Saber o que fazer se o carro aqueceu e como evitar esse problema é fundamental para todos os motoristas.
Afinal, o superaquecimento do motor pode levar a grandes prejuízos e graves problemas, como um eventual incêndio, provocado pelo aumento incontrolado de temperatura.
Pensando nisso, o Review Auto preparou um conteúdo completo para você saber exatamente o que fazer e o que não fazer se o carro aqueceu, bem como o que pode provocar esse problema.
Confira!
Carro aqueceu: o que é o superaquecimento do motor?
Antes de entender o que fazer quando o motor do carro aqueceu, é importante compreender o que é exatamente esse problema. Afinal, mesmo em veículos modernos, esse superaquecimento ainda é algo que pode acontecer.
O que acontece é que, independentemente das novas alterações e modernidades trazidas ao longo dos anos, o motor do veículo ainda não consegue trabalhar adequadamente em altas temperaturas. Isso porque ele não foi projetado para isso.
No entanto, seu próprio funcionamento faz com que o calor aumente de forma intensa, uma vez que há a queima do combustível em alta pressão.
O ideal, de todo modo, é que a temperatura se mantenha por volta dos 90 °C ou 100 °C. O superaquecimento acontece justamente quando se ultrapassa essa temperatura.
A maneira disponível para que os veículos possam evitar esse problema é o chamado sistema de arrefecimento. Trata-se de um sistema simples, mas muito efetivo, que funciona com alguns componentes básicos.
São eles:
- Radiador;
- Reservatório;
- Bomba d’água;
- Mangueiras;
- Ventoinha;
- Válvula termostática;
- Vaso de expansão.
Eles atuam no resfriamento do motor, fazendo com que ele trabalhe sempre em sua temperatura ideal.
Sua função, aliás, se resume a esse controle do calor, com a diminuição nos momentos necessários e com o aumento nas horas solicitadas, como de manhã cedo, quando o motor está frio.
Outro componente importantíssimo do sistema de resfriamento é o líquido que corre dentro dele. Trata-se de uma mistura entre um aditivo – com base de etileno glicol – e água desmineralizada.
A necessidade do seu uso deve-se, dentre outras necessidades, para impedir que a água do sistema ferva facilmente. Afinal, 100 °C é justamente o ponto de ebulição da água, e caso ela seja utilizada sem nenhum aditivo, ela não é capaz de resfriar o motor, e ferverá rapidamente.
Por que o motor do carro superaquece?
Com a explicação sobre o superaquecimento do motor, fica fácil entender os motivos que levam a esse problema.
No geral, as causas estão ligadas justamente a erros em algum desses componentes, que está operando de forma inadequada e leva a um resfriamento incorreto do motor.
Sistema operando sem fluido de arrefecimento
Um motivo comum encontrado quando o carro aqueceu é justamente a falta da quantidade ideal do fluido de resfriamento (água+aditivo). Como mencionado, ele é um dos pontos fundamentais para esse controle de temperatura e o sistema não opera sem ele.
Assim, é preciso ficar atento ao nível do reservatório, para que ele fique sempre com as quantidades ideais de fluido.
Válvula termostática com defeito
A válvula termostática controla a passagem do líquido de arrefecimento pelo sistema. Nesse caso, quando o motor precisa esquentar, ela faz com que esse líquido não passe pelo radiador – responsável por seu resfriamento.
Já quando é para baixar a temperatura do motor, a válvula permite que o líquido passe pelo radiador, se resfrie e arrefeça o motor.
Ou seja, um problema ligado a esse componente acaba impedindo um correto funcionamento do sistema, sem esse controle de temperatura. Por isso, em muitos casos, o carro aqueceu justamente por um erro na válvula.
Circuito de arrefecimento com ar
Durante o processo de troca do líquido de arrefecimento ou até mesmo quando a tampa do seu reservatório é esquecida aberta, é possível que entre ar dentro do circuito.
Embora possa não parecer um problema, e ele por si só não leve a um superaquecimento, o ar acaba atrapalhando a medição do sensor de temperatura.
Assim, quando o carro começa a aquecer, o eletroventilador não se aciona no momento correto, o que leva a uma elevação ainda maior do calor e a um consequente superaquecimento.
Defeito na bomba d’água
A bomba d’água, como é possível prever, faz com que haja a circulação de todo o fluido dentro do sistema de arrefecimento. Sem ela, não há nenhuma força que leve a essa circulação.
Com o passar do tempo, porém, esse componente pode acabar apresentando problemas, como perda de potência e vazamentos. Assim, ele deixará de cumprir suas funções de forma adequada.
Pressão inadequada dentro do sistema
Além da adição do aditivo na água desmineralizada, outro motivo que faz a água não entrar em ebulição, mesmo em temperaturas mais altas, é a pressão existente dentro do sistema de arrefecimento.
Ou seja, quando há algum vazamento de pressão, provocado por rachaduras em tubos e mangueiras, isso acaba levando a uma perda considerável na quantidade de fluido.
Quais são os indícios de que o carro aqueceu?
Para evitar maiores prejuízos e problemas, como até mesmo um incêndio no carro, é preciso ficar atento a todos os sinais de superaquecimento. O mais simples é justamente o item de temperatura que fica no painel do veículo.
Ele indica a marcação de temperatura do motor e avisa quando algo aparentemente não está certo, uma vez que a elevação do calor é anormal.
A temperatura da água do radiador também conta com um item próprio no painel, e sempre que ela estiver inadequada o veículo mostrará esse sinal claro.
A ventoinha tem um papel fundamental dentro do sistema, mas ela normalmente não opera de forma tão frequente. Ou seja, sempre que ela ligar a todo momento, é um sinal de que algo não está certo (pode haver casos de ela não ligar).
Por fim, ficar atento ao próprio barulho produzido pelo motor também é uma dica de ouro para saber se o carro aqueceu ou não. Isso porque ele passará a operar com um barulho estranho, bem diferente do que normalmente produz.
O que fazer se o carro aqueceu?
Ficar atento aos sinais de superaquecimento é um ponto fundamental para agir já nos primeiros estágios do problema.
De todo modo, sempre que o motor do carro superaquece, a solução mais segura é levar diretamente para um mecânico, para que ele possa avaliar a situação e solucionar as causas desse aumento incontrolado de temperatura.
Quando se está dirigindo, e algum desses sinais é identificado, o primeiro passo é parar o carro e desligar o motor.
Como ele está aquecendo, continuar a viagem irá elevar ainda mais a temperatura e gerar um problema ainda maior – ou, até mesmo, um eventual incêndio.
Após isso, é só esperar cerca de 20 a 30 minutos para que o motor resfrie naturalmente, com o capô do carro aberto. Assim, dá para observar ligeiramente alguma causa e avaliar o nível do reservatório, sendo possível completar com água nesse primeiro momento.
Feito isso, é só se dirigir para uma oficina mecânica, para passar por uma avaliação profissional.
O que não fazer se o carro aqueceu?
Tão importante quanto conhecer o passo ideal a se tomar quando o carro aquece é observar o que não se deve fazer quando o problema é identificado.
Abrir a tampa do reservatório inicialmente
Observar o nível de líquido no reservatório é fundamental. No entanto, isso não deve acontecer assim que o motor for desligado.
O que acontece é que a temperatura da água estará muito alta e a pressão do sistema poderá fazer com que ela espirre bem longe.
Ou seja, o risco de sofrer uma grave queimadura é bem alto, sendo algo facilmente evitado com um simples período de espera. Quando o motor estiver mais frio, a abertura do reservatório pode acontecer normalmente.
Completar o reservatório com água gelada
Embora possa parecer uma boa ideia inicialmente, colocar água gelada no reservatório do fluido não fará nenhum benefício ao motor.
Afinal, como o carro aqueceu, a temperatura da água estará ainda alta e a adição de outro líquido gelado provocará um choque térmico em alguns componentes, danificando o motor ainda mais.
Como evitar o superaquecimento do motor?
Esse superaquecimento está ligado diretamente a um mau funcionamento do sistema de arrefecimento do veículo. Assim, para evitar que esse problema aconteça, basta buscar manter o circuito sempre operando de forma adequada. Mas, como fazer isso?
Bem, tudo começa com a realização de manutenções e revisões regulares. Aliás, a manutenção preventiva é sempre a melhor opção.
Levar o carro regularmente a um profissional mecânico possibilitará uma troca de todos os componentes que não estejam mais funcionando normalmente. Consequentemente, o sistema sempre estará em boas condições e operando de maneira adequada.
Outra dica fundamental é ficar de olho nos níveis do líquido de arrefecimento. A correta reposição desse líquido, bem como o uso dos materiais corretos, com a adição do fluido na água desmineralizada, deixará o sistema em seus padrões ideais.
O fluido, como mencionado, tem muitas funções e atua como um aumento do ponto de ebulição da água. Além disso, impede que ela congele ao passar pelo radiador, mantendo o líquido sempre circulando e resfriando o motor.
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Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!