conforto e segurança ao dirigir.
Por sua vez, a vibração no volante em velocidade acima de 110 km ocorre principalmente pela falta de balanceamento e algum pneu dianteiro do veículo.
Portanto, se essa for a causa do problema, é muito simples de resolver. Basta levar em um mecânico de confiança e fazer o serviço.
Não leva mais do que apenas duas horas e garante uma maior segurança na direção, além de evitar danos maiores no volante, rolamento, pneus, rodas e outras peças do carro.
Problema na suspensão do carro
Todas as peças e sistemas do carro possuem função muito importante para um bom desempenho do veículo. E com a suspensão não seria diferente.
O sistema de suspensão do carro é responsável por garantir a estabilização durante a condução, seja ao transitar por vias irregulares, com desníveis e buracos ou para fazer curvas, conversões e passar em lombadas.
Com isso, uma vez que regula a estabilidade do carro, um problema em qualquer de suas peças pode causar vibração do volante.
Todavia, tenha atenção quanto aos sinais nos amortecedores, pivôs, barras de direção e barras estabilizadoras, pois além de vibração no volante, podem causar acidentes.
Calibragem dos pneus
Apesar de ser um ato simples, a calibragem do pneu é muito importante para garantir um bom desempenho do carro e evitar trepidação no volante acima de 110km.
Inclusive, a falta de calibragem é causa muito comum desse problema, principalmente em velocidade acima de 100 km.
Portanto, veja a pressão indicada para o pneu e o modelo de seu carro e faça a calibragem correta dos pneus.
Problema no freio
Em velocidades maiores, é comum o motorista sentir as trepidações e não associar ao freio.
Todavia, o freio está diretamente ligado ao volante, através dos rotores. Por sua vez, quando estes superaquecem, pode causar a tremedeira do volante.
Com isso, freios de vários modelos, inclusive o freio ABS, podem sofrer com o empenamento do disco ou ainda pequenas peças da pastilha de freio soltas, o que causa desequilíbrio do veículo, aumento de força do freio e a vibração no volante.
Esse problema não é tão simples quanto os anteriores.
Portanto, é essencial procurar uma oficina mecânica de confiança e realizar a troca do disco de freio e pastilha de freio.
Até porque esse é um dos sistemas mais importantes para garantir a sua segurança e a dos demais que transitam na via.
Problemas no eixo do carro
O eixo do carro é uma das peças responsáveis por garantir o seu equilíbrio. Ele liga uma roda lateral à roda da outra lateral.
Por ser diretamente relacionado ao equilíbrio do veículo, problemas no eixo podem causar vibrações no volante e influenciar na estabilidade de todo o carro.
Por sua vez, os problemas no eixo podem ser causados por batidas, desgaste de uso e até passagem abrupta e em alta velocidade em buracos.
Além disso, uma peça que compõe o eixo do carro é chamada de homocinética.
Ela pode sofrer desgaste natural do uso ou por poeira e sujeiras que se acumularam na peça, especialmente em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.
Nesses casos, você vai ouvir um barulho como se um metal estivesse pressionando a roda.
Portanto, é mais um sinal que você deve procurar um mecânico de confiança e realizar a manutenção do veículo, verificar o estado e condições das peças.
Assim, você evita vibrações no volante e outros problemas maiores que podem afetar até mesmo o motor do veículo.
Conclusão
A manutenção preventiva é um ato essencial para quem é proprietário de veículos em geral.
Com ela, é possível evitar problemas no motor, sistema de freios, eixo, rodas e, inclusive, os fatores como vibrações no volante.
Além disso, observar o estado das peças e os sinais que o carro está indicando é muito importante para garantir um bom desempenho do veículo, evitar problemas de funcionamento e até acidentes.
Por isso, ao sentir vibrações no volante, procure um mecânico de confiança e faça a revisão de todo o veículo, inclusive motor, e garanta uma maior durabilidade do automóvel e segurança ao dirigir.
Bem, chegamos ao final do conteúdo. Você gostou de saber mais sobre o assunto?
Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais para ajudá-los e informá-los também. Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!