Caso esteja com dúvidas a respeito da existência (ou não) dos carros com Y, veio ao lugar certo: neste post, ajudaremos você a encontrar modelos de automóveis que se iniciam com essa letra.
Por fim, quem gosta de brincar de “stop” (brincadeira que, em algumas regiões do Brasil, também é chamado de “Adedonha”) certamente já encontrou dificuldades em apontar carros com Y.
Não é fácil identificar, na língua portuguesa, palavras com a letra Y, não é mesmo? Mas, vamos lá!
Lista de carros com Y
Primeiramente, há montadoras que comercializam (ou comercializaram) modelos de carros com a letra Y em distintas categorias.
Agora, os veículos listados trarão, a seguir, o nome de sua respectiva montadora em parênteses.
De acordo com isso, alguns dos principais são:
- YRV (da Daihatsu);
- Ypsilon (da Lancia);
- Yo-Mobile (da Yo-Auto);
- Yeti (da Škoda);
- Yaris (da Toyota);
- Yank (da Custom Auto Works);
- Y10 (da Autobianchi).
Mais detalhes sobre alguns carros com a letra Y
Y10 (Autobianchi)
O modelo Y10 foi a alternativa compacta da montadora Autobianchi.
Posteriormente, o carro teria seu lançamento oficial, em 1985, no famoso Salão do Automóvel, na Suíça.
Bem como se mostrava aquecido em meados dos anos 1980, o mercado demandava, da companhia, a substituição da antiga versão, o Autobianchi A 112.
Antes de tudo, a versão Selectronic do Y10 foi lançada em 1989, de modo que a Autobianchi passou a incorporar ao modelo o Câmbio CVT (transmissão continuamente variável).
Cumpre ressaltar que essa alteração serviu de inspiração a vários modelos, tais como o Fiat Uno. Desde que o pioneirismo no conceito de automóveis luxuosos e pequenos passou ser discutido, a companhia italiana entrou para a história, também, com a divisão “Lancia”.
A princípio, a marca Autobianchi entrou no mercado em 1955, inovando o grupo Fiat por adotar tração dianteira e motor transversal já em 1969, comercializando o inesquecível A 112.
Yank (Custom Auto Works)
O Yank foi um modelo produzido pela Custom Auto Works – empresa sediada em San Diego, estado da Califórnia, nos Estados Unidos – a partir de 1950.
De acordo com os planos da montadora, o veículo era destinado aos consumidores de menor poder aquisitivo na época.
Ao passo que o Yank era relativamente barato, não deixava de ser considerado um automóvel bastante atraente, devido, sobretudo, à sua carroceria feita em alumínio. Porém, um de seus maiores diferenciais residia no motor Willys.
Sempre que um novo consumidor optava pelo modelo, surpreendia-se com os quatro cilindros e os 63 cavalos de potência desse motor.
Por outro lado, o Yank, da Custom Auto Works, marcou época, também, por sua transmissão manual com 3 velocidades.
De antemão, os condutores da década de 1950 sentiam-se profundamente atraídos por um carro que não custava mais do que mil dólares, pesando 690 kg e tendo uma distância entre eixos de 2.540 mm.
Yaris (Toyota)
Analogamente, o Yaris, da montadora japonesa Toyota, é um carro subcompacto (também classificado, em alguns países, como “supermini”) que estreou no mercado em 1999, para substituir os modelos Starlet e Tercel.
Definitivamente, a Toyota começou a utilizar a marca “Yaris” a partir de 2019, em versões de exportação dos mais diversos modelos que partiam do mercado japonês.
Vale lembrar que muitos países comercializavam o modelo sob a nomenclatura de “Toyota Echo”, pelo menos, até 2005.
Assim também, em 2020, a marca “Yaris” passou a ser veiculada no Japão, em substituição à identificação “Vitz”.
Em outras palavras, o termo “Yaris” também apareceu em outros veículos.
Constantemente, entre 1999 e 2005, “Yaris” era a palavra que abrangia tanto a minivan (mini MPV) Yaris Verso (vendida na Europa) quando o veículo japonês chamado de “FunCargo”.
Yeti (Škoda)
O Yeti, da montadora tcheca Škoda (também conhecido, pelos consumidores, como “Typ 5 L”), é um SUV (utilitário) crossover e compacto. Principalmente, o modelo também apareceu no célebre Salão do Automóvel de Genebra, em 2009.
Assim, o Yeti representou a entrada da Škoda no mercado de SUVs. Em 2009, o modelo recebeu a honrosa premiação de “Family Car of the Year”, outorgada pela publicação especializada “Top Gear Magazine”.
Tal qual outros veículos do gênero, os bancos do Yeti podem deslizar para trás e para a frente.
O seu raio é de cerca de 80 mm em direção ao centro.
Ou seja, os passageiros podem usufruir de um maior espaço interno, além da possibilidade de dobrar todo o banco da frente.
Gostou dessa seleção de carros com Y?
É claro que há automóveis de marcas e fabricantes diferentes, com todas as letras do alfabeto. Mas, hoje, focamos em fazer essa breve lista de nomes de carros com a letra Y.
Mostramos o seu fabricante favorito aqui? Deixe um comentário abaixo caso tenhamos deixado algum modelo de fora.
Para mais informações de diferentes letras, confira algumas outras listas abaixo:
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!