Voyage ou Virtus? Essa é uma disputa entre dois sedans compactos que são irmãos de marca, já que ambos são modelos pertencentes à Volkswagen. Mas, qual deles vale mais a pena comprar?
Neste artigo, você poderá acompanhar um comparativo completo, apresentando todos os prós e contras de cada um dos veículos, como consumo, desempenho, equipamentos, espaço interno e mais. Assim, ficará bem mais fácil sua escolha. Confira!
- É um automóvel pensado para a utilização rodoviária e urbana
- Sua aceleração, de 0 a 100 km h, pode ser atingida em menos de 11 segundos
- Suas 3 opções de motores são capazes de atender a quase todos os perfis de condutores, assegurando agilidade com médias superiores a 10 km l de gasolina
Ótimo Custo-Benefício
Quando o assunto é mecânica, a VW sempre recebe opiniões positivas
- A versão Voyage Comfortline 1.6, consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 10,2 segundos
- A sensação de segurança nas curvas e em alta velocidade se tornam evidentes
- Se você circula muito na estrada e sente falta de segurança na velocidade máxima, vai de Voyage
Voyage ou Virtus
O Volkswagen Voyage e o Volkswagen Virtus, apesar de pertencerem à marca alemã e concorrerem na mesma categoria, trilharam caminhos bem diferentes ao longo de sua história.
Isso porque o Voyage é um veterano do mercado, e se apresenta como um sedan mais básico.
O Virtus, por outro lado, é bem mais recente, e busca seu lugar como um sedan premium, bem mais completo que o irmão menor.
Outro ponto importante é que o Voyage acabou saindo completamente de linha em 2023 e já não está mais disponível como 0 km.
Essa característica, é claro, traz pontos diferenciais para o comparativo entre os carros.
Volkswagen Virtus
O Volkswagen Virtus é um sedan compacto premium, que busca ofertar uma opção com um pouco mais de luxo na categoria.
O modelo chegou ao Brasil em 2018, e conseguiu a vice-colocação no ranking de vendas em 2020 entre os sedans.
Mirando um nível mais alto, o veículo acabou caindo para o 5º lugar em 2021 e ficando em 9º em 2022, com 5.626 unidades emplacadas.
Atualmente, se apresenta com 5 versões, ainda com a estratégia de se destacar entre os premiums:
- 170 TSI
- 170 TSI aut.
- Comfortline 200 TSI aut.
- Highline 200 TSI aut.
- Exclusive 250 TSI aut.
Pontos positivos do Volkswagen Virtus
Motor
A motorização do Virtus 2023 varia entre a 1.0 170 TSI, a 1.0 200 TSI e a 1.4 250 TSI, que entregam desempenhos diferentes.
O propulsor 1.0 170 TSI, por exemplo, gera 116 cv (etanol) e 109 cv (gasolina), a 5.000 rpm. Já o torque fica em 16,8 kgfm, a partir de 1.750 rpm em ambos os combustíveis.
O motor 1.0 turbo 200 TSI, por outro lado, entrega 128 cv (etanol) e 116 cv (gasolina), com um torque de 20,4 kgfm. Já o motor 1.4 250 TSI, que equipa a versão topo de linha, gera 150 cv e 25,5 kgfm.
Sendo bem menos potente, o Voyage entrega no máximo 84 cv com o motor 1.0 e 104 cv com o motor 1.6, em suas versões mais recentes.
Equipamentos e tecnologias
Sendo um sedã premium, o que não falta no Virtus são equipamentos e opcionais, que garantem a segurança e o conforto para as viagens. As versões topo de linha, por exemplo, chegam com:
- 6 airbags
- Assistente para partida em aclives
- Controle da pressão dos pneus
- Piloto automático
- Freios ABS
- Controle de tração
- Controle de estabilidade
- Vidros elétricos
- Sensor de estacionamento
- Frenagem emergencial autônoma
- Start&Stop
- Volante revestido em couro
- Sensor de chuva
- Sensor crepuscular
- Ar-condicionado digital
- Câmera de ré
- Chave presencial
- Farol LED de neblina
- Central multimídia 10,1”
- Acendimento automático dos faróis
- Detector de fadiga
- Dentre outros
O Voyage, por outro lado, não dispõe de tantos equipamentos assim. Algumas das ausências são detector de fadiga, os controles de estabilidade e tração, o assistente para as partidas em aclives e mais.
Espaço interno
Um quesito onde o Voyage perde feio é no espaço interno. Afinal, o Virtus é simplesmente o maior sedan entre os compactos.
São 4,561 m de comprimento, 1,751 m de largura, 1,476 m de altura e 2,651 m de distância entre-eixos, possibilitando uma viagem confortável para os 5 ocupantes.
Já o rival é bem menor na fita métrica, embora aproveite bem a sua estrutura: 4,213 metros de comprimento, 1,656 metros de largura, 1,463 metros de altura e 2,467 metros de distância entre-eixos.
Porta-malas
Com um tamanho exemplar, o VW Virtus conta também com o maior porta-malas do segmento compacto: 521 litros.
Em contrapartida, o Voyage oferece 462 litros de capacidade, bem menos que o irmão maior, apesar de também ser um número interessante.
Pontos negativos do Volkswagen Virtus
Preço
Como não poderia ser diferente, um grande ponto negativo em relação ao VW Virtus é o seu valor de mercado. O sedan premium está entre os mais caros da categoria, entre os 0 km:
- 170 TSI – a partir de R$ 103.990,00
- 170 TSI aut. – a partir de R$ 112.990,00
- Comfortline 200 TSI aut. – a partir de R$ 121.990,00
- Highline 200 TSI aut. – a partir de R$ 130.030,00
- Exclusive 250 TSI aut. – a partir de R$ 144.990,00
A versão mais recente do Voyage, por outro lado, tem valor médio de 80 mil reais.
Volkswagen Voyage
Diferentemente do rival, o Voyage já é um veterano no mercado nacional, tendo chegado na configuração recente ao Brasil em 2008. Sua história, no entanto, já se desenha desde 1981.
O veículo ficou com o 3º lugar no ranking de vendas de 2022, entre os sedãs, emplacando 35.927 unidades, já considerando
Apesar disso, acabou saindo de linha em 2023 e já não aparece mais no configurador oficial do site da marca.
Em seu último ano, chegou em versão única, com um motor 1.0 de 77 cv (gasolina) 84 cv (etanol), a 6450 rpm com ambos os combustíveis, associado a um câmbio manual de cinco velocidades. Infelizmente esse lançamento não contou com câmbio automático.
Já em anos anteriores, dispunha de um motor 1.6, que é um pouco mais potente, entregando até 104 cavalos.
Pontos positivos do Volkswagen Voyage
Preço
Mesmo quando zero quilômetros, o Voyage já era bem mais barato que o Virtus. E agora que está disponível apenas entre os usados, o preço se tornou uma grande vantagem para o modelo.
Baseado nos dados da Tabela Fipe, a versão 1.0 2022/23 do sedan custa apenas R$ 80.825,00, em média.
Já um Voyage 1.6 16V 2022 pode sair por menos de R$ 68.519,00 em sua versão manual, o que é um valor bem atrativo.
Estabilidade
Como possui um sistema de suspensão um pouco mais dura que os padrões da categoria, o Voyage tem uma maior estabilidade nos trechos rodoviários e se comporta bem em altas velocidades.
Manutenção
Embora ambos os veículos sejam da Volkswagen, o Voyage já é um veterano no mercado nacional, e dispõe de milhares de unidades espalhadas pelo país, o que torna sua manutenção mais facilitada.
Consumo
No contexto geral, o VW Voyage apresenta um consumo levemente melhor que o Virtus, com destaque para o motor 1.0 manual, que faz:
- Cidade – 9,5 km/litros (etanol) e 13,8 km/litros (gasolina)
- Estrada – 10,9 km/litros (etanol) e 15,6 km/litros (gasolina)
Já o Virtus consegue fazer:
170 TSI manual
- Cidade – 9,2 km/litros (etanol) e 13,5 km/litros (gasolina)
- Estrada – 11,3 km/litros (etanol) e 15,9 km/litros (gasolina)
170 TSI aut.
- Cidade – 8,5 km/litros (etanol) e 12,2 km/litros (gasolina)
- Estrada – 10,7 km/litros (etanol) e 15,2 km/litros (gasolina)
Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI
- Cidade – 8,2 km/litros (etanol) e 11,8 km/litros (gasolina)
- Estrada – 10,4 km/litros (etanol) e 15 km/litros (gasolina)
Pontos negativos do Volkswagen Voyage
Desempenho
Com uma motorização potente equipando suas versões atuais, o Virtus tem um desempenho bastante atrativo:
- 170 TSI manual – aceleração de 9,8s e velocidade máxima de 196 km/h
- 170 TSI aut. – aceleração de 11,7s e velocidade máxima de 192 km/h
- Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI – aceleração de 10s e velocidade máxima de 196 km/h
- Exclusive 250 TSI – aceleração de 8,5s e velocidade máxima de 209 km/h
Assim, supera com folga o Voyage 1.0, que chega no máximo aos 170 km/h, saindo de 0 a 100 km/h em 13,5 segundos.
Airbags
Cumprindo somente o que manda a lei, o Voyage 1.0 possui apenas os airbags frontais.
Como observado, o Virtus é bem mais completo nesse aspecto, já que oferece os airbags de cortina e laterais, totalizando 6 bolsas.
Design
Como é um sedan mais simples, o Voyage não conta com um visual tão chamativo quanto o concorrente.
O Virtus se destaca com um design mais robusto e agressivo, o que o torna bem mais bonito, fazendo com que ele marque presença onde chegue.
Voyage ou Virtus: Qual Vale Mais a Pena?
Sem dúvidas, dentro do comparativo entre o Voyage ou Virtus, o sedan premium sai na frente do irmão menor.
O Virtus se apresenta como um veículo completo, que une design, tecnologia, conforto, segurança e comodidade para as viagens.
Além disso, se diferencia por ainda estar em produção atualmente, sendo possível a aquisição de uma versão 0 km.
O Voyage, por outro lado, já saiu de linha e é também um sedan mais enxuto, com seu câmbio manual de cinco marchas e que não dispõe de tantos equipamentos ou diferenciais marcantes.
Ambos os modelos, é claro, possuem um bom conjunto mecânico, assim como outros veículos da marca, como o Volkswagen T-Cross ou o próprio Gol.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre HB20 Sedan ou Voyage que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Spacefox ou Voyage para descobrir qual é o melhor.
Chegamos ao final e esperamos ter abordado todos os pontos mais importantes sobre esse assunto.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
É um jovem empreendedor apaixonado por carros. Ele é dono de uma concessionária de automóveis premium e é especializado em encontrar carros raros e exclusivos para seus clientes mais exigentes. Sua paixão por carros vem de sua infância, quando costumava admirar os carros esportivos que passavam em frente à sua casa.