Peugeot 307

Carros Mais Roubados no Brasil: Conheça 10 Modelos

Você sabe quais são os carros mais roubados no Brasil? Será que eles têm algo em comum?

Ter o seu carro roubado é um dos maiores receios dos proprietários de veículos em nosso país.

Você sabia que existem carros específicos com maiores chances de roubo?

O IVR (Índice de Veículos Roubados) da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) faz essa análise e mostra quais são os carros mais visados por criminosos.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar a você quais são os carros mais roubados no Brasil.

A análise realizada pelo IVR considera duas informações a fim de se chegar ao percentual médio dos alvos preferidos pelos criminosos: o número de sinistros ocorridos e o número de automóveis segurados.

Esse percentual é fundamental para se obter o valor médio do seguro e para os compradores de veículos saberem se o carro que eles têm interesse é um alvo visado ou não.

A seguir, vamos saber quais são os veículos mais propícios a roubo.

Quais são os 10 carros mais Roubados do Brasil

Peugeot 307
Fonte: Wikipédia

Confira abaixo a lista dos carros mais roubados no Brasil segundo o IVR, que leva em consideração o percentual de roubos com base na quantidade de veículos segurados:

  1. Peugeot 307: 1.488% de furtos ou roubos para 6.922 segurados;
  2. Fiat Siena 1.0: 1,336% de furtos ou roubos para 26.197 segurados; (Modelos da Fiat são os mais roubados em São Paulo)
  3. Fiat Mobi: 1,315% de furtos ou roubos para 42.050 segurados;
  4. Fiat Bravo: 1,239% de furtos ou roubos para 7.907 segurados;
  5. Chevrolet Captiva: 1,135% de furtos ou roubos para 10.747 segurados;
  6. Volkswagen Amarok: 1,110% de  furtos ou roubos para 31.173 segurados;
  7. Fiat Palio Weekend: 1,103% de furtos ou roubos para 39.633 segurados;
  8. Fiat Linea: 1,102% de furtos ou roubos para 10.073 segurados;
  9. Mercedes-Benz Sprinter: 1,064% de  furtos ou roubos para 10.242 segurados;
  10. Renault Master: 1,052% de furtos ou roubos para 9.982 segurados;

Além desses mencionados, outros modelos bastante visados são:

  • Hyundai HB20;
  • Volkswagen Gol;
  • Ford Fiesta;
  • Ford Focus;
  • Renault Sandero;
  • Toyota Corolla;
  • Fiat Uno;
  • Ford Ka;
  • Volkswagen Voyage;
  • Volkswagen Fox;
  • Chevrolet Onix.

Como informado, o índice dos carros mais roubados observa o percentual de roubos em comparação com os veículos segurados.

Isto é, se refere a quais veículos possuem o maior percentual no comparativo entre unidades seguradas e unidades roubadas.

Horários de maior Incidência de Roubos

De acordo com a Carsystem, empresa referência em rastreamento veicular, a maior incidência de furtos ou roubos ocorre normalmente entre as 19:00 e as 22:00.

Dicas para evitar o Roubo do seu Carro

Fiat Grand Siena Attractive 1.0
Fonte: dezeroacem

Diante dessa infeliz realidade de crimes, cabe aos proprietários de veículos adotar certas providências a fim de diminuir os riscos de roubo ou furto. Você conhece quais são elas? Veja logo abaixo.

1. Sempre Verifique a Tranca do Carro

Apesar de óbvia, não podemos deixar de enfatizar a importância de sempre verificar se as trancas do carro foram devidamente ativadas, mesmo que a maioria dos carros atualmente conte com o trancamento elétrico das portas, ativado pela chave do automóvel.

Certos criminosos atuam por meio de dispositivos eletrônicos preparados para impedir esse trancamento remoto do carro.

Ou seja, você aciona o botão de alarme, pensando que as portas foram trancadas, porém, em razão da ação realizada por um dispositivo criminoso, o trancamento não é realizado.

Portanto, a dica é sempre conferir manualmente se as portas foram realmente trancadas.

2. Fique Atento ao Estacionar o Veículo

Examine com atenção o local onde deseja estacionar seu veículo. Isso é especialmente importante nos grandes centros urbanos, onde há lugares já bastante conhecidos pela ação dos criminosos.

Além do mais, temos conhecimento que determinados lugares, pelas próprias características, acabam facilitando a ação de indivíduos mal-intencionados.

Dessa forma, a dica é evitar ao máximo estacionar seu veículo em áreas já conhecidas como perigosas, bem como em regiões mais distantes, onde o movimento de pessoas é menor e o nível de segurança é deficiente.

3. Use Dispositivos de Segurança

Quando a intenção é dificultar ao máximo o furto e o roubo de veículo, a tecnologia é, certamente, uma das melhores opções.

Atualmente há diversos equipamentos e dispositivos que aumentam o nível de segurança do veículo, como os rastreadores automotivos e bloqueadores.

Assim sendo, já existem alguns sistemas (especialmente em carros SUV de luxo) que atuam através de chaves presenciais.

Elas travam o veículo automaticamente assim que o motorista se afasta do automóvel.

Esse tipo de dispositivo de segurança ajuda muito, principalmente nos casos em que os motoristas esquecem de travar o veículo.

4. Fique Atento à Chave do Veículo

Seguramente, o uso da chave é a forma mais fácil de ter acesso ao veículo, e os criminosos sabem disso.

Por esse motivo, é de extrema importância ser cuidadoso ao manusear e guardar as chaves do seu veículo, porque algum indivíduo mal-intencionado pode estar de olho nos seus passos desde a saída do automóvel.

Caso você tenha o costume de deixar as chaves no bolso, com o chaveiro para fora, fique atento.

Esse hábito pode facilitar muito a atuação dos criminosos, que podem aproveitar um instante de desatenção ou de aglomeração de pessoas, furtando a chave do seu veículo.

Portanto, a dica é sempre armazenar as chaves em locais seguros, dificultando o seu acesso, como nos bolsos da frente de calças ou bermudas, nos bolsos internos de uma jaqueta ou paletó ou dentro da bolsa.

5. Não Deixe Itens Dentro do Carro

Procure não chamar a atenção de criminosos para o interior do seu veículo. Portanto, evite deixar sacolas, objetos de valor ou qualquer outro item que possa ser considerado como algo valioso e que estimule a ação de bandidos.

Se for necessário deixar algum item de valor dentro do veículo, aconselhamos deixá-lo no porta-malas, onde não dá para enxergar o que há dentro.

Dessa forma, trata-se do lugar mais seguro para armazenar seus objetos.

Considerações Finais

Fiat Mobi
Fonte: GZH

Infelizmente, os furtos e roubos fazem parte do nosso cotidiano, e todos estão sujeitos a passar por esse tipo de situação.

Por isso, indicamos sempre verificar a lista dos carros mais roubados do Brasil, onde você fica sabendo se o seu carro ou o modelo que você está pensando em comprar, está no ranking.

Fique sempre atento e cuide do seu carro!