Motor Falhando Pode Ser Gasolina Ruim? O Que Fazer?

O motor falhando pode ser gasolina ruim, assim como carro rateando ou engasgando. Na verdade, esses problemas são gerados, na maioria das vezes, pela má qualidade dos combustíveis ou por falhas elétricas.

Quando o seu automóvel está funcionando adequadamente, é natural que você não perceba algo de errado acontecendo.

Afinal, só percebemos quando o motor falha, perde a potência e, consequentemente, fica difícil realizar, até mesmo, as mais simples ultrapassagens.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste artigo, alguns fatores que influenciam nas falhas, a fim de ajudar você a superar eventuais problemas com o seu automóvel.

Boa leitura!

Carro sem força e/ou falhando

Motor Falhando Pode Ser Gasolina Ruim
Fonte: Baterias Moura

Muitas vezes, o motor vai enfraquecendo, de tal sorte que o motorista nota que o carro não consegue subir pequenas ladeiras com o carro falhando.

Os níveis de consumo de combustíveis aumentam e, de manhã, existe uma dificuldade enorme para ligar o motor – o que fazem muitos motoristas repensarem os postos de combustíveis a que estão habituados.

Em automóveis mais antigos, o carburador era identificado como o causador da maior parte desses problemas. De fato, este componente gerava muitos transtornos.

O condensador, cabos de velas e as próprias velas eram, também, elementos que deixavam o veículo falhando.

No entanto, os problemas originados por esses equipamentos se tornaram cada vez menos frequentes junto ao mercado, a partir do surgimento das soluções oferecidas pela ignição eletrônica.

Muitas pessoas consideravam, no passado, que os avanços representados pelo sistema de injeção eletrônica solucionariam estes defeitos nos carros. Mas, não foi isso o que ocorreu.

Os carburadores foram, efetivamente, retirados de diversos modelos de automóveis, mas os cabos, as velas e a utilização de gasolina ruim continuam, até mesmo, nos veículos mais modernos.

Motor falhando em baixa rotação

Outro elemento, além da bateria do automóvel, que pode deixar o motor em baixa rotação e, portanto, falhando, é a baixa qualidade dos combustíveis utilizados.

Os sinais de gasolina ruim incluem:

  • Perda de potência, seguida de falhas no escapamento;
  • Motor falhando nas aceleradas.

Como consequência, o mais comum é que as impurezas presentes no líquido provoquem problemas nas demais peças, como as velas, as bombas, os cabos e os filtros.

Por esse motivo, fique atento aos estabelecimentos nos quais abastecerá o seu veículo.

Isto é, você pode resolver boa parte dos problemas substituindo os produtos usados por outros de nível superior, eliminando impurezas sem, para tanto, ter que arcar com custos muito elevados.

Nesse sentido, a primeira medida é esgotar a gasolina ruim que estiver no tanque.

Possíveis soluções

Felizmente, as soluções possíveis para o motor falhando podem ser de fácil resolução.

Perante quaisquer sinais apresentados pelo seu veículo, lembre-se de ir a um mecânico de confiança, a fim de que o profissional realize uma revisão técnica de seu carro.

Nesse sentido, as velas – uma das responsáveis por essa falha – possuem um curto tempo de vida útil.

Tenha em mente que o manual do seu automóvel informa o tempo recomendado para efetuar essa substituição. O mais indicado é trocar todas as velas sempre que for substituir uma delas.

Ao substituir cabos de vela, o carro não ficará mais falhando e, ainda, você obterá uma considerável economia de combustíveis.

Cumpre enfatizar, porém, a extrema necessidade de levar o veículo a um profissional especializado, para a correta detecção dos motivos do problema e, eventualmente, renovação das peças do automóvel.

Sinais de combustível adulterado ou combustível ruim

Bem, já vimos que motor falhando pode ser gasolina ruim. Aliás, o abastecimento do carro com combustíveis adulterados, em postos que agem de má fé, representa grandes perigos para os veículos.

Dentre os transtornos que podem ser gerados, destacam-se as costumeiras perdas de potência e o desagradável rombo no bolso.

Além disso, os inconvenientes podem chegar, por exemplo à contaminação do óleo, depósito de resíduos, carbonização e – nos casos muito raros e extremos – deformações de certos componentes, sobretudo, os pistões.

Por isso, é altamente recomendável verificar o que você está, de fato, colocando no tanque de seu automóvel. Por esse motivo, elencamos, a seguir, alguns dos sinais mais evidentes de má qualidade dos combustíveis.

Confira:

Óleo contaminado

Fique atento: caso o óleo saído do cárter está contaminado (isto é, apresenta mudanças em suas características esperadas) provavelmente o seu veículo recebeu algum tipo de combustível adulterado.

Nessas situações, vários elementos podem ser a causa da avaria: etanol com excesso de água, gasolina com solventes e outros.

Aumento de consumo

O aumento no consumo do veículo é outro sinal de que o combustível que você utilizou para o abastecimento estava adulterado.

A má qualidade da gasolina deve ser considerada no caso de ter enchido o tanque em algum posto de combustível novo, ou seja, algum que não costuma ir, e notou uma maior rapidez no esvaziamento do tanque – ainda que não tenha feito nenhuma “estripulia”.

Baixa performance

Se o automóvel aparenta ter menos potência do que o costumeiro, você está diante de outro sinal claro de que o posto que utilizou deverá ser olhado, daqui para a frente, com certa desconfiança.

Vale lembrar que, em todas as dicas que abordamos neste artigo, podem existir motivos diferentes para o problema que se manifestou.

Por isso, o melhor a fazer é considerar todas as possibilidades, fazendo as revisões periódicos e manutenções preventivas necessárias.

Luz de alerta no painel

Sempre que uma luz de alerta se acende no painel – falamos daquela que traz a figura de um motor – o sistema indica a existência de alguma anomalia junto ao sistema da injeção do seu carro.

Nesse contexto, a gasolina ruim pode é uma das causas mais prováveis.

Este sistema controla a entrada de combustíveis, calculando o percentual de sua mistura com o ar. Ele pode enfrentar problemas ao lidar com gasolina ou etanol adulterados.

Desse modo, a luz respectiva pode aparecer em seu painel, mantendo-se acesa até o que problema tenha sido solucionado.

Evidentemente, este não é o único motivo que leva esta luz a se acender em um carro falhando. Porém, se isso ocorrer logo após abastecer o automóvel, o motivo pode ser um etanol ou uma gasolina contaminada com outros produtos.

Em outras palavras, o combustível que o seu carro recebeu não foi reconhecido apropriadamente pela sonda lambda – dispositivo responsável pelo envio de sinais elétricos ao sistema de injeção eletrônica para indicar a existência de oxigênio junto aos gases de escape.

E então, gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado!

Se você acha que nosso blog também pode ajudar outras pessoas, não esqueça de compartilhar por e-mail ou nas redes sociais. Seu apoio é muito importante para o Review Auto.

Até a próxima vez – e dirija com segurança.