Se a correia dentada estourou, o motor em funcionamento vai parar e o mecânico vai declarar o óbito instantâneo.
Por isso, é importante conhecer as causas para evitar pagar caro pelo conserto, o que é uma dor de cabeça para o proprietário.
Um dos principais sinais de que a correia dentada estourou é um ruído intenso de dois metais se chocando entre si. Esse barulho se repete por um tempo até a correia dentada arrebentar.
Com a correia dentada quebrada, os danos às outras peças do motor podem ser maiores do que você possa imaginar – isso inclui o seu próprio bolso.
Portanto, vale a pena saber o que fazer quando a correia dentada estourar e como proceder para evitar que isso aconteça.
Acompanhe!
O que é e qual a função da correia dentada?
A correia dentada, como o próprio nome diz, é uma corrente com “dentes”, fundamental para o funcionamento do motor do veículo.
Mas, antes de continuar, saiba que existem correias e correntes nessa história, bem como existem carros que não usam correia dentada.
Enquanto a correia é feita de borracha e nylon, portanto, mais leve, a corrente é feita de metal, emitindo um som para avisar da possível quebra.
É esse componente que faz a ligação entre o eixo-comando de válvulas com o virabrequim do motor, atuando com outras peças, como o cabeçote e tensores.
A principal função da correia dentada é coordenar os movimentos dos pistões e das válvulas, que devem ser sincronizados para transferir energia para o motor e, ao mesmo tempo, ser capaz de resfriá-lo.
Como as válvulas têm um tempo para abrir e fechar graças ao movimento dos pistões, essa sincronia acontece da seguinte forma: o pistão comprime a mistura de gases do motor, enquanto a válvula se mantém fora do cilindro.
A válvula não pode ficar dentro do cilindro durante a compressão do pistão, e isso só acontece porque existe a correia.
Com toda essa engrenagem, se ela arrebentar, os componentes não trabalham, as válvulas não conseguem receber o ar e o combustível nem eliminar os gases da combustão.
Como resultado, a ação pode danificar todas as peças do motor.
Como saber quando a correia dentada estourou?
Os sinais de que a correia dentada estourou são os ruídos seguidos de um forte barulho derivado do impacto dos componentes.
Tais ruídos podem ser ouvidos antes mesmo da correia dentada arrebentar, pois são sinais claros de desgaste da peça.
Para não causar maiores problemas para o seu veículo e motor, é fundamental prestar atenção nesses ruídos.
Se eles forem repetitivos e ocorrerem no capô do carro, é possível que a correia dentada estourou, gerando o ruído intenso e típico do atrito entre as peças.
Nesse caso, os pistões e bielas correm o risco de serem destruídos quando as válvulas entram em choque.
Além disso, o superaquecimento do motor é outro sinal de quebra da correia.
Afinal, sabe-se que a correia dentada ajuda no resfriamento do motor, então, quando ela começa a desgastar ou se rompe de vez, o motor em funcionamento aquece muito mais.
Por fim, sinais de impacto entre metais podem ficar visíveis na correia, ainda que de forma superficial.
O problema é que a correia costuma ficar protegida por uma capa, sendo necessária a inspeção de um especialista.
Nesse sentido, seria necessário desmontar algumas partes do motor, como o cabeçote, as válvulas, pistões e bielas, que podem indicar algum problema em uma inspeção visual.
De qualquer forma, procure levar seu automóvel a uma oficina mecânica sempre que ocorrer um desses problemas:
- Ruídos.
- Superaquecimento do motor;
- Aumento do consumo de combustível;
- Perda de potência.
A perda de potência também pode ter como causa outros fatores, mas é um dos sintomas comuns de quando a correia dentada sofreu desgaste ou estourou.
De qualquer forma, é importante agir rápido para evitar o alto custo do conserto. Por isso, esteja atento ao menor ruído que o seu carro estiver emitindo para não ter dor de cabeça depois.
Por que a correia dentada desgasta?
Primeiramente, é importante saber que toda correia vai desgastar um dia, afinal, ela também possui vida útil.
Porém, existem alguns fatores que elevam as chances de uma correia dentada desgastar e arrebentar. Alguns deles estão descritos abaixo:
- Ranhuras na correia dentada;
- Rachaduras na peça;
- Lacunas na correia.
Ranhuras na correia dentada
O acúmulo de materiais depositados nas ranhuras da correia pode provocar desgaste e rompimento da peça.
Essa ocorrência se dá por desalinhamento da correia e/ou novas correias que são colocadas em polias desgastadas.
Assim, quando isso acontece, a cadeia dentada apresenta ruídos e vibrações que podem levá-las à quebra. Por isso, o mais indicado é a troca das peças.
Rachaduras na peça
Se a correia dentada sofreu desgaste ou estourou, um fator indicativo é encontrar rachaduras na corrente. Isso é uma consequência da exposição da peça às temperaturas elevadas.
Sendo assim, as rachaduras de até 2 cm já indicam a necessidade de troca imediata da correia dentada, antes que ela comprometa outros componentes.
Lacunas na peça
Pegando carona na questão anterior, a correia pode apresentar muitas rachaduras no mesmo local, sendo um forte sinal de lacunas na peça.
Os motivos são, além de temperaturas elevadas, o tempo de utilização do componente. Lembrando que as correias dentadas também possuem vida útil e isso vai depender da quilometragem rodada ou da qualidade da peça.
Uma peça de má qualidade, por exemplo, não vai resistir por muito tempo ao desgaste por fricção. Além disso, se a correia não estiver de acordo com o motor do seu carro, ela também vai se desgastar mais rápido.
Por isso, não hesite em fazer a troca das válvulas, troca de pistões ou de outros materiais por peças de melhor qualidade e mais flexível.
O que fazer se a correia dentada arrebentar?
A melhor solução para uma correia dentada que estourou é fazer a troca imediatamente das peças.
Ainda que pareça incomum, a troca de pistões e bielas são necessárias porque eles podem ser destruídos pelo choque com as válvulas.
Nesse sentido, dependendo da velocidade em que o componente arrebenta, é possível fazer a troca das válvulas e corrigir outras peças.
O importante é lembrar que nem nós vamos durar para sempre, quem dirá os carros e os inúmeros elementos que os compõem, não é?
Por essa razão, vale a pena ficar atento aos sinais de desgaste e mandar fazer uma inspeção para ver a necessidade de uma troca.
Como aumentar a vida útil da correia dentada?
Além da troca ser essencial para a sobrevida do motor, a forma de dirigir também garante o aumento da vida útil da correia dentada.
Uma boa dica para reduzir os danos na correia dentada e evitar sua quebra é pisar na embreagem (para carros com câmbio manual) ou deixar a alavanca na letra N e desligar a ignição (para carros com câmbio automático).
Além disso, para aumentar a vida útil da correia dentada, é crucial evitar os trancos durante a troca de marcha.
Esses trancos ocorrem quando o motorista não consegue acompanhar a sincronia entre a aceleração do veículo e o momento de acionar o pedal da embreagem.
Em outras palavras, o motorista troca a marcha, mas demora a acelerar. Ou a troca é feita durante o tempo certo, mas o condutor não diminui nem aumenta a velocidade para mudar a marcha.
Essas ações repetidas vezes forçam o motor e levam ao desgaste de seus componentes, até a correia dentada arrebentar.
Ao perceber que algo aconteceu, é importante não dar a partida no motor em funcionamento, pois isso danifica a peça. Em vez disso, o carro deverá ser rebocado para o devido conserto na oficina mecânica.
Quando é hora de trocar a correia dentada?
Fica claro que, diante da questão anterior, qualquer sinal indicando que a correia dentada estourou, é um alerta para troca da corrente.
Mas antes precisamos entender como funciona essa vida útil da correia dentada de um veículo.
A forma de cálculo pode se basear em alguns fatores como, por exemplo, qualidade da peça, quilometragem rodada ou mesmo manutenção preventiva.
Se um carro rodou por vários quilômetros ou já é antigo, suas peças também são velhas, gastas, portanto, precisam de reposição.
Contudo, a depender do fabricante do veículo, a estimativa para substituir a cadeia dentada vai de 40 mil a 100 mil km (se você não é de rodar muito com o carro, tem vantagem).
De qualquer forma, o tempo para substituir a correia dentada é de cinco anos, mas esse número pode aumentar.
Por exemplo, se você investiu em peças de qualidade, seu carro não é um quatro rodas aventureiro e você costuma fazer manutenção preventiva, então essa média de cinco anos é super válida.
Portanto, a manutenção preventiva é a melhor forma de evitar desgastes e prejuízos com o seu carro e seu bolso.
A correia dentada estourou: já sabe como resolver?
Até aqui vimos os principais motivos para a correia dentada que estourou: ranhuras e rachaduras na corrente, inúmeras trocas de marchas e muitos quilômetros percorridos.
Além disso, ficamos sabendo sobre os sintomas mais comuns de uma correia dentada quebrada, como o som de ruídos constantes, motor quente demais, aumento no consumo de combustível.
Por fim, você já sabe como resolver o caso da correia dentada que estourou: troque as peças, evite trancos na troca de marcha e faça revisão periodicamente.
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Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!