Nivus ou Pulse travam a velha disputa entre os clássicos Palio e Gol, mostrando que as marcas Fiat e Volkswagen seguem firmes na briga.
Trata-se de um duelo acirrado entre dois modelos de SUVs, lançados, respectivamente, em 2020 e 2021, ou seja, durante o auge da pandemia.
Então, quem, na época, podia comprar um carro novo e ficou na dúvida entre Pulse e Volkswagen Nivus, ajudou a movimentar esse embate.
Aqui vamos fazer um comparativo entre esses dois SUVs e descobrir quem leva a melhor: Nivus ou Pulse?
Vamos lá?
- Com tanque de combustível com capacidade para 52 litros, ele roda, na cidade, 12,1 km/l a gasolina e 8,3 km/l a etanol
- Porta malas com capacidade para até 415 litros
- Considerado semi completo diante dos vários itens e acessórios de segurança, conforto e entretenimento presentes no veículo
Melhor Escolha
O Fiat Pulse Impetus chegou em 2021 para bater de frente com o Volkswagen Nivus Highline
- Chega a 1.750 rpm, mas consegue ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos
- Com gasolina, faz 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, e com etanol, faz 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada
- O proprietário pode fazer espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, usar o GPS integrado e o Wi-Fi 4G
Quem leva a melhor: Nivus ou Pulse?
A Volkswagen é conhecida por sua excelente engenharia mecânica e design tradicional que marca a identidade VW em todos os seus modelos de carros, então, não seria diferente no Nivus.
Alguns podem até torcer o nariz para o projeto minimalista típico dos SUVs da VW, mas a verdade é que a carroceria estilo coupé entrega um diferencial frente ao concorrente do nosso comparativo de hoje.
Em contrapartida, o Fiat Pulse possui traços marcantes, com excelente acabamento, mesmo que tudo o que você encontra seja plástico.
Ainda que seja chamado de “Argo Bombado”, o Fiat Pulse apenas compartilha algumas peças do seu irmão, como portas e para-brisa, mas tem personalidade própria.
Vejamos a seguir quem leva a melhor no duelo: Volkswagen Nivus ou Fiat Pulse.
Prós e contras do VW Nivus
A Volkswagen tem tradição no mercado, está na lista dos carros mais vendidos no Brasil em 2022 e não costuma decepcionar seus consumidores mais fiéis.
Em meio a tantos SUVs no mercado e tentativas de transformar um hatch em um SUV (Honda e WR-V/CAOA Chery Celer e Tiggo 2 e Tiggo 3), a VW mostrou por que tem um dos melhores carros do Brasil.
Afinal, transformou o hatch da VW Polo no SUV Nivus Highline, de forma que não ficasse a cara de um e focinho do outro.
Porém, nem tudo são flores no universo VW e, após lançar as duas versões do novo SUV: Volkswagen Nivus Highline e Comfortline, ela encontrou um rival à altura chamado Fiat Pulse.
Será que o novo Fiat é páreo para um dos SUVs da VW? É o que vamos descobrir a seguir.
Pontos positivos do VW Nivus Highline
Segurança
Na dúvida se leva Nivus ou Pulse, o melhor é dar uma olhada nos itens de segurança para não ter problemas futuros.
Aqui, pelo menos, quase houve empate técnico, mas o VW Nivus Highline saiu na frente por conta de um detalhe: o SUV da alemã recebeu seis airbags, enquanto o rival apenas quatro.
Isso dá uma baita diferença para quem viaja com a família e deseja segurança para todos. No mais, ambos entregam frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão frontal, partes integrantes do pacote ADAS.
Para não ficar para trás, o Fiat Pulse ainda possui farol alto automático e leitor de faixa de rodagem.
Porém, a falta de airbags de cortina é uma desvantagem, principalmente porque esse item não vem nem como opcional em seu topo de linha, o Fiat Pulse Impetus.
Revisões
Antes de comprar um carro novo – seminovos ou usados também –, vale a pena conferir o preço da manutenção preventiva.
Muitas pessoas compram um automóvel baseado no preço do veículo e esquece de verificar a disponibilidade de peças originais no país. Mais que isso, conferem o preço das primeiras revisões.
Pois bem, nesse quesito, a VW Nivus Highline sai na frente com as suas três primeiras revisões gratuitas. Inclusive, os preços das revisões do Nivus se comparam ao T-Cross.
É normal que, por conta disso, o preço do carro saia mais caro e você tenha a ilusão de pagar barato, mas, se entre Nivus ou Pulse você preferir o modelo alemão, esse é um dos pontos positivos dele.
Conforto
Espaço interno, tamanho do porta-malas e suspensão são detalhes que fazem a diferença no conforto geral. E, neste duelo entre Nivus ou Pulse, ambos têm quase um empate, mas a VW se mostra eficiente.
A Volkswagen é conhecida por seu bom histórico no quesito suspensão. Isso significa melhor resposta nas curvas e menos solavancos na estrada, assim como ocorre no VW Voyage.
Mesmo a Fiat apresentando uma boa suspensão no Pulse para o seu padrão, a VW Nivus se destaca por seu freio a disco nas quatro rodas, sólidos na parte traseira e ventilados na parte frontal.
Além disso, há um bom conforto em seu interior, algo um pouco parecido com o Pulse. Entretanto, o Nivus é mais carinhoso com os ocupantes que vão atrás, mas também com o motorista, já que possui ajustes nos bancos.
Inclusive, os ajustes de altura são semelhantes aos encontrados nos hatches para que você se sinta em um verdadeiro SUV.
Portanto, entre Nivus ou Pulse, a Volkswagen sai na frente aqui.
Pontos negativos do VW Nivus Highline
Preço
Como já mencionado neste artigo, o VW Nivus Highline não sai barato. Custando a bagatela de R$ 133.990, ele é mais caro do que o Fiat Pulse cerca de R$ 6.590.
Para quem realmente deseja um VW Nivus na garagem é bom lembrar que esse valor praticamente paga as seis revisões do Pulse, incluindo as três primeiras revisões “gratuitas” da marca. E ainda sobra para pagar boa parte do plano básico de algum seguro auto.
Nesse sentido, é até uma certa contradição nossa tê-lo incluído na lista de pontos positivos, mas pode ser que exista uma chance de você encontrar um Nivus Highline mais em conta e compensar o gasto.
Em comparação com o rival, você ainda paga mais caro, mesmo com aquele “desconto” na manutenção.
Design
Gosto não se discute, isso é fato. Mas o brasileiro adora julgar a aparência de um carro, já que não quer ser visto andando em um modelo rejeitado.
Nesse quesito, a VW mantém a tradição de entregar um estilo convencional e clássico, mesmo que a proposta seja um visual elegante e funcional.
Sim, ser funcional é muito importante, mas diante da personalidade do Pulse e de seus traços marcantes e bem acabados em seu interior, não dá outra: a Volkswagen Nivus Highline peca no visual.
Prós e contras do Fiat Pulse
O Fiat Pulse Impetus chegou em 2021 para bater de frente com o Volkswagen Nivus Highline.
O duelo é de gigantes, embora o segmento aqui seja de SUVs subcompactos. Já saturado, é verdade, mas, ainda assim, popular no mercado brasileiro.
Apesar da demora em trazer o seu SUV, o Fiat Pulse é bem equipado com o motor 1.0 turbo, o que favorece o rendimento de 130 cv, com 21,4 kgfm de torque.
Além disso, seu ponto alto é a tecnologia, trazendo uma o Uconnect, uma nova e melhorada central multimídia da Fiat.
Será que entre as versões da marca italiana, o Pulse vence o Nivus? Vamos descobrir!
Pontos positivos do Fiat Pulse
Desempenho
Nivus ou Pulse no desempenho: quem entrega mais? Ambos trazem um motor 1.0 turbo flex de três cilindros, mas cada um com a sua potência e torque.
Enquanto o Volkswagen Nivus Highline tem um motor 1.0 com 128 cv usando etanol e torque a 20,4 kgfm, o modelo da Fiat Pulse Impetus rende 130 cv e tem o mesmo torque de 20,4 kgfm.
Olhando assim, parece que teremos um empate técnico, mas é preciso olhar o contexto. O Nivus Highline chega a 2.000 rpm com menor potência e vai de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.
Já o Fiat Pulse Impetus chega a 1.750 rpm, mas consegue ir de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. Mais vantajoso e mais rápido também.
Isso pode ter alguma relação com o câmbio automático CVT, que melhora o carro nas arrancadas e confere uma troca de marchas em menos tempo. Curiosamente, o Pulse é 38 kg mais pesado do que seu rival, e mesmo assim dá conta no desempenho.
Consumo
Se o desempenho do Fiat Pulse Impetus é bom, entende-se que a economia de combustível também seja um ponto positivo – e é mesmo!
Na dúvida entre Nivus ou Pulse, saiba que o Pulse bebe menos e anda mais em relação ao concorrente alemão.
De acordo com a montadora, o Fiat Pulse Impetus, com gasolina, faz 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada. Enquanto que, com etanol, o modelo italiano faz 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Já o Volkswagen Nivus Highline faz 10,7 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada (ambos com gasolina) e 7,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada, quando com etanol.
A única vantagem do Nivus aqui está no tanque de combustível: 52 litros contra 47 l do Pulse.
Conectividade
Entre Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, a conectividade fala mais alto no modelo italiano graças ao recurso do UConnect.
Com ele, o proprietário poderá fazer espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, usar o GPS integrado e o Wi-Fi 4G.
Além disso, o Fiat Pulse Impetus traz o sistema Fiat Connect Me, um recurso repleto de benefícios, como monitoramento 24 horas e Amazon Alexa, só para citar alguns.
Ou seja, em se tratando de conectividade, o Pulse sai na frente, mesmo o VW Nivus tendo o seu VW Play, com resolução de tela e interface incrível, rápida e intuitiva.
Custo-benefício
Entre o Fiat Pulse e Volkswagen Nivus, o melhor custo-benefício fica com o Pulse. Somado os pontos positivos deste comparativo, ele ainda sai mais em conta, cerca de R$ 127.400.
É claro que você precisa pensar no preço das revisões, no seguro auto e na compra de possíveis peças, se for o caso.
Porém, você paga menos do que no Nivus para ter um motor com bom desempenho, excelente conectividade e baixo consumo.
Para ter uma ideia, somando o preço do carro com as três primeiras revisões (total de R$ 1.776) e também com a média das apólices de seguro (R$ 5.098,55), uma cotação mais cara, ainda assim, o Pulse é vantajoso. O preço final fica abaixo dos R$ 135 mil.
Pontos negativos do Fiat Pulse
Porta-malas
Se o conforto fica por conta do rival, o mesmo podemos falar do tamanho do porta-malas: 415 contra 370 litros do Fiat Pulse Impetus.
A diferença entre os modelos pode favorecer bastante a disputa para o lado do modelo alemão, caso o espaço no porta-malas seja uma opção importante.
Enquanto alguns carros optam por reduzir o bagageiro para abrir espaço interno, aqui os tamanhos se equivaleram, já que o entre-eixos do Pulse é menor (2,53m).
Para quem não vê desvantagem e gosta de um carro pequeno, o porta-malas será um mero detalhe.
Afinal, quem é o vencedor do duelo Pulse vs Nivus?
Neste artigo, procuramos identificar quais os pontos positivos e negativos de duas opções de SUVs do mercado: Nivus e Pulse.
Ambos possuem vantagens em se tratado de equipamentos, cada um do seu jeito. Enquanto o Pulse se garante na conectividade, o Nivus tem seis airbags para bater de frente.
Qualquer um dos dois, no entanto, tem ar-condicionado, pacote de segurança ADAS, painel de instrumentos, controle de tração e estabilidade, central multimídia e integração com Android Auto e Apple Carplay sem fio.
Além disso, como eles possuem motores iguais, mesmo com uma entrega diferente, a velocidade máxima de ambos são bem semelhantes: 189 km/h (gasolina) para os dois carros, 187 km/h (etanol) no Nivus e 184 km/h no Pulse.
Mas, apesar da briga ser boa e de ambos terem algo em comum, a vitória é do Fiat Pulse.
O modelo ganha em desempenho, embora os dois compartilhem dos mesmos motores, mas tudo depende da entrega. Pulse se mostrou mais rápido na pista.
Mais barato, o Pulse entrega economia no combustível também, tem muita tecnologia embarcada, saindo na frente com seu UConnect frente ao VW Play.
Por isso, quem vence o duelo é o modelo da Fiat Pulse.
Enfim, antes de comprar um carro, avalie a ficha técnica, todos os itens de série e pontos mais importantes para você, como Android Auto e Apple Car Play, vidros elétricos, porta luvas, piloto automático adaptativo, ar condicionado automático e sistema start stop, por exemplo.
Este conteúdo teve o objetivo de ajudar os compradores a decidir entre Nivus ou Pulse. Se foi útil para você, aproveite para conferir outros artigos sobre o mundo das quatro rodas aqui no Review Auto.
E se essa batalha de veículos foi interessante, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre o Nivus e o Renegade que fizemos aqui no blog.
Quer mais batalhas? Veja aqui quem leva a melhor entre Nivus ou Kicks.
Deixe um comentário abaixo ou envie um e-mail para a nossa equipe se tiver alguma dúvida. Se puder, compartilhe também com seus amigos nas redes sociais.
Até mais!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!