Quando o conjunto ótico do carro falha, muitos motoristas não sabem o que fazer com farol fraco. Afinal, são vários os problemas que podem danificar o farol do veículo.
Por isso, confira neste artigo algumas dicas sobre como lidar com esse problema.
Lâmpada queimada: o problema mais comum do farol fraco
Saber o que fazer com farol fraco dependerá do problema apresentado pelo dispositivo.
Tudo porque são muitos os fatores que influenciam tanto no funcionamento quanto no desgaste do farol.
Logo, entendendo quais problemas podem afetar esse sistema, ficará mais fácil consertá-lo.
A princípio, a lâmpada queimada é a principal causa do farol estar fraco. Tudo porque o freio e o farol baixo são bastante utilizados pelos motoristas no cotidiano.
Na maioria das vezes, é possível observar que o filamento da lâmpada queimada está rompido.
Para ter certeza, o motorista pode usar os dedos para girar a lâmpada e observar o filamento. Caso haja um espaço faltando, significa que a lâmpada queimou.
Às vezes, pedaços do filamento de uma lâmpada queimada ficam soltos no interior dela. Por isso, o condutor deve evitar dar a partida no carro se os faróis estiverem ligados.
Assim, será possível evitar novas reações que podem causar acidentes.
O que fazer com farol fraco: problemas que podem surgir no farol e como resolver
Embora a lâmpada queimada seja o problema mais comum do farol fraco, outros fatores podem danificar o sistema. Confira quais são e o que fazer com farol fraco:
Mau contato na tomada
Um problema comum ao farol baixo é o mau contato na tomada por causa do uso frequente.
Esse afastamento ocorre no lado negativo da tomada e só é percebido quando a lâmpada não brilha mais. Ao verificar o problema, o condutor encontrará o terminal derretido.
Se uma lâmpada de qualidade duvidosa não for a causa, uma lâmpada com o dobro da potência necessária será a culpada pelo problema.
Além disso, a caloria dobrada também influencia no derretimento do terminal e a lâmpada não pode ser recuperada.
Um relé duplo consegue proteger a afiação e o interruptor do farol. Porém, somente a troca da lâmpada por uma nova e de boa qualidade resolverá o mau contato.
Mau aterramento
O mau aterramento é causado por um fio chamuscado ou solto. Nesse caso, se não souber o que fazer com farol fraco, basta trocar a tomada por uma nova.
Defeitos no farol alto e baixo
Caso o farol baixo e o farol alto tenham algum defeito, experimente substituí-los por uma lâmpada nova. Se isso não der certo, talvez a troca do fusível resolva o problema.
A lâmpada do farol alto não acende
Assim como o farol baixo, o farol alto também pode ficar queimado. O motorista deve verificar possíveis danos e fazer a troca quando necessário.
Aliás, há vezes em que o farol alto acende, mas o baixo não. Nesse caso, vale a pena investigar mais a fundo.
Farol fraco ou que não funciona
Mais uma vez, a lâmpada queimada influencia no mau funcionamento ou perda do farol. Sobre o que fazer com farol fraco, o ideal é trocar a lâmpada por uma nova.
Se não funcionar, o recomendado é procurar o auxílio de um técnico.
Farolete não funciona
Quando a luz do farolete não funciona, é provável que esteja queimada ou haja mau contato.
Caso mais de uma lâmpada não acenda, o condutor deve observar se os fusíveis não foram os responsáveis pela perda.
Queima do farol alto e baixo
A tensão do alternador tem mandando muita energia para as lâmpadas, resultando na queima da luz baixa e alta do veículo.
Se possível, peça para um profissional medir a tensão do alternador.
Caso não seja consertado, além das lâmpadas, outros componentes podem ser queimados.
Não é possível desligar o farol
Um defeito no sistema elétrico pode manter o farol ligado sem parar. Será necessário procurar a ajuda de um mecânico para ele avaliar o estado das conexões do carro.
Não é possível usar a seta dianteira
Em muitos casos, a seta da frente não pisca.
Com o intuito de resolver o problema, será preciso remover o soquete, limpá-lo, ver se há problemas na lâmpada laranja e recolocar as peças no lugar.
Essa limpeza pode ajudar a resolver o problema do mau contato, o que também pode fazer com que a seta pisque rápido.
Farol pisca com muita frequência
Nesse caso, o farol pode estar com uma lâmpada cuja intensidade não é a ideal para ele.
Além disso, a conexão ruim da lâmpada com o sistema resulta no farol piscando mais do que deveria.
Para averiguar, o motorista deve prestar atenção às conexões do grampo da bateria. Feito isso, será necessário desligá-la e observar o estado dos fios no sistema do farol.
Chave do farol danificada
Quando a chave do farol está com problema, ela interromperá o uso do farol baixo e farolete. Logo, é recomendado investigar a origem do dano e trocar essa chave.
Regulagem do farol evita surpresas desagradáveis
A regulagem do farol é a manutenção que orienta um motorista sobre o que fazer com farol fraco.
Ela é essencial para equilibrar o funcionamento do sistema e prevenir problemas com o farol.
Caso contrário, o mau funcionamento dos faróis trará problemas para os motoristas, como multas.
O motorista deve ficar atento ao farol e se ele ilumina bem o caminho à frente.
Além disso, é importante prestar atenção se os faróis costumam ofuscar a vista dos motoristas que vêm na direção oposta.
Portanto, um farol que funciona sem problemas não colocará a vida dos condutores em risco.
O artigo 223 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê multa para motoristas com farol do carro desregulado.
É classificado como multa grave, visto que põe em risco a segurança de alguém próximo.
Caso seja pego com faróis defeituosos, o motorista pagará o valor de R$ 195,23 em multa e receberá 10 pontos na CNH.
Em situações mais graves, o veículo pode ser retido até a regularização da multa.
Existe o momento certo para alinhar o farol?
De acordo com especialistas, o alinhamento dos faróis será necessário a cada 10.000 a 20.000 km rodados.
O alinhamento deve ser realizado por um profissional capacitado para realizar o serviço.
Sempre que o farol desalinhar, o motorista deve solicitar assistência imediata para evitar riscos.
Além disso, o farol também pode ser alinhado em algumas situações, como:
- Quando a altura do carro for alterada;
- Na hora de fazer consertos nos faróis;
- Durante a troca do farol ou da lâmpada do farol;
- Quando as molas da suspensão precisarem de arqueamento ou troca.
Como fazer a regulagem do farol?
A regulagem do farol ajudará o motorista que não sabe o que fazer com farol fraco. Então, confira a seguir como fazer a regulagem do farol.
Estacione o seu veículo em um lugar plano
Em primeiro lugar, estacione o seu carro sobre um terreno plano a uma distância de 5 metros de uma parede.
Os pneus do carro já devem estar calibrados para evitar algum equívoco. Se possível, comece a regulagem durante a noite, já que será melhor para ver as luzes do farol.
Feito isso, risque na parede os centros dos faróis esquerdo e direito. Por isso que é importante manter o carro em uma superfície plana, já que o resultado será melhor.
Risque uma marca de projeção
Outras duas marcas devem ser feitas agora. Para tanto, risque 1 cm abaixo das marcas do centro de cada farol na parede.
Segundo alguns especialistas, quanto mais distante, mais baixo o farol deve estar. Afinal, a iluminação para a pista deve estar bem alinhada para melhor iluminação.
Faça marcas de referência
Na parede, marque uma linha horizontal que vai do centro em direção à esquerda.
Em seguida, faça o mesmo indo para a direita, mas inclinando 15 graus do centro para cima.
Ou seja, a marcação da direita será mais elevada que a da esquerda.
Feito isso, acenda o farol e veja se a luz está nas marcas riscadas na parede.
O lado esquerdo deve ter um feixe de luz mais reto, enquanto o lado direito deve estar ligeiramente inclinado para cima.
Tudo porque a luz direita iluminará o acostamento e as placas do caminho.
O ideal é que as linhas horizontais estejam alinhadas entre si e levemente projetadas para baixo.
Caso contrário, encontre os parafusos da regulagem de cada farol e gire-os até que o feixe de luz esteja na marca indicada na parede.
Conserto do farol deve ser feito em casa ou oficina?
Alguns motoristas não sabem o que fazer com farol fraco. Nesse sentido, somente quando o problema não for grave e o condutor tiver as ferramentas necessárias é que o conserto será feito em casa.
Por outro lado, se o motorista não tem experiência com elétrica de automóveis, o ideal é levar o veículo a uma oficina.
Além disso, o carro também deve ser avaliado por um profissional quando o conserto exigir equipamentos específicos.
Considerações finais
Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, não é impossível entender o que fazer com farol fraco.
Esse sistema é sensível, mas possui uma quantidade limitada de problemas que podem acontecer.
Logo, o motorista deve prestar mais atenção ao estado dos iluminadores e verificar as soluções possíveis.
Caso não se sinta apto a fazer a verificação, um mecânico terá o conhecimento e aparatos necessários para realizar testes.
Ademais, faça calibragens e manutenção preventiva com regularidade para impedir que problemas do tipo surjam antes da hora.
Dessa forma, será possível ter uma direção mais tranquila e longe do escuro.
Bem, chegamos ao final do conteúdo. Você gostou de saber mais sobre o assunto?
Se puder, compartilhe com seus amigos por e-mail ou nas redes sociais para ajudá-los e informá-los também. Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!