Quer financiar uma moto, está com nome negativado e não sabe o que fazer? Não se preocupe, pois esse é um problema muito comum e hoje você vai entender tudo sobre o financiamento de moto para negativados.
Ter o nome sujo atrapalha em vários fatores da vida financeira de uma pessoa, em especial quando falamos de financiamento.
Isso porque o nome sujo influencia no histórico de bom pagador do cliente, no score e outros fatores que afetam a liberação de crédito.
Por outro lado, ter uma moto pode ser uma solução para aumentar a renda e, por consequência, conseguir limpar o nome e manter as dívidas em dia.
Mas como fazer se o nome sujo dificulta o financiamento de moto? Esse será o tema do nosso conteúdo de hoje. Então, venha com o Review Auto para saber como funciona o financiamento de moto para negativados!
Financiamento: como funciona?
Comprar uma moto de modo financiado pode ser a única saída para alguns.
Dessa forma, a pessoa consegue comprar bens com valores mais elevados, através de uma carta de crédito que será paga de forma parcelada ao banco, no decorrer dos meses e anos seguintes.
Isto é, o processo de financiamento é bem semelhante ao do empréstimo e até consórcio.
Para o consumidor, essa pode ser a única maneira de ter uma moto, carro ou até imóvel.
Já para a instituição financeira, esse é um ótimo negócio, pois ela lucra com as taxas de juros que, em alguns casos, são bem elevadas.
Vale lembrar ainda que, caso não haja o pagamento do financiamento, alguns contratos permitem que as instituições financeiras tenham o bem como garantia em caso e falta de pagamentos.
Ou seja, caso as parcelas do empréstimo não sejam pagas, os bancos podem apreender o bem, seja motos, carros ou outros, e levar a leilão. Isto é, para as instituições financeiras, os riscos são quase mínimos.
Mas, para fazer financiamentos, a pessoa precisa passar por uma análise de crédito, onde a instituição financeira avalia os dados relacionados ao nome do cliente.
E é aqui que surge o problema caso a pessoa esteja com nome sujo. Então, veja no próximo tópico algumas dicas do que fazer nesses casos.
Financiamento de moto com nome sujo, ou financiamento de moto para negativados: tem como fazer?
Muitas vezes o financiamento é a única maneira de conseguir um bem.
No entanto, o nome sujo é uma situação que torna a análise de crédito muito mais burocrática e, por isso, na grande maioria dos casos, a pessoa não consegue tal valor para financiar uma moto ou mesmo um carro quando está negativada.
Nesses casos, os clientes tem que seguir algumas dicas para conseguir ter a tão sonhada moto, mesmo com o nome sujo.
No entanto, vale lembrar que para um financiamento seguro é preciso que o valor do empréstimo não ultrapasse 30% do seu salário, caso contrário, os riscos de inadimplência são grades e você pode perder a moto.
Assim, veja a seguir algumas dicas para conseguir comprar sua moto com o nome sujo.
Procurar instituições financeiras pequenas
Quando se trata de financiamento de moto com o nome sujo, é quase certeza que a pessoa não vai conseguir o valor se for a bancos grandes e já conceituados.
Por outro lado, as instituições financeiras menores possuem atividade voltada para captar mais clientes e aumentar o lucro.
Assim, caso você esteja com o nome sujo, mas possua meios de comprovar renda fixa, pode conseguir a carta de crédito para realizar a compra de sua moto.
Contudo, já adiantamos que você terá que procurar várias instituições até conseguir financiar uma moto.
Dê uma boa entrada
Quando se ganha pouco ou em momentos de crises, a dificuldade para juntar dinheiro é bem grande.
Contudo, se o seu objetivo é ter uma moto com o nome sujo, uma boa saída é juntar dinheiro e dar uma boa entrada ao pedir o financiamento.
Isso porque, ao fazer a solicitação do financiamento, as empresas avaliam suas informações nos bancos de dados e score no Serasa, SPC, Receita Federal e outros.
Assim, restrições, dívidas e problemas com a falta de pagamentos em outros negócios te dão a fama de mal pagador e evitam a aprovação do financiamento.
Dessa forma, uma entrada com valor elevado, chama a atenção da instituição financeira e pode aumentar a sua credibilidade e confiança quanto ao pagamento das parcelas.
Por isso, caso você tenha o nome sujo, é ideal que você faça um bom planejamento para separar uma parcela de sua renda para juntar uma boa quantia em dinheiro, que sirva como uma boa entrada no negócio.
Limpar o nome
Por fim, caso as opções anteriores não tenham feito você conseguir o financiamento de moto, a última opção é limpar o nome junto aos órgãos oficiais.
Para isso, uma ótima forma é procurar a negociação das dívidas direto com a empresa e ainda através dos feirões de negociação comuns no Serasa e no SPC.
Inclusive, nesses feirões você pode conseguir reduzir o valor da dívida em mais de 60%. Além disso, em alguns casos há a possibilidade de fazer o pagamento com cartão de crédito.
Assim, após limpar o nome, as chances de conseguir o financiamento de moto são bem mais fáceis, e com condições menores, seja na quantidade de parcelas ou ainda com taxas de juros mais atrativas.
Considerações finais
Conseguir financiar uma moto com nome sujo pode ser uma missão bem difícil.
No entanto, com estas dicas que trouxemos, o processo de financiamento é possível e podem ajudar na contratação.
Dessa forma, se você está sonhando com a sua moto e precisa fazer o financiamento com nome sujo, não deixe de procurar instituições financeiras menores e se organizar para juntar o valor da entrada.
Se isso não der certo, você tem também a opção de procurar os feirões de negociação de dívida e, assim, limpar o nome e tentar fazer uma nova solicitação do financiamento.
E então, o que achou do nosso conteúdo de hoje?
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Agrademos pela leitura e até a próxima.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!