Motor fumando

Motor Fumando: Entenda o Que Pode Estar Acontecendo

Você notou que está saindo muita fumaça branca, preta ou azul do escapamento do seu carro? Essa situação é popularmente chamada de “motor fumando”. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre esse assunto!

Expressões como “queimando o óleo” ou “motor fumando” são comuns para descrever quando o óleo lubrificante acaba penetrando nos cilindros do motor.

Isso acontece devido às folgas excessivas entre os cilindros e os anéis dos pistões, e entre o virabrequim e as bielas.

Com isso, o óleo lubrificante acaba se misturando com o combustível e o ar durante o processo de combustão, formando a fumaça que vimos sair pelo escape.

Normalmente essa situação ocorre quando o motor do veículo já está desgastado.

Essa circunstância acaba deixando os donos dos veículos preocupados e com algumas dúvidas.

O Review Auto reuniu todas as informações que você precisa saber quando o carro está com o motor fumando. Veja em seguida.

Qual o significado de motor fumando?

Qual o significado de motor fumando?
Fonte: Chiptronic

O popular motor fumando é uma adversidade peculiar aos motores “cansados”, que estão desgastados pela alta quilometragem percorrida.

Também pode ser resultado de algum defeito no sistema de arrefecimento. Isso é muito comum de acontecer em veículos que rodam por cidades grandes constantemente, como São Paulo, por exemplo.

Em alguns casos específicos pode ser ocasionado também pelo desgaste excessivo e precoce de peças do motor, principalmente os pistões

O motor fumando nada mais é do que aquele que está queimando o óleo lubrificante e, em consequência, gerando aquela fumaça que sai pelo escapamento.

O que acontece é que o fluido que teria que lubrificar as peças internas do motor, acaba entrando na câmara de combustão.

Normalmente essa situação acontece quando existe um espaçamento entre o cilindro e o pistão. O resultado é a queima do combustível e do ar.

Quais são os principais sinais de que o motor está fumando?

Um dos principais sinais que indicam que o motor do seu carro está fumando, é quando você percebe um barulho diferente do normal originado do motor.

Alguns desses barulhos podem ser identificados como estrondos, chiados, ruído metálico ou batidas (os populares tec-tec), que normalmente demonstram que existe alguma falha de lubrificação, peças defeituosas ou espaço excessivo entre pistão e cilindro.

Esses barulhos são identificados mais facilmente no momento em que o carro é ligado, quando o motor ainda está frio.

A partir do momento que ele vai esquentando, o óleo começa a circular com mais intensidade e ocorre uma pequena dilatação das peças pelo calor, diminuindo os ruídos.

Outros indicativos de que o motor está fumando, é a falta de potência do mesmo e a fuga de óleo pelo sistema de escape.

Fique atento na perda de potência quando estiver dirigindo, principalmente em subidas, e verifique se estão sendo formadas marcas e poças de óleo quando o carro está parado.

Verifique também se o gasto de gasolina e do óleo está além do normal e se existe água misturada quando você verifica o nível do óleo com a vareta.

A última e mais conhecida forma de verificar se o óleo está queimando, é observar se existe a emissão de fumaça quando o motor do carro entra em atividade.

Mas você sabe diferenciar os tipos de fumaça que saem do escapamento?

Fumaça Preta

Se a fumaça que está saindo do sistema de escape é preta, isso provavelmente quer dizer que existe algum problema no motor.

Essa fumaça se origina quando não existe oxigênio suficiente para a queima total do combustível.

Essencialmente é o carbono sendo pulverizado que não entrou em combustão e entrou no escapamento, resultando nessa fumaça preta.

Além de ser extremamente poluente e conter substâncias nocivas à nossa saúde, a fumaça preta acaba tendo como consequência o aumento do consumo de combustível, afetando também o nosso bolso.

Fumaça Branca

A fumaça branca pode ser um indício de problema no radiador, podendo ocorrer quando existe líquido no mesmo.

Ela surge quando o motor já está aquecido, sendo resultado da água que passa pela junta do cabeçote defeituoso e atingindo a câmara de combustão.

Dessa forma a água acaba saindo pelo sistema de escape em forma de fumaça branca.

Outro motivo que pode resultar em fumaça branca, é a queima de fluidos de freio. Isso acontece quando existe algum dano no cilindro mestre e o fluido acaba vazando para o servo freio, sendo absorvido e queimado pelo motor através do vácuo produzido.

Fumaça Azulada

Esse tipo de fumaça é a mais preocupante entre as opções citadas, exigindo muita atenção do motorista.

A fumaça azulada é causada pela queima do óleo lubrificante, o que significa que o nível de lubrificação do motor está se reduzindo rapidamente, o que pode acarretar sua fundição.

Outras causas da fumaça azulada são: o bloqueio do respiro do óleo ou da ventilação, a deterioração dos retentores de válvulas e dos anéis, muita quilometragem e problemas na turbina.

Como faço para evitar que esse tipo de problema aconteça?

Motor fumando
Fonte: AutoPapo

O problema do motor fumando pode aparecer inevitavelmente a partir do momento que seu veículo atinja uma certa quilometragem, mesmo com cuidados preventivos.

Pois com o uso, o atrito entre as peças e componentes acabam ficando suscetíveis a quebras e folgas.

Sem falar que existe um nível de consumo de óleo aceitável previsto pela montadora, que é natural a cada mil quilômetros.

As principais maneiras de prevenir o motor fumando são:

  • Observar frequentemente o nível do óleo no motor, não excedendo a quantidade mínima e máxima;
  • Sempre fazer uso do óleo lubrificante indicado pelo fabricante do veículo;
  • Realizar a manutenção preventiva a cada mil quilômetros;
  • Trocar o óleo e o filtro de ar de acordo com as orientações do manual;
  • Realizar a manutenção corretiva quando surgir algo anormal no motor, na injeção eletrônica ou no sistema de arrefecimento;
  • Não dirigir o veículo caso ele esteja com superaquecimento;
  • Guiar o veículo cumprindo o tempo correto das marchas e dos giros do motor;
  • Não sobrecarregar o automóvel a fim de diminuir a deterioração do motor;
  • Ficar atento ao nível do líquido de arrefecimento.

Como realizar o reparo do motor fumando?

Caso realmente seja constatado o problema, não há muito o que ser feito, então, procure uma oficina especializada.

Os tipos de reparo e o valor do custo do conserto variam de acordo com a severidade do problema.

Em certas situações, a troca dos pistões ou da junta são suficientes. Já em outros casos, pode ser indicada uma retífica completa.

No caso da retífica do motor, depois dele aberto, a câmara de combustão será submetida a um aumento do diâmetro e pistões novos serão colocados.

A média de tempo que uma retífica é realizada é de 24 horas. A fim de evitar novos problemas e despesas, é recomendado que todos os componentes  e peças avariadas sejam trocados.

Quando a retífica do motor for inevitável, procure usar sempre peças originais ou vendidas pelos próprios fabricantes.

Realize também um orçamento, para que você saiba se vale a pena mesmo trocar as peças, ou se seria mais interessante e vantajoso trocar por um novo motor.

Considerações finais

Motor fumando
Fonte: Cobli

Como vimos nesse artigo, o motor fumando pode ter variadas causas e deve ser tratado pelos proprietários de veículos com muita atenção. A fumaça pode significar muito mais do que poluição e o mal cheiro causado.

Se atente aos sinais que podem indicar um problema e caso identifique um desses alertas, procure ajuda especializada imediatamente. Quanto mais cedo for o diagnóstico, menos dinheiro e empenho serão necessários para a solução do inconveniente.

Lembre-se também que economizar nem sempre é a melhor alternativa, pois como diz o ditado “o barato sai caro”.

Procure fazer uma pesquisa de locais especializados em mecânica, e que possuam uma boa reputação no conserto desse tipo de avaria. Além disso, procure as concessionárias da marca do seu veículo.

Para demais informações sobre motores ou o mau funcionamento de peças, equipamentos e componentes de um carro, acesse nossa área de artigos.