água saindo pelo escapamento

Água Saindo Pelo Escapamento: O Que Pode Ser?

Você já notou alguma vez que o carro está com água saindo pelo escapamento?

Assim como outros sinais que o veículo dá, é importante prestar atenção se notar que está pingando ou com jato de água saindo pelo escapamento, pois isso pode ter mais de um significado.

Veja, portanto, o que pode ser quando existe água saindo do escapamento do veículo e saiba identificar quando isso deve ligar seu alerta de problemas.

Assim, vai poder levar o veículo para manutenção se necessário.

O que significa água saindo pelo escapamento?

O que significa água saindo pelo escapamento?
Fonte: Notícias Automotivas

A primeira coisa que você deve saber é que nem sempre que notar água saindo pelo escapamento é um sinal de que há algo errado ou é motivo para pânico, por mais que a situação gere dúvida.

Sendo assim, é necessário identificar quando isso acontece, o tipo de água e se tem algum cheiro. Verificar a frequência também é importante.

Somente com uma análise de tudo isso é que você vai poder descobrir o que pode estar causando esse vazamento e vai tirar suas dúvidas se há problemas ou não que necessitem de serviços profissionais.

Água no escapamento ao ligar o motor

Se você notar que na primeira vez que liga o carro sai água pelo escapamento, fique tranquilo.

Isso é algo normal, pois quando o motor é aquecido, o escape também recebe calor. Assim, acaba acontecendo a saída da água como vapor e pode apresentar consistência líquida.

Sendo assim, esse costuma ser o motivo mais comum de todos para haver presença de água nesse local do veículo.

Então, se for somente nesse momento, apenas é um sinal de que o veículo está funcionando normalmente e o motor aquecendo como deveria.

Água no escapamento com odor

Se a água que você notou que sai pelo escapamento é acompanhada de odor de óleo queimado, nesse caso sim é um sinal de que há algum problema com o veículo.

O mais comum é que pode ser problema na junta do cabeçote, nos anéis ou em nos pistões.

Se uma dessas peças apresentar algum defeito e não estiver em boas condições, um dos sintomas que o carro apresenta é justamente eliminar um pouco de água pelo escapamento, acompanhado de cheiro de óleo queimado.

Sendo assim, o indicado é que você faça uma visita ao seu mecânico de confiança para que ele verifique as condições das peças mencionadas e encontre o problema para realizar o reparo.

É importante não deixar esse acontecimento se prolongar para que outros componentes não sejam afetados e possam representar um gasto maior e um problema maior no momento do conserto.

Algumas vezes, um problema simples que não é solucionado no início pode acarretar despesas extras e mais tempo sem carro.

Água com odor doce

Além das hipóteses acima, a água saindo pelo escape também pode ter outro significado caso ela esteja acompanhada de um cheiro adocicado. Nesses casos, pode indicar que existe um problema no motor do carro.

É comum que, se for essa hipótese, os carros apresentem outros sinais do problema do líquido no cano, como aquecimento do motor e funcionamento irregular.

Sendo assim, também é essencial que o mecânico seja procurado o quanto antes.

Problemas no motor não podem ser deixados para depois, sob pena de colocar em risco todo o funcionamento do componente.

Água com fumaça em dias frios

Caso você more em regiões mais frias, com massa de ar frio, ou esteja em períodos do ano em que as temperaturas costumam estar mais baixas, é normal que cerca quantidade de água fique no escapamento e que saia como vapor de água.

Quando o carro for ligado e o escapamento aquecer, essa água vai vaporizar e ser expelida.

Nesse tipo de situação não há com o que o motorista se preocupar, pois é apenas reflexo da baixa temperatura com o choque do motor aquecendo com a câmara de combustão.

Mais uma possibilidade de você notar água na parte de saída do escape do carro é porque o combustível usado no veículo é derivado de petróleo ou etanal.

Sendo assim, quando ele entra em combustão, ocorre a produção de gás carbônico e também de água.

Nesse caso, alguma quantidade de água pode ser encontrada saindo do veículo, principalmente quando o combustível utilizado for etanol.

Isso não significa que existe algum problema, não devendo ser motivo de alarme ou preocupação.

Ademais, também existe a possibilidade que a água saindo do escapamento seja originada pela ação do catalisador.

Esse sistema de catalisação faz a conversão de algumas substâncias necessárias para o veículo, mas que causam prejuízo à saúde humana.

Sendo assim, o conversor catalítico converte essas substâncias em outras que causem impacto menor na saúde e, dependendo do tipo da substância, ela terá forma de água.

Portanto, muitas vezes, quando você vê água no cano, na verdade nem é água, e sim uma substância líquida parecida, mas que é originada no funcionamento comum do motor e não representa ameaça a nenhum componente.

Conclusão

Existe grande chance de que a água que você notou saindo pelo escapamento não seja nenhum sinal de alerta e apenas um funcionamento normal do veículo, com vapores e condensação habituais.

No entanto, como visto acima, a análise deve levar em consideração outros fatores correlatos, como odor, temperatura e o momento em que acontece a eliminação de água.

Portanto, observe seu veículo sempre com atenção para conseguir identificar os sinais que ele emite e poder procurar auxílio profissional o quanto antes sempre que houver indicação de algum problema.

Além disso, entender um pouco mais do funcionamento do carro permite que você fique tranquilo em situações que podem parecer problemáticas, mas que são apenas resultados normais do funcionamento do veículo.

Dessa forma, a partir de agora, quando você notar água saindo do escapamento, vai ter condições de analisar e compreender se é um caso normal e esperado, ou se precisa levar seu automóvel para um mecânico dar uma olhada.