loader image

O Que é Retrovisor Fotocrômico? Saiba Tudo Aqui

Com cada avanço da tecnologia, são criados cada vez mais itens de utilidade e segurança que facilitam e protegem a vida dos motoristas. Sensores, luzes, até o retrovisor já foi recriado, e é sobre isso que vamos falar neste artigo. Você sabe o que é retrovisor fotocrômico?

Os espelhos são peças importantes do carro, que ajudam tanto na hora de evitar aquele arranhão na lataria na hora de estacionar, quanto no momento crítico de evitar um grave acidente.

Por isso a tecnologia resolveu dar uma mãozinha e melhorar o funcionamento dos nossos velhos amigos retrovisores.

Hoje, vamos conhecer tudo sobre as vantagens dos espelhos fotocrômicos.

O que é um retrovisor fotocrômico?

O retrovisor é algo que pode até confundir a cabeça de quem está aprendendo a dirigir, mas tanto os motoristas mais experientes quanto os recém formados entendem a importância do retrovisor e estão sempre de olho nele.

É sabido o quanto uma luminosidade muito forte batendo nesses espelhos compromete a visibilidade e atrapalha o motorista.

Foi pensando nessa realidade que foram desenvolvidos os espelhos fotocrômicos.

O nome correto, na verdade, é retrovisor eletrocrômico, e seu diferencial em relação aos outros tipos de retrovisor é sua propriedade antiofuscamento.

Os espelhos do retrovisor fotocrômico mudam de acordo com a luminosidade do ambiente, absorvendo, dessa forma, o excesso de luminosidade que ofuscaria a visão do motorista.

Qual a diferença entre esse e outros tipos de retrovisor?

Um retrovisor comum nada mais é do que um espelho, que reflete em igual intensidade tudo o que nele é projetado. Inclusive a luminosidade.

Isso pode ser um problema em situações onde a luminosidade é muito forte, como por exemplo sob aquele sol de meio-dia, ou quando o carro de trás está com o farol alto ligado.

Pode causar o chamado Efeito de Troxler, que acontece quando, depois de olhar para uma luz muito forte, a visão de uma pessoa apresenta manchas escuras por alguns segundos.

Quando você está ao volante, qualquer instante sem enxergar pode significar um acidente gravíssimo.

Um estudo feito pela Gentrex, uma empresa estrangeira que fabrica os espelhos fotocrômicos, comprovou que um motorista sob a ação do Efeito de Troxler tem sua capacidade de reação atrasada em 1,5 segundos, tempo que representa uma distância de 40 a 60 metros.

Os espelhos fotocrômicos evitam esse efeito, pois se adaptam de acordo com a iluminação que incide sobre eles, refletindo, dessa forma, sempre uma claridade confortável aos olhos do condutor.

Como funciona o retrovisor fotocrômico?

Para criar o efeito de iluminar ou escurecer o espelho de acordo com a luminosidade disponível no ambiente, o retrovisor fotocrômico possui um aparato tecnológico mais complexo do que pode parecer à primeira vista.

Vamos entender um pouco melhor o funcionamento dessa inovação nos veículos.

O retrovisor fotocrômico possui vários componentes além do espelho: atrás do vidro, são encontrados dois fotodetectores, uma camada de gel eletrocrômico e um microprocessador.

Os fotodetectores são sensores que funcionam através de um fotodiodo, dispositivo que mede a intensidade da luz e a transforma em corrente de energia elétrica.

A intensidade dessa corrente informa ao microprocessador quanta energia deverá ser utilizada nos componentes do gel, que reagem e oxidam o gel.

É o escurecimento desse gel que dá o efeito de diminuição da quantidade de luz refletida.

O nível desse efeito de escurecimento varia de acordo com a luminosidade presente no ambiente: quanto mais luz, mais forte será a corrente, e portanto a oxidação do gel.

Todos os carros vêm equipados com retrovisor fotocrômico?

A tecnologia fotocrômica, mais facilmente encontrada nos espelhos internos de um automóvel, ainda não é item obrigatório de fábrica em todos os carros, mas sua popularidade crescente indica que em breve esse tipo de retrovisor será norma de segurança nos carros saindo da fábrica.

Atualmente, a maior parte dos carros populares ainda não conta com esse tipo de retrovisor, assim como os veículos mais antigos.

Como saber se o seu retrovisor é fotocrômico?

Se o seu carro é um modelo muito antigo, nem é preciso um teste para obter essa resposta, uma vez que a mecânica dos espelhos fotocrômicos é uma criação mais recente.

Mas, caso você esteja na dúvida, um teste simples que pode ser feito é iluminar o retrovisor com uma luz um pouco mais forte, como uma lanterna, e ver se acontece algum efeito de escurecimento. Se o espelho escurecer e diminuir a luz refletida, o seu retrovisor é fotocrômico.

Esse retrovisor também pode ser usado em motos?

Atualmente, modelos de retrovisor fotocrômico para motocicletas não são encontrados no mercado, mas possivelmente esse produto em breve estará chegando aos motociclistas também.

Posso instalar um retrovisor fotocrômico no meu carro?

Não é impossível, mas também não é lá muito fácil.

Nos carros mais novos, o retrovisor eletrocrômico é um opcional, mas em carros mais antigos, é necessária toda uma adaptação para fazer a instalação, o que pode acarretar um maior custo de mão de obra.

Por isso, avalie bem o custo, o benefício e a viabilidade da instalação antes de comprar um desses para o seu carrinho.

Quanto custa um retrovisor desse tipo?

Os preços desses espelhos variam de acordo com o automóvel correspondente, bem como seu fabricante.

A gente aqui do blog Review Auto fez uma pesquisa e encontrou este acessório à venda com valores desde R$270 até R$700. Um preço um tanto salgado, mas que compensa muito quando você está na estrada.

Por que usar um retrovisor fotocrômico?

Como já dito antes, a função do retrovisor eletrocrômico é reduzir a luminosidade excessiva que chega aos olhos do motorista, causando a cegueira momentânea conhecida como Efeito de Troxler, fenômeno que prejudica a visibilidade do condutor por alguns segundos, que representam vários metros, quando num veículo em alta velocidade.

O retrovisor eletrocrômico já salvou as vidas de milhares de pessoas ao redor do mundo, ao evitar esses acidentes ocasionados por breves ofuscamentos.

Um motorista de veículos equipados com esses espelhos possui uma vantagem no quesito conforto e visibilidade ao dirigir.

Em breve todos os automóveis já sairão das fábricas com espelhos fotocrômicos instalados.

É por esse motivo que o papel desse tipo de espelhos é tão importante em um veículo, e deve ser levado em consideração na hora da compra de comprar carros, ou até instalado posteriormente.