Motor Perde Potência Quando Acelera: O Que Está Acontecendo?

Você certamente já passou por isso: o motor perde potência quando acelera, aumenta os gastos com o combustível e você sai no prejuízo. Quem nunca, não é?

Ainda que ninguém queira passar por isso, muita gente já viu o carro perdendo força, principalmente na subida. A questão é saber se o problema tem solução fácil.

Pois saiba que sim, é fácil resolver!

E alguns dos motivos que fazem o motor perder aceleração em movimento são o filtro de ar sujo ou o combustível que não chega ao motor.

Então, se você não quer mais ter problemas com o motor do seu carro, saiba que a solução está aqui. Confira nossas dicas para descobrir por que o motor perde potência quando acelera!

Por que o motor perde potência quando acelera?

Por que o motor perde potência quando acelera
Fonte: Chiptronic

O motor perde potência quando acelera por causa de quatro fatores principais: ar, velas de ignição, compressão e combustível.

Para um diagnóstico preciso, é importante manter a revisão e manutenção preventiva em dia. De qualquer maneira, os principais motivos para o motor perder potência ao acelerar estão descritos abaixo.

Confira!

Filtro de ar sujo

O motor perde potência quando acelera no momento em que o ar não consegue executar sua principal tarefa: auxiliar na mistura com o combustível para entregar potência ao veículo e gerar energia térmica, isto é, combustão.

Por isso, um filtro de ar obstruído por sujeiras não vai conseguir levar o ar para o combustível, o que impede o motor de ganhar potência.

Esse é um dos principais fatores que levam à perda de potência do motor. Não é à toa que ele costuma ser o primeiro item de observação antes de levar o veículo na oficina mecânica.

Restrição de escape

A restrição do fluxo de ar força o motor a trabalhar mais para jogar para fora os gases de escape, limitando a potência.

Isso pode acontecer por conta do entupimento de catalisadores, vazamento de óleo do motor ou alterações na tubulação interna.

Qualquer um desses fatores relacionados à mistura de ar no combustível leva à perda de potência do motor.

E tudo deve ser levado em conta para evitar diagnóstico errado ou tardio que culmine em mais prejuízos.

Desgaste nas válvulas

O motor também perde potência quando acelera por causa do desgaste nas válvulas, algo bastante comum com o passar do tempo.

A mistura do ar com o combustível é interrompida devido às falhas de abertura e fechamento dessas válvulas que sofrem com o desgaste natural.

Nesse sentido, é importante corrigir o problema, como trocar o óleo do motor e ajustar as válvulas, assim o ar e o combustível voltam a ser misturados e expelidos na proporção correta.

Esses são problemas no ar que podem ser resolvidos de forma fácil e o mais rápido possível para evitar dados maiores, seja no carro ou no seu bolso.

Bomba de combustível

Se você já verificou o filtro de ar, as válvulas e o escape, mas está tudo ok, então o problema que está fazendo o carro perder força pode estar na bomba de combustível.

Como a bomba é um componente caro, é importante avaliar as suas condições, já que ela é responsável por enviar o combustível para o interior do motor.

Sendo assim, diante de qualquer defeito na peça, a bomba não vai conseguir manter o fluxo entre os combustíveis (gasolina/etanol/diesel) nem mesmo a pressão ideal para o seu funcionamento.

Como resultado, o carro perde potência quando acelera, pode se engasgar e ter dificuldades em dar a partida.

Velas do sistema de ignição sujas ou velhas

Se o carro está perdendo força, a culpa pode estar nas velas de ignição. São elas que causam a inflamação do ar/combustível no motor para gerar potência e fazê-lo render.

No entanto, se as velas estiverem sujas ou velhas, é provável que você sinta que o motor perde potência quando acelera.

Aí, nem se o carro for um dos melhores carros econômicos do Brasil vai conseguir dar conta de render o que prometeu.

Além disso, se você utiliza combustível de má qualidade ou o motor sofre com o vazamento de óleo é provável que sejam formados depósitos de carbono sobre o pistão.

No mais, outros problemas podem ser a causa, como defeitos no ponto de ignição que resultam no velho conhecido nosso: o carro trepida e morre.

Motor perde potência quando acelera por causa da compressão

Os componentes mais caros de um veículo também sofrem com a ação do tempo, provocando menor taxa de compressão. Esse é um problema comum que faz o motor perder potência quando acelera.

Isso acontece em duas situações: quando os anéis de pistão se desgastam ou mesmo quando há acúmulo de depósitos de carbono nas válvulas.

No primeiro caso, o motor perde potência quando acelera porque o óleo vazou da parte inferior do cilindro e foi parar na câmara de combustão.

Isso contamina a mistura de ar/combustível e gera menor potência do motor e compressão.

Já no segundo caso, tem relação com o combustível adulterado que provoca os depósitos de carbono sobre as válvulas. Há casos ainda em que essas válvulas não se adéquam corretamente, graças ao óleo dentro do cilindro.

Portanto, anéis de pistão desgastados e depósito de carbono sobre o pistão reduzem a taxa de compressão e o desempenho do motor.

Combustível de má qualidade

Mais uma vez voltamos a falar sobre o consumo de combustível de má qualidade. Infelizmente, existem lugares que fazem a mistura de gasolina ou etanol batizado.

Esse tipo de prática reduz o desempenho do motor, contamina o óleo lubrificante, causa prejuízos no bolso e ainda oferece risco à vida das pessoas.

E em tempo de crise, com a gasolina lá nas alturas, muita gente quer economizar no combustível, mas acaba levando gato por lebre ao pagar barato demais pelo litro.

Por isso, verifique se o posto tem autorização para funcionar. Você pode exigir um teste de qualidade que deve ser feito na hora. Ao desconfiar da adulteração, denuncie à Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Entupimento dos bicos injetores de combustível

Os bicos injetores de combustível são responsáveis pelo bom desempenho do veículo, mas quando não fazem o seu papel, o resultado é um carro perdendo força.

A função dos bicos injetores é pulverizar o combustível para dentro do cilindro, mas quando entopem, estão com defeito, falhas nas vedações ou vazamento nos bicos, a taxa de combustível diminui, resultando nas seguintes situações do motor:

  • Perde potência quando acelera;
  • Impede o carro de pegar;
  • Faz o motor perder força nas arrancadas;
  • Causa instabilidade na marcha;
  • Provoca cheiro forte de combustível, inclusive no interior do veículo.

Se não houver nenhum problema no quadro de instrumentos, o motorista vai receber o alerta quanto aos defeitos no sistema de injeção eletrônica.

Bobina com defeito

O motor perde potência quando acelera em casos de defeito na bobina de ignição.

Ela é responsável por receber a corrente da bateria de baixa voltagem para transformar em milhares de volts para as velas.

Então, qualquer falha nessa peça compromete o carro em sua potência, desempenho e rendimento.

Porém, diferente do tópico anterior, você só vai conseguir detectar o problema nas bobinas usando um scanner automotivo.

Mau funcionamento do sistema de arrefecimento

Quando o carro está perdendo força quando esquenta e acelera, uma dica é verificar o sistema de arrefecimento da máquina.

Em mau funcionamento, é comum haver atrito das peças metálicas do veículo.

Por isso, é importante usar o radiador e o líquido de arrefecimento de forma proporcional. Assim, você garante uma lubrificação eficiente para o motor.

Esse tipo de problema nem sempre aparece de imediato. A partir do momento em que você utiliza uma proporção inadequada do produto, o resultado pode vir a aparecer a longo prazo.

Até lá, você já gastou combustível a mais do que o normal, perdeu a paciência por chegar atrasado no seu destino e gastou dinheiro em oficinas que não descobrem o problema.

No entanto, para evitar esse tipo de situação, nunca misture água pura no líquido de arrefecimento.

Além disso, siga as instruções no manual do fabricante para o uso correto do óleo lubrificante e faça a manutenção dentro do previsto na tabela.

E por falar em arrefecimento, é interessante mencionar, também, que uma boa revisão no sistema do ar condicionado ajuda a resolver problemas relacionados.

Falhas nos sensores

Uma das melhores formas de entender quando e porque o motor perde potência quando acelera é observando a central eletrônica do carro.

A central possui sensores que administra e corrige diversos parâmetros do motor do carro, de acordo com os dados que os sensores enviam, como: temperatura, tipo de combustível, rotação, passagem de ar, entre outros.

Porém, se os sensores não conseguem detectar as oscilações dos equipamentos, os motoristas demoram a perceber que algo de errado aconteceu.

Assim, sem uma informação correta, o motor perde força e desempenho, levando a problemas como o aumento de emissões de gases.

Além disso, as altas temperaturas também são provenientes de leituras erradas dos sensores, o que leva, mais uma vez, à perda de força motriz.

Portanto, o motor perde potência quando acelera devido a um ou mais problemas relatados aqui em nossa lista.

Se o seu carro está perdendo força e te deixando na mão em subidas ou até mesmo para arrancar no sinal aberto, verifique as causas descritas em nosso artigo.

Depois, não deixe de levar seu veículo para dar um passeio em uma oficina para corrigir os problemas.

Gostou deste conteúdo e quer mais informações sobre veículos? Então continue em nosso blog da Review Auto e saiba tudo sobre carros.

Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais, pois o seu apoio faz toda a diferença para nós. Até a próxima vez!