Você sabe se pode andar com água no óleo do motor?
O óleo é um componente fundamental para o bom funcionamento do motor do seu carro, mas será que a mistura de água e óleo é recomendada?
Se você ainda não conhece as funções do óleo lubrificante e os riscos da água no motor, vai gostar do conteúdo de hoje. Boa leitura!
Qual a função do óleo do motor? E o líquido de arrefecimento?
Todo motorista já ouviu falar, pelo menos uma vez na vida, que é preciso fazer a troca de óleo e do líquido de arrefecimento pelo menos uma vez ao ano.
Trata-se da revisão preventiva, que normalmente ocorre a cada 10.000 km rodados ou a cada 1 ano, se você não atingir a quilometragem antes disso.
Óleo do motor
Mas, afinal, qual a função do óleo do motor? A principal, sem dúvidas, é a de lubrificante dos componentes do motor, evitando o atrito entre as partes móveis, o que causaria desgaste.
Além disso, ele é responsável por manter o equilíbrio da temperatura do motor, para que não ocorra o superaquecimento.
Ainda, ele evita que partículas de metal, geradas pela fricção entre as peças, fiquem alojadas no motor, provocando entupimentos que podem causar a falha do motor.
Por fim, o óleo também funciona como um agente de vedação, evitando a presença de partículas de sujeira no motor que possa causar problemas no seu funcionamento.
Líquido de arrefecimento
O líquido de arrefecimento, por sua vez, também é responsável por resfriar o motor do carro, dissipando o calor e evitando a combustão de peças do motor.
Assim como o óleo, o líquido de arrefecimento é fundamental para o bom desempenho do veículo, especialmente se for um carro com injeção eletrônica.
Existem dois principais tipos de sistema de arrefecimento, quais sejam:
- Aditivo: os tão famosos aditivos do radiador costumam ser utilizados diluídos em água desmineralizada, o que altera o ponto de fusão e de evaporação da água;
- Líquido de arrefecimento específico: trata-se de uma opção mais cara do que os aditivos do radiador, mas que possui componentes químicos que possibilitam que as trocas sejam mais espaçadas. Nesse caso, você não poderá diluir com água.
Causas da mistura de água e óleo no motor
O óleo lubrificante e o sistema de arrefecimento ficam em partes diferentes do motor, então não é comum que eles se misturem.
Inclusive, você deve ficar bastante atento na hora de fazer a reposição ou a troca desses itens, a fim de colocá-los no reservatório correto!
No entanto, existem alguns problemas que podem contribuir para que ocorra essa mistura, tais como:
- Dano na junta do cabeçote;
- Cabeça de cilindro rachada;
- Bloco de motor danificado;
- Superaquecimento do motor;
- Situações de alagamento, que provoquem a entrada de água pela tampa superior ou pelo tubo de escape.
Como saber se tem água no motor do carro?
Na verdade, não é difícil identificar a mistura de água e óleo no motor. Isso porque, como você provavelmente já sabe, esses dois itens não se misturam.
Inclusive, vale lembrar que você deverá conferir os fluidos do motor do seu veículo pelo menos duas vezes por semana, com o carro frio, antes de sair de casa.
Desta forma, se algum deles estiver abaixo do nível indicado, você pode fazer a reposição para evitar problemas de longo prazo.
Além disso, se houver indícios de vazamento, é ainda mais importante conferir os níveis de óleo e água do radiador diariamente, para levar ao mecânico se necessário.
Nesse sentido, o principal sinal de que há um vazamento é que, ao puxar a vareta do óleo do motor, você irá perceber algumas bolhinhas de água ou do líquido de arrefecimento na vareta.
Outro sinal de que pode haver um vazamento, que é ainda mais fácil de perceber, é a presença de alguma luz acesa no painel, indicando a necessidade de manutenção no veículo.
Por isso, nunca desconsidere as informações que aparecem no seu painel.
Nesse caso, não tente resolver o problema sozinho. Procure imediatamente uma oficina mecânica especializada, para que seja feita uma inspeção no seu veículo, a fim de identificar onde está o vazamento.
Quais os riscos de andar com água no óleo do motor?
Como você provavelmente já percebeu, uma das principais funções do óleo e da água do radiador é promover a refrigeração do motor, evitando que o calor extremo provoque o comprometimento do veículo.
Assim, quando ocorre a entrada de água no motor, é um sinal de que nem o óleo nem o líquido do radiador vão conseguir dissipar o calor da forma ideal.
Com isso, o seu veículo pode sofrer danos seríssimos, como a própria fusão do motor, o que vai impedir que você possa circular com ele. Então, muita atenção a esse tipo de problema!
Por isso, se o seu carro ainda não chegou até a falha, agradeça e procure um mecânico o quanto antes!
Como resolver esse problema?
Como já mencionamos, você precisará buscar uma oficina mecânica especializada, para fazer uma inspeção no veículo e descobrir onde está o problema.
Normalmente, trata-se de uma junta de cabeçote queimada ou trincada, ou uma trinca no bloco do motor, além dos outros motivos que já mencionamos.
A solução vai depender da causa do problema.
Em alguns casos, a troca da peça danificada e a lavagem do motor, com a reposição do óleo, da água do radiador e do filtro são suficientes para resolver o problema.
Já em casos mais graves, pode ser necessário trocar o motor completo, caso a temperatura tenha subido tanto que tenha causado a fusão das suas partes.
Nesse caso, pode preparar o bolso, pois o reparo não vai ser nada barato!
E então, como evitar andar com água no motor?
Sem dúvidas, a principal forma é fazer manutenções preventivas regulares.
Além disso, não deixe de conferir o nível dos fluidos do seu motor pelo menos duas vezes por semana, como já havíamos recomendado.
Afinal, é sempre melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?
Enfim, por hoje, é só!
Ajude a espalhar essas dicas e orientações valiosas compartilhando o nosso artigo por e-mail ou nas suas redes sociais.
Leia mais conteúdo relacionado aqui no Review Auto e até a próxima!
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.