Marcador de Quilometragem Parou? Velocímetro Com Problema? É a Mesma Coisa?

Você observou que o seu marcador de quilometragem parou? Sabe o que fazer para resolver esse problema?

Todos os veículos possuem ferramentas essenciais para o pleno funcionamento do automóvel.

Para dirigir em segurança, então, é fundamental que todas as peças do carro estejam em bom funcionamento.

O marcador de quilometragem é um instrumento fundamental para que você possa dirigir o seu veículo de forma segura.

O que é um marcador de quilometragem ou hodômetro?

O que é um marcador de quilometragem
Fonte: Doutor Multas

É um equipamento que realiza a medição de quilômetros percorridos por um veículo.

Nos carros mais antigos, como dos anos 80, esse instrumento é mecânico. Já nos modelos mais recentes a sua engrenagem é digital.

Qual a diferença entre hodômetro e velocímetro?

De modo geral, o hodômetro se localiza no painel do carro, na parte de trás do volante. Muitas vezes ele é lido como se fosse uma peça conjunta ao velocímetro.

No entanto, eles cumprem funções distintas. Conforme o nome indica, o velocímetro mede a velocidade do carro.

Então, se o velocímetro parou de funcionar, não tem nada a ver com o que estamos abordando aqui, tudo bem?

Como o medidor de quilometragem funciona?

Seu funcionamento difere de acordo com o modelo de cada carro. Portanto, há diferenças em relação ao odômetro mecânico ou digital.

Modelo mecânico

Em sua composição há um conjunto de engrenagens que giram de acordo com um cabo flexível.

Assim, essas engrenagens atuam no eixo de saída da transmissão e, então, giram o cabo que faz o caminho até o painel.

Lá ele se conecta ao eixo de entrada do marcador de quilometragem.

Quando o eixo de entrada aciona o eixo de rosca, ele aciona uma engrenagem.

Esse processo se repete de forma consecutiva até que o painel indique a quilometragem percorrida pelo automóvel.

Modelo digital

No caso do odômetro digital, uma roda dentada é montada na saída de transmissão. Então, a contagem dos pulsos é feita a partir de um sensor magnético.

A transmissão de informações para o painel de instrumentos é realizada através de um fio de barramento de comunicação.

Por que o meu marcador de quilometragem parou?

Pode acontecer de você estar com o seu carro em movimento e observar que o seu medidor parou de funcionar. O mesmo problema pode ocorrer com o seu velocímetro.

Como tanto o hodômetro quanto o velocímetro ocupam o painel do carro, é comum que os problemas em um sejam recorrentes no outro.

Por isso, vamos apresentar hipóteses que podem servir em ambos os casos.

Curto no sensor do velocímetro eletrônico

Um dos problemas mais comuns de ocorrer é um curto no relé do sensor.

Pode acontecer também do fusível que protege esta peça queimar. As panes desse tipo são mais frequentes em sensor de velocímetro eletrônico.

Por isso, se o velocímetro deixar de funcionar, é bem provável que os outros sistemas também paralisem.

Isso porque esse tipo de erro compromete a leitura correta dos dados produzidos pelo painel.

Quebra do cabo

Um problema mais recorrente nos modelos de carros mais antigos é a quebra do cabo do velocímetro.

Isso ocorre porque, nesses veículos, os medidores são mecânicos. Portanto, funcionam com uma engrenagem junto à roda.

Quando esse cabo se desgasta, ele impede a transferência de movimento da roda para o painel.

A falta de lubrificação ou a ação de agentes externos, assim, provocam a quebra da peça ou o seu rompimento. Em ambas as ocorrências ele impede o sistema de funcionar plenamente.

Problemas no painel do veículo

Defeitos no funcionamento do painel do veículo comprometem várias funções, como problema no piscar das luzes de advertência.

Além disso, pode ocasionar também que os ponteiros de medição não se movam.

Nesses casos, o problema pode ser geral e ter afetado o painel como um todo.

Um simples fusível queimado, por exemplo, pode ser o bastante para causar o problema. No entanto, pode ser que os defeitos sejam independentes.

Para identificar qual a causa do problema é necessário fazer testes em cada um dos marcadores.

Em alguns modelos de automóvel é possível realizar um diagnóstico de painel, onde cada componente é testado pelo próprio carro.

O que fazer se o seu marcador de quilometragem parou?

Como vimos, vai depender de cada tipo de problema. O problema no painel, por exemplo, pode ser diagnosticado às vezes pelo próprio modelo de veículo.

Em todos os casos, o mais indicado sempre é procurar um especialista em mecânica.

Panes elétricas

No caso das panes nos modelos que usam componentes eletrônicos o ideal é buscar ajuda de uma oficina especializada.

Isso porque não é qualquer oficina de mecânica que está apta a realizar esse tipo de prestação de serviços.

Você deve procurar, assim, uma autoelétrica ou até mesmo levar o carro para avaliação do seu mecânico de confiança.

Ele pode, então, indicar um profissional especializado nesse tipo de reparo.

O que você não deve fazer?

Não tente realizar consertos por conta própria. Especialmente se você não tiver habilitação para tal e conhecimento em elétrica de automóveis.

É mais provável que você cause outros danos nos sistemas do seu veículo.

Por que o histórico de quilometragem do veículo é um dado importante?

Esse é um dado muito importante de verificar, ainda mais se você pretende adquirir um veículo usado (seja de pessoa física ou de leilão) ou seminovo.

Assim, muitos automóveis têm sua medição de quilometragem adulterada.

A adulteração não é facilmente identificada em vistorias, sobretudo nos veículos que possuem painel digital.

Isso porque esses modelos permitem uma reprogramação sem deixar qualquer vestígio aparente.

Por isso, é muito importante se precaver quanto a esse tipo de problema.

Medição de quilômetros rodados

De modo geral, medir os quilômetros rodados é um indicativo do “tempo de vida” de um carro.

Alguns compradores podem preferir veículos com menor quilometragem por acreditarem que isso vai reduzir os custos com manutenção.

É recomendável que os veículos seminovos apresentem até 20 mil quilômetros rodados.

Assim, os modelos usados devem apresentar, no máximo, até 60 mil quilômetros rodados.

Essa preocupação também deve estar no seu radar, portanto, caso você tenha intenção de revender o seu veículo.

Por isso, é sempre importante buscar soluções se observar que o seu marcador de quilometragem parou.

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