Ecosport ou Civic: Qual dos Carros Vence a Disputa? Veja Aqui

Está na dúvida se leva o Ecosport ou Civic para casa? Pois em nosso comparativo de hoje, vamos colocar o sedã médio Honda Civic e o SUV compacto Ford Ecosport para bater de frente e ver quem se sai melhor.

Ambos estão fora de linha – a fábrica da Ford saiu do Brasil, enquanto o Honda só permanece com a versão híbrida do Civic –, mas ainda são boas opções no mercado de carros usados.

Então, se você procura um carro com bom desempenho, segurança e, principalmente, ótimo valor de compra, mas não sabe se leva um Ecosport ou Civic, a Review Auto preparou esse comparativo para você.

Portanto, acompanhe a seguir os prós e contras e descubra qual carro vale mais a pena.

Melhor Escolha

Ford Ecosport Titanium

É o carro topo de linha da Ford, quando falamos da categoria SUV

  • O motor 1.5 do Ford Ecosport Titanium entrega potência de 137 cv, torque máximo de 16,2 kgfm
  • Seis air bags, câmera traseira de manobras, travamento central das portas, monitoramento de pressão dos pneus, alerta de ponto cego e mais
  • Limitador de velocidade, apoio de braço para o motorista, limpador automático de para brisa e regulagem de altura do banco do motorista

Ótimo Custo-Benefício

Honda Civic EXR

Apresenta um ótimo custo benefício em relação à equipamentos

  • O Honda Civic tem 449 litros de porta-malas
  • Conta com bancos confortáveis, revestimentos em couro e um bom conjunto de suspensão
  • Apresenta uma boa dirigibilidade

Qual o melhor carro: Ecosport ou Civic?

Se você andou pesquisando pelos carros usados/seminovos do mercado brasileiro, deve ter reparado que até quem já saiu de cena está com preço elevado.

É o caso do Ecosport e do Civic, sendo que o Honda trouxe para 2023 uma versão híbrida importada para os fãs da marca, mas as outras versões não foram cogitadas.

No caso do Ecosport é porque a fábrica deixou o Brasil. Apesar do receio de encontrar peças do carro, há muitos consumidores da Ford no país e, por isso, a procura por peças tende a aumentar a oferta.

O problema está no preço para manutenção e isso ocorre com qualquer modelo que sai de linha.

Para o nosso comparativo, vamos levar em conta a versão EXR 2.0 do Civic 2016 e Titanium 2.0 do Ecosport 2018.

Confira!

Prós e contras do Ford Ecosport Titanium 2.0

Ford Ecosport Titanium
Fonte: iCarros

Pontos positivos do Ford Ecosport

Potência

Em busca de fortes emoções na pista? Pois o Ecosport dá conta com seu motor 2.0, associado a um câmbio automático de 6 marchas, capaz de desenvolver até 176 cv de potência e 22,5 kgfm de torque a 4500 rpm.

Tais configurações fazem do Ecosport um carro veloz, capaz de ir de 0-100 km/h em 9,5 s, mas não tão veloz a ponto de ultrapassar o rival nesse quesito: a máxima velocidade dele é de 180 km/h contra 190 do Civic.

A explicação mais provável é que o modelo do Civic é mais leve, pesando 1294 kg contra 1359 do oponente. Visto que em matéria de potência, o veículo do Honda sai perdendo: câmbio de 5 velocidades, motor 2.0 com 165 cv, com 19,5 de torque a 4800 rpm, e aceleração em 10,9 s.

Segurança

O Ecosport ou Civic é um veículo seguro já que ambos contam com um excelente pacote de segurança, com produtos que não podem faltar, como o controle de tração e estabilidade.

Só que, entre os equipamentos para a segurança de todos os ocupantes, como airbag frontal, airbag lateral e airbag de cortina, por exemplo, tem o famoso Teste de Colisão.

Nesse quesito, somente o Ecosport recebeu avaliação, com 5 estrelas para a proteção aos adultos e 3 estrelas para crianças.

É um dos fatores a serem considerados para evitar acidentes, tendo uma garantia de segurança do Latin NCAP.

Além disso, faltam no Honda Civic alguns elementos, como o alerta de ponto cego, sensores de estacionamento traseiro e faróis de regulagem de altura.

Pontos negativos do Ford Ecosport

Consumo

Quando o assunto é economia de combustível entre Ecosport ou Civic, não restam dúvidas de que o Civic bebe pouco e anda mais. Veja e compare as informações:

  • Ecosport (cidade/estrada) – 8,8 e 12 km/l (gasolina) e 6,1 e 8,3 km/l (álcool);
  • Civic (cidade/estrada) – 9,7 e 13,8 km/l (gasolina) e 6,4 e 9,4 km/l (álcool).

Portanto, o usuário terá mais vantagens no consumo se optar pelo Civic EXR 2016.

Prós e contras do Honda Civic EXR 2.0

Honda Civic EXR
Fonte: Autoesporte

Pontos positivos do Honda Civic

Espaço, conforto e porta-malas

O Honda Civic é mais espaçoso, sobretudo para quem vai no banco traseiro. A distância entre eixos, responsável por deixar os passageiros mais confortáveis, mede 2668 mm contra 2519 do concorrente.

O Ecosport, por sua vez, até ganha na altura (1693 mm contra 1450 mm) e quase esbarra na largura (1765 contra 1755 do Civic), mas pelo conjunto da obra, o Civic ganha, levando-se em conta também o comprimento (4525 mm contra 4269 mm).

É além de melhor habitáculo para o usuário, o Honda Civic ainda tem 449 litros de porta-malas, um número bem superior aos 356 litros do Ecosport.

Para completar o conforto, o veículo conta com bancos confortáveis, revestimentos em couro e um bom conjunto de suspensão, incluindo o layout multibraço, o que confere respostas mais dinâmicas do veículo.

Velocidade máxima

O Honda Civic pode até não ser o mais potente perto do Ecosport, mas sua dirigibilidade é superior, atrelada ao já mencionado conforto no ambiente interno.

Isso se transforma em um combo para o modelo alcançar uma velocidade máxima de 190 km/h frente aos 180 km/h do rival.

Pontos negativos do Honda Civic

Central multimídia

Tanto o Honda Civic ou Ecosport, qualquer um desses está bem servido de itens de série para quem gosta de tecnologia.

No entanto, o Ecosport traz uma central multimídia moderna, chamada Sync 3, enquanto esse modelo EXR 2016 do Civic não acompanha integração com Android Auto e Apple CarPlay.

Esse pode ser fator decisivo para você que está entre o Ecosport ou Civic.

Então, quem vence a disputa: Ecosport ou Civic?

Os dois entregam bons itens de série, como ar-condicionado, vidros elétricos, câmbio automático, teto solar, troca de marchas no volante, bancos revestidos em couro e ajuste do volante em altura.

O valor do IPVA e do seguro são muito próximos, a depender do estado, se é em SP ou RJ, por exemplo, além do valor das revisões.

Importante lembrar que na marca estadunidense não há mais suporte e garantia que, antes, saía da concessionária de forma integral. Pelo menos a versão Titanium.

Então, como esses carros estão no mercado de usados, mas o valor deles ainda não baixou para menos de R$ 40 mil, vale a pena pegar um Honda Civic. Bom desempenho, dirigibilidade, consumo e espaço jogam esse modelo à frente do rival.

E então, este embate entre Ecosport ou Civic te ajudou a escolher qual deles será a sua melhor aquisição? Esperamos que sim!

Enfim, se essa batalha de veículos foi interessante para você, talvez você goste de ler, também, o comparativo entre Civic ou Astra que fizemos aqui no blog.

Quer mais batalhas? É pra já! Veja, aqui no blog, o duelo entre Civic ou Focus para descobrir qual é o melhor.

Qual tal, então, compartilhar este conteúdo com seus amigos por e-mail ou redes sociais? Assim, você ajuda o Review Auto a ajudar mais pessoas a tomarem a melhor decisão de compra de carro.

Até a próxima!