Decidiu comprar um carro e está na dúvida se leva Fox ou Fiesta? Ambos saíram de linha, mas ainda garantem bons índices de vendas no país.
Com pegada esportiva, tanto o hatch Ford Fiesta quanto o hatch Volkswagen Fox entregam vantagens e desvantagens na ficha técnica que podem fazer diferença na escolha.
Eles fazem parte da gama de hatches “esportivados” e chegaram a lançar novas versões antes de dizerem adeus ao mercado brasileiro.
O que podemos adiantar é que um deles tem mais espaço no porta-malas e melhor consumo, enquanto o outro vai de 0 a 100 km/h mais rápido e tem menor peso.
Quem ganha a batalha: Fox ou Fiesta?
É isso que vamos descobrir no nosso comparativo de hoje.
Ótimo Custo-Benefício
A versão do Fiesta Sport da Ford é derivada do Fiesta SE 1.6 e cuja personalização é bem simples
- O New Fiesta Sport confere melhor posição de dirigir
- Melhor encaixe das mãos no volante graças a sua empunhadura que favorece bastante a forma de usá-lo
- Porta malas com capacidade para até 281 litros
Melhor Escolha
Os carros da VW fazem parte da garagem de muitos consumidores há mais de 50 anos
- A relação peso/torque faz diferença aqui
- A relação desempenho/consumo está conectada e, por isso, a Volkswagen Fox entrega vantagem na linha Pepper
- O Pepper traz retrovisor com tilt down, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de som multimídia e um computador de bordo
Qual o melhor carro: Fox ou Fiesta?
Em primeiro lugar, vale destacar que tanto o VW Fox quanto o Ford Fiesta Sport saíram de linha na década passada. Quando isso acontece, é comum que os preços caiam e a oferta de peças diminuam.
Contudo, estamos falando de duas marcas famosas e cada uma com um motivo para não preocupar o comprador.
Por exemplo, as peças do Ford Fiesta podem ser mais difíceis de encontrar daqui a alguns anos, uma vez que a fábrica fechou no Brasil. Porém, segundo comentários de quem tem um Fiesta rodando, o carro não é do tipo que dá problema rápido.
Por sua vez, a VW se mantém firme e as peças para o Fox, mesmo fora de linha, podem ser encontradas sem que haja dor de cabeça.
Nesse sentido, vale se concentrar nas configurações de ambos os hatches e no que eles têm a oferecer com as suas linhas.
Aqui, vamos destacar o VW Fox Pepper I-Motion, herdado do Highline, e o Ford New Fiesta Sport 1.6 16v.
Acompanhe!
Prós e contras do Volkswagen Fox Pepper
Os carros da marca VW fazem parte da garagem de muitos consumidores há mais de 50 anos. Desde o clássico e inconfundível Fusca até o Gol, dois líderes de vendas por mais de 20 anos cada.
E, por ter se mantido tanto tempo na liderança, muitas pessoas confiam na engenharia alemã e investem na compra de modelos do VW, como o Fox.
Entre as versões do Volkswagen Fox, podemos citar as seguintes edições limitadas desde o seu lançamento em 2003:
- Route;
- Extreme;
- Sunrise;
- BlackFox;
- SilverFox;
- Pepper;
- Run;
- Seleção;
- Rock in Rio.
Para o nosso comparativo de hoje contra o Ford New Fiesta, portanto, vamos considerar a versão VW Fox Pepper.
Pontos positivos do Fox Pepper
Desempenho
Tanto o Fox Pepper quanto o Ford Fiesta Sport entregam desempenho similar, já que são equipados com motor 1.6 16v. No entanto, a vantagem vai para o modelo da Volks.
Sua potência de 120 cv a 5.750 rpm com torque a 16,8 kgfm e 4.000 rpm parece ficar atrás do concorrente. Isso porque o Fiesta Sport tem 130 cv de potência a 6.500 rpm e 16.0 de torque a 5.000 rpm. No entanto, a relação peso/torque faz diferença aqui.
Enquanto o hatch alemão tem 66,6 kg/kgfm, o hatch da marca estadunidense tem 70,2 kg/kgfm na relação peso/torque. Lembrando que o torque do Fox Pepper é de 16,8, uma vantagem sobre o New Fiesta Sport.
Além de prometer e entregar tudo nas baixas rotações, o Volkswagen Fox Pepper também funciona nas retomadas de 80-120 km/h na quarta marcha, sendo 3s59 mais rápido do que o rival.
Na aceleração de 0 a 100 km/h, o Fox Pepper também surpreende o Fiesta Sport e alcança o número em 10s15 contra 10s40 do oponente.
Ou seja, ponto para o desempenho da Volkswagen Fox versão Pepper!
Consumo
A relação desempenho/consumo está conectada e, por isso, a Volkswagen Fox entrega vantagem na linha Pepper.
Apesar de ambos terem bons câmbios – Pepper tem câmbio manual de 6 (seis) marchas contra o câmbio manual de 5 (cinco) marchas do Fiesta Sport -, é o modelo apimentado (pepper em inglês) da VW que sai na frente.
Isso se deve justamente à sexta marcha que confere um bom desempenho na estrada e uma redução de consumo favorável. Veja os números:
- Fox Pepper – 8,2 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada), ambos com etanol. Já com gasolina, o Pepper faz 11,3 km/l (cidade) e 13,5 km/l (estrada);
- Fiesta Sport – 8 km/l (cidade) e 10 km/l (estrada), ambos com etanol. Com gasolina, são 12 km/l (cidade) e 14,3 km/l (estrada).
Como podemos ver, há uma vantagem clara para o Fiesta da Ford, já que o carro empata com o Pepper na estrada/etanol e vence na gasolina.
No entanto, é bom lembrar que o Volkswagen Fox traz um câmbio manual de seis marchas, o que significa um fôlego a mais na pista.
Equipamentos
Entre Fox ou Fiesta, quem entrega mais equipamentos?
Enquanto o Ford Fiesta não oferece opcionais ao consumidor, a Volkswagen Fox cobra um pouco mais, mas garante bons itens de série.
Além de controle de tração presente em ambos os veículos, o Pepper traz retrovisor com tilt down, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema de som multimídia e um computador de bordo. A tela é maior e mais funcional que o da concorrência.
Caso o consumidor queira os opcionais, terá que desembolsar quase R$ 10 mil para usufruir de um teto solar, controle de estabilidade, piloto automático, sensores de chuva e crepuscular, navegador, assistente de partida em rampa e faróis de neblina. Cada um pago a parte.
Sendo assim, o Fox Pepper abre mais uma vantagem sobre o Fiesta, mas não deixa o modelo da fabricante estadunidense tão longe de um elogio nessa área.
Afinal, de série o Fiesta Sport traz alguns itens que só vêm como opções no rival: controle de estabilidade, faróis de neblina e assistente de partida. Além desses, há uma central multimídia Sync, ar-condicionado digital e trio elétrico.
Pontos negativos do Fox Pepper
Porta-malas
Vai viajar e precisa de um porta-malas grande? Pois entre o Fox ou Fiesta, a vantagem do bagageiro fica para a Ford.
O Volkswagen quis dar uma sensação de amplitude no interior do carro e, por isso, apostou em um teto elevado e distância do solo.
Como resultado, reduziu a capacidade do porta-malas, deixando-o com 270 litros frente aos 281 l do Fiesta. Olhando assim parece um empate técnico, mas 11 litros a menos faz diferença.
Então, se o seu negócio é comprar um veículo para fazer viagens a trabalho ou de férias, considere o tamanho do porta-malas.
Segurança
Os itens de segurança podem ser um fator decisivo na hora de comprar carros novos, seminovos ou usados.
No caso do Fox Pepper, alguns acessórios estão ausentes, como airbags laterais e de cortina (só há airbag duplo frontal), Isofix, para fixação da cadeira infantil, e chamada de assistência de emergência.
No Ford Fiesta você encontra tudo isso na versão Titanium, mas no hatch do Pepper inclui chamada de assistência e Isofix.
Se você não tem filhos pequenos, não há com o que se preocupar com a falta do Isofix, mas um airbag extra sempre faz falta.
Prós e contras do Ford New Fiesta Sport
A versão do Fiesta Sport da Ford é derivada do Fiesta SE 1.6 (saiu de linha em São Bernardo do Campo) e cuja personalização é bem simples.
Como resultado, você tem um carro customizado de um jeito que qualquer um faria em uma oficina.
Pois bem, ele pegou as rodas emprestadas do Titanium, colocou uma grade preta frontal, aerofólio, retrovisores pretos e um adesivo “Sport” para dar aquele charme (valeu a intenção) e chamou de New Fiesta Sport.
Na época do lançamento, para quem já teve um SE 1.6 e desejava uma versão melhorada, podia até considerar o Sport, já que ambos não tinham grande diferença.
Porém, se o que você procura é apelo esportivo, saiba que isso você não encontra no Fiesta Sport.
Vejamos agora os prós e contras do Ford Fiesta versão Sport.
Pontos positivos do Fiesta Sport
Dirigibilidade
A versão Sport 1.6 16v com câmbio manual de 5 marchas pode não oferecer um excelente desempenho na pista tanto quanto seu rival da Volks. Porém, abre vantagem na direção.
O New Fiesta Sport confere melhor posição de dirigir, e embora o seu visual não remeta a um apelo esportivo, a dirigibilidade aqui cumpre essa tarefa direitinho.
Além disso, o Fiesta Sport garante melhor encaixe das mãos no volante graças a sua empunhadura que favorece bastante a forma de usá-lo.
Ainda que no Fox, a direção tenha um toque macio, com espaço nos bancos de trás, o fato é que o Fiesta entrega conforto e boa experiência na posição de dirigir.
Pontos negativos do Fiesta Sport
Acabamento
Como mencionamos neste comparativo entre Fox ou Fiesta, o modelo estadunidense tem um interior simples, com detalhes emprestados do SE e do Titanium.
Isso poderia não ser um grande problema, a menos que você priorize um design inovador, mas a falta de apelo esportivo prejudica um carro que tinha essa proposta.
Aliás, a Ford chegou a expor um New Fiesta Sport em 2014, no Salão de Automóveis de São Paulo, com bancos de couro com costura. No entanto, ficou apenas para inglês ver, no caso, brasileiro.
O maior problema mesmo está no acabamento das peças que deveria ter tido mais cuidado. Por exemplo, a pintura da grade frontal e da saia traseira, além dos frisos, são frágeis. Qualquer coisinha já está lascando.
Para quem não gosta – ou não pode – ficar gastando com pintura, o acabamento acaba sendo um ponto importante na avaliação de um carro. E entre Fox ou Fiesta, esse é um ponto negativo para o Ford Fiesta.
Custo-benefício
O Ford New Fiesta Sport pode até sair mais barato, cerca de R$ 47.162, porém, vamos lembrar que ele não oferece opcionais como no rival.
Ainda que essa versão da Ford venha com o controle de estabilidade de série, há algumas coisas que faltam nele, como espelhamento da tela de celular, GPS, bancos revestidos em couro, câmbio automático e sensores de estacionamento traseiro e dianteiro.
É possível, pelo menos, contar com ar-condicionado, central multimídia Sync, com Bluetooth, conexão USB e Android Auto, rodas de liga-leve, ajuste da altura do volante, controle elétrico dos vidros dianteiros e traseiros, entre outros.
Contudo, há outro problema que pode não compensar o preço desse carro: as peças de reposição. Não se trata apenas de uma linha que saiu de circulação, mas a fábrica da Ford saiu do Brasil.
Dessa forma, fica muito mais difícil encontrar peças originais para repor, em caso de manutenção. Fora que, se você encontrar as peças em algum serviço de autopeças, não vai pagar barato para manter seu carro rodando.
Por outro lado, muitos compradores relataram não ter problema com o Ford Fiesta, sendo que a compra foi feita na época do lançamento.
Então, para quem decidir comprar agora, pode levar um bom tempo para precisar de reposição. É pagar para ver.
Afinal, quem ganha a disputa: Fox ou Fiesta?
Os dois modelos do portfólio da Ford e Volkswagen têm suas vantagens e desvantagens, como vimos aqui, mas o Fox Pepper é mais interessante.
Além de um desempenho um pouco melhor, tanto nas baixas rotações, retomadas e na aceleração de 0 a 100 km/h, o hatch Fox Pepper entrega um consumo favorável, graças às seis marchas.
Somado com os equipamentos a mais do que no New Fiesta, o Pepper é uma boa opção da Ford para ter em sua garagem.
O fato, também, de ser mais fácil encontrar peças de reposição, ao contrário de qualquer carro da Ford, é uma vantagem extra.
Portanto, na dúvida entre Fox ou Fiesta, a melhor opção é o Fox Pepper 1.6 16v I-Motion, que está na faixa de R$ 55.222. Mais caro do que o concorrente, mas vale mais a pena pelo seu conjunto de obra.
Este conteúdo teve a intenção de ajudar você a tomar a melhor decisão entre Fox Pepper e Ford Fiesta. Aproveite para conhecer outros comparativos no Review Auto.
Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Sandero ou Fiesta que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Peugeot 208 ou New Fiesta para descobrir qual é o melhor.
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Até a próxima vez – e dirija com segurança.
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!