Pneu careca é um grande problema enfrentado por todo motorista, principalmente aqueles que possuem carro próprio. Claro, a grande preocupação que chega primeiro na mente de todos é a questão da multa por pneu careca.
A infração envolvendo esse fator gera duas penalidades principais, ou seja, multa e aplicação de pontos na CNH.
Todavia, o que realmente deve preocupar é a segurança, com grande risco de acidentes dependendo do estado de conservação do pneu.
Assim, o desgaste de pneus é uma das principais características de um veículo em mau estado, afetando bastante seu uso. Por isso, resolvemos abordar este importante assunto!
O que define um pneu careca?
Quais tipos de pneu podem gerar uma multa por pneu careca?
Talvez você até tenha uma ideia, mas é super importante conhecer mais a fundo o que realmente isso significa.
Pneu careca é a forma popular de chamar, sem que haja uma nomeação técnica por parte do Conselho Nacional de Trânsito.
Em relação às características, a primeira coisa que precisa ser observada são os sulcos.
Os sulcos nada mais são do que os cortes feitos com profundidade por toda a circunferência do pneu, responsáveis por trazer aderência e estabilidade para o carro.
Assim, para saber se seu pneu está em mau estado, é necessário checar como esses frisos estão.
Os sulcos estarão rasos
Olhou para o pneu e viu que os sulcos não estão profundos como costumavam estar? Bom, tenha certeza: você pode receber uma multa por pneu careca.
E o que isso significa?
Talvez você não note em percursos rápidos, no trânsito diário, mas com certeza a segurança do seu veículo estará comprometida.
Ao dirigir por uma estrada molhada, os pneus do seu carro precisam aderir ao chão, sem escorregar ou girar em falso.
Mais necessário ainda é ter pneus seguros ao percorrer ruas sem asfalto, com cobertura de paralelepípedos ou puro barro.
E isso apenas para falar de momentos comuns, sem nenhum tipo de incidente.
Com uma situação de perigo, em que se precise de uma frenagem brusca, a performance de um pneu careca é extremamente ineficaz, causando ainda mais problemas.
Os riscos são vários: maior tempo para diminuir a velocidade, dificuldade de manter o veículo na estrada, derrapagem e, nos casos de pneus extremamente gastos, podem até mesmo ocorrer danos permanentes, como rasgos e estouros.
É possível restaurar um pneu careca?
Depende. O pneu careca pode estar permanentemente danificado ou pode passar por um procedimento chamado de recauchutagem.
Dessa forma, a recauchutagem é um complexo tratamento feito por oficinas especializadas, com o objetivo de dar mais algum tempo de vida ao seu pneu que está careca.
Primeiro, ele passará por uma inspeção, onde serão analisados fatores como pressão, integridade da borracha, conservação da estrutura, entre outros.
Em seguida, o pneu é raspado, para que recupere seu formato original.
Depois, os especialistas consertam e reparam o pneu, criando novamente os sulcos.
Por fim, o pneu passa pela vulcanização, processo em que é envelopado com uma nova borracha, vai para uma forma especial e é esquentado até chegar ao formato desejado.
Com isso, o antigo pneu em mau estado de conservação recupera sua qualidade e deixa de ser um pneu careca.
Entretanto, fica um aviso: faça a recauchutagem em uma empresa especializada, com todos os equipamentos e etapas necessárias.
E, mesmo assim, alguns veículos não podem utilizar pneus recauchutados, como motos e tratores.
O que muitos acabam fazendo em borracheiros despreparados é “cavar” os sulcos novamente, dando uma profundidade através da falta de borracha.
Isso é extremamente perigoso e, além de não dar aderência alguma, ainda expõe o motorista e passageiros ao perigo de um acidente.
O que o Código de Trânsito Brasileiro fala sobre pneu careca?
Apesar de não trazer explicitamente o termo “pneu careca” no seu rol de artigos, o Código de Trânsito Brasileiro discorre sobre diversos fatores de segurança que o veículo deve cobrir.
Dessa forma, é de comum entendimento que todo carro possui uma necessidade constante de manutenção, sendo que a segurança e seu pleno funcionamento dependem da harmonia de diferentes partes.
Assim, o Direito de Trânsito já deixa a questão pacificada.
Com isso em mente, o CTB expôs essa obrigatoriedade em seu artigo 230, discorrendo sobre várias práticas consideradas infrações ao conduzir um veículo.
O que diz o artigo 230?
O art. 230, como já dito, traz um rol de práticas ilegais. Todavia, no caso da temática desse texto, se destaca o inciso XVIII:
XVIII – em mau estado de conservação, comprometendo a segurança, ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes e ruído, prevista no art. 104.
Com isso, fica claro que qualquer aspecto de um veículo em mau estado é passível de multa, incluindo para-brisas rachados, falta de retrovisores, luzes queimadas e, claro, os pneus carecas!
Qual a multa por pneu careca?
Mas, ainda fica a dúvida: qual a multa por pneu careca?
Tendo em vista que, naturalmente, carros, motos e outros veículos já demandam altos custos, é ainda pior quando um condutor recebe uma multa.
Por isso, é importante saber de antemão quanto custa uma infração desse tipo.
Apesar de não ser das mais caras, ainda é um número considerável: você terá que pagar 195,23 reais (valor consultado em fevereiro/2022).
Claro, há multas com valores muito acima, principalmente com os fatores que multiplicam seu preço.
Usar um veículo para interromper a circulação de uma via pode gerar uma multa de 5 mil reais, por exemplo.
Ainda assim, sabemos que mesmo 195 reais ainda pesam na conta.
Caso precise parcelar, instruímos como fazer isso neste artigo.
Quantos pontos vão para a Carteira Nacional de Habilitação?
Além da multa, há também os pontos. Eles são uma espécie de medidor de infrações, e embora varie em alguns casos, tem o limite de 20 pontos.
Mais um ponto além do limite e o motorista tem sua CNH suspensa.
No caso de pneu careca, o motorista recebe 5 pontos, número considerável.
É preocupante principalmente para motoristas profissionais, já que são mais propensos a cometerem infrações e seriam extremamente prejudicados por uma suspensão da carteira.
Lembrando que apesar da mudança para o novo limite de 40 pontos, ele não é para todos e pode deixar de valer com infrações graves. Vale a pena tomar cuidado.
Falamos mais sobre a CNH neste post.
O veículo pode ser retido se o pneu estiver careca?
Sim! A retenção do veículo não só é permitida quanto é comum, caso haja um desgaste muito grande.
Dessa forma, pneus carecas demais, sem condições de uso, com certeza são um motivo para retenção do veículo, que só poderá ser retirado após a devida troca.
E se o estepe for um pneu careca?
Pegou aquele pneu com os sulcos sem profundidade e colocou para o estepe? Temos uma notícia ruim: ele também gera infração.
Apesar de parecer injusto, pense que o estepe é utilizado como um pneu normal, mesmo que apenas em situações emergenciais.
Por conta disso, já pensou precisar dirigir com um pneu horrível após um dos seus pneus principais furar?
Assim, mantenha seus pneus reservas sempre bem conservados e com sulcos bem profundos.
Nada de pneu careca!
Motocicleta e outros veículos também precisam se preocupar
Não importa qual tipo de veículo você possui, o uso de pneus carecas é ilegal.
Motoqueiros, motoristas de tratores, caminhoneiros e todos os demais podem receber multas por rodarem com um pneu careca.
Novamente, batemos no assunto do perigo, pois não se deve pensar nos pneus do automóvel apenas na esfera da lei.
Também é preciso levar em conta a segurança e nunca pôr a vida de ninguém em risco.
Como evitar uma multa por pneu careca?
Não é muito difícil evitar uma multa por pneu careca. De forma simples, basta checar periodicamente o estado dos seus pneus e trocá-los assim que necessário.
Além disso, manter o veículo sempre balanceado diminui severamente o gasto dos pneus. Também deve ser feito o rodízio dos pneus, evitando que se desgastem desproporcionalmente.
Outra que você precisa evitar: o excesso de peso transportando. Afinal, além de elevar os riscos, isso faz com que o carro gaste mais os pneus.
Por fim, tente ao máximo não frear bruscamente, “queimar” pneu, derrapar ou coisas semelhantes.
Esse tipo de ação não apenas danifica a borracha, mas pode afetar toda a estrutura e até mesmo a roda do carro!
Como cuidar do seu pneu?
Conforme falamos, o principal meio de cuidar do seu pneu é evitar expô-lo a situações agressivas, em que se exige demais a borracha.
Apesar dos bons pneus serem feitos para suportar emergências, esse tipo de exposição diminui consideravelmente a vida útil do seu pneu e faz com que os sulcos percam profundidade muito mais rápido.
Caso algum reparo precise ser feito, evite levar seu pneu para um lugar despreparado.
Muitas vezes, um conserto mal feito causa estragos maiores do que o dano já existente.
Um grande exemplo é o já comentado método de “cavar” os trios e dar profundidade novamente na borracha.
Apesar de não parecer, esse método diminui ainda mais a aderência do pneu.
Assim, tome muito cuidado e cuide bem do seu pneu! E caso esteja precisando de um, já listamos para você os melhores.
Gustavo Fonseca é formado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), especialista em Direito de Trânsito e processo administrativo, com mais de 10 anos de experiência. Confudador do Doutor Multas – referência online do Direito de Trânsito, com mais de 3 milhões de visitantes mensais. Conheça meu trabalho nas redes sociais abaixo ou acesse meu site: Doutor Multas.