Pretende comprar um carro entre i30 ou Civic, mas não quer pagar mais de R$ 60 mil? Pois saiba que é possível pagar barato tanto no Honda Civic quanto no Hyundai i30.
É claro que estamos falando de modelos usados, como os da linha i30 ano 2010 e o New Civic LXL ano 2012. Apesar de antigos, ambos oferecem qualidades, seja no consumo, na potência ou no preço, e podem agradar diferentes perfis.
Para tirar a dúvida, vamos ao comparativo para descobrir quem vale mais a pena: i30 ou Civic. Acompanhe!
Ótimo Custo-Benefício
O i30 não é mais fabricado desde 2017 no Brasil, mas fez muito sucesso durante o período em que esteve conosco
- Apresenta uma boa potência do motor, com 145 cv a 6.000 rpm e torque de 19 kgfm a 4.600 rpm
- Airbags laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático e teto solar elétrico
- Há também computador de bordo, rádio, som MP3 com entrada USB e pneus com rodas de 17 polegadas
Melhor Escolha
O Civic continua sua produção e com expectativa para a nova versão para 2023
- O Civic é um carro bastante econômico (10,7 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada)
- Porta malas com capacidade para até 490 litros, e tanque com capacidade para até 57 litros
- Em revisões até 60.000 km, por exemplo, o preço sai a R$ 6.064
Quem leva a melhor: i30 ou Civic?
Aqui nós temos um embate entre o hatch médio da Hyundai e o sedã médio do Honda, ambos nas versões antigas, mas ainda mantendo o interesse do público.
Em tempos de HB20, o Hyundai tem outros modelos interessantes em versões mais baratas e que podem ser do interesse de quem deseja um carro de até R$ 40 mil. O i30 não é mais fabricado desde 2017 no Brasil, mas fez muito sucesso durante o período em que esteve conosco.
Já o Civic continua sua produção e com expectativa para a nova versão para 2023. No entanto, vamos analisar seu modelo LXL de 2012 para comparar com o i30 2010.
Vamos à lista de pontos positivos e negativos!
Prós e contras do Hyundai i30
Na dúvida entre o i30 ou Civic, aqui vamos indicar o que é bom e o que é ruim no modelo da marca coreana.
Confira os problemas e as qualidades da linha i30, a seguir.
Pontos positivos do i30
Potência
A Hyundai já começa na frente com o seu i30, já que a sua potência é maior do que no rival. São 145 cv a 6.000 rpm e torque de 19 kgfm a 4.600 rpm contra 139 cv (6.500 rpm) e 17,5 kgfm (4.500 rpm) do Civic.
Além disso, temos que conferir a relação peso/torque que pode ser um diferencial nas retomadas. Nesse caso, o da linha i30 ainda leva a melhor, com seus 65,9 kg/kgfm contra 69,5 kg/kgfm do concorrente.
Acessórios
Enquanto alguns faltam no Civic, no i30 são itens opcionais. A Hyundai traz para o consumidor a opção de equipar seu i30 com alguns acessórios de segurança e conforto.
Assim, o dono de um i30 poderá optar por airbags laterais e de cortina (ambos têm airbags frontais), controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático e teto solar elétrico.
Entre os itens de série que não estão presentes no Civic, estão os faróis de neblina, retrovisores rebatíveis, limpador de para-brisa automático e ajuste de apoio lombar para o motorista, apenas para citar alguns.
Há também computador de bordo, rádio, som MP3 com entrada USB e pneus com rodas de 17 polegadas.
Pontos negativos do i30
Consumo
Existe uma ideia de que se o desempenho do carro for bom, seu consumo também acompanha. Entretanto, isso não acontece no Hyundai i30.
Considerando o consumo urbano e rodoviário, o i30 perde em ambos os cenários para o concorrente. Veja os números:
- i30 – 8,9 km/l (urbano/G) 10,2 km/l (rodoviário/G);
- Civic – 10,7 km/l (urbano/G) 13,4 km/l (rodoviário/G).
Ou seja, de acordo com essas informações, vimos que o hatch coreano bebe mais e anda pouco.
Porta-malas
O i30 de 2010 não dispõe de um porta-malas generoso para bater de frente com o Civic. O modelo da marca coreana oferece apenas 340 litros, o que representa quase 150 litros a menos do que na concorrência.
O tanque de combustível também é menor. A capacidade é de apenas 53 litros contra 57 do Civic. E, para completar, a distância entre-eixos também é pequena: 2.650mm contra 2.668.
Uma diferença mínima, mas que pode ser suficiente para comprometer o conforto dos passageiros que vão atrás.
Então, quem não é adepto a viagens em grupos, com amigos e família, não vai ter com o que se preocupar, do contrário, melhor repensar a compra.
Prós e contras do Honda Civic LXL
O Civic do nosso comparativo é dois anos mais novo que o i30, equipado com motor flex e tem preço fixo de revisão até 60.000 km. Será que vale a pena?
Confira os problemas e as qualidades do Civic, a seguir.
Pontos positivos do Civic
Consumo
Vamos reiterar o que já mencionamos neste artigo sobre o gasto com combustível: o Civic é bem mais econômico que o rival.
Com motor Flex, câmbio manual de cinco marchas (igual o i30) e aceleração que vai de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos, aqui temos um veículo que é amigo do bolso no que diz respeito ao combustível.
Ele roda mais (10,7 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada), bebe menos e você gasta pouco com gasolina. A menos que estejamos falando da linha New Civic com motor 1.8, do contrário, a economia é certa.
Na dúvida entre o i30 ou Civic, considere o consumo para escolher uma das opções.
Revisões
Ao contrário do rival, esse sedã apresenta preços tabelados a depender da quilometragem. Em revisões até 60.000 km, por exemplo, o preço sai a R$ 6.064.
Quem não quiser levar susto na hora de pagar pela revisão, é bom conferir os valores da linha antes de efetuar a compra de um carro usado.
Pontos negativos do Civic
Segurança
Já mencionamos algo a respeito, mas não custa repetir. O Civic da Honda peca por não incluir alguns itens de segurança que aparecem como opcionais no i30.
Itens, como controle de tração e estabilidade, faróis de neblina e airbags laterais e cortina são bastante úteis e, mesmo sendo opcional, o i30 é mais antigo e oferece os equipamentos.
Então, qual vale a pena: i30 ou Civic?
Diante de anúncios de tantos carros novos, muito bem equipados, modernos e com alta tecnologia, tudo o que você quer é um carro com algumas qualidades essenciais e por um precinho camarada.
Nesse sentido, o i30 é o ideal, pois custa R$ 37.560 (2022), mas peca em espaço, porta-malas, pneus e consumo de combustível.
Já no Civic LXL, você paga mais caro, mas ainda abaixo dos R$ 60 mil, e garante um excelente carro para ter prazer em dirigir.
Batido o martelo, quem levou a melhor em nossa análise foi o Civic LXL 2012. De qualquer forma, não custa nada você fazer um test drive de ambos para se certificar de fazer a compra mais adequada.
Gostou do nosso conteúdo sobre o comparativo entre o i30 ou Civic? Se sim, aproveite para conferir outros artigos sobre o mercado automotivo no Review Auto.
Uma batalha de automóveis que você também pode curtir é essa aqui: Honda Civic X Corolla.
Quer mais um comparativo? Claro, nós temos! Veja quem ganha a briga entre Honda Civic ou Vectra.
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Até mais!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!