Será que tem seguro para carro de leilão? Muitos compradores se preocupam na hora de comprar um carro de leilão porque não têm certeza se a seguradora vai cobrir.
No entanto, fazendo uma boa pesquisa, é possível encontrar seguradoras que aceitam carros de leilão, desde que cumpram alguns requisitos.
Um deles diz respeito à vistoria, que deve ser realizada para garantir que o automóvel esteja em plenas condições para garantir o seguro.
Saiba mais em nosso artigo de hoje para não errar na compra do seu novo veículo.
É possível fazer seguro para carro de leilão?
Sim, é possível ter a cobertura de uma seguradora para um carro de leilão. A ideia de que carros de leilão não têm coberturas, devido a alguns problemas, é apenas um mito.
Esse tipo de crença é por dois motivos: primeiro é que algumas seguradoras realmente não aceitam carros que foram colocados em leilão; segundo porque esse tipo de veículo pode ter perdido valor de mercado, logo é natural achar que ele tem algum problema sério.
Afinal, por qual motivo um carro vai a leilão?
Existem alguns motivos que fazem alguém perder o próprio veículo, e um deles, o mais comum, é a inadimplência do dono.
De todo modo, muitas seguradoras hoje em dia fazem seguro para carro de leilão, sim.
A dica, contudo, é pesquisar, conhecer as regras, atender os requisitos, tudo antes de fechar o contrato do seguro auto.
Por que algumas seguradoras não aceitam carros de leilão?
Essa é a pergunta que muitos compradores fazem para entender o que leva as empresas de seguro a negar coberturas para carros de leilão.
Primeiramente, é importante saber que a seguradora investiga o tipo de leilão onde o carro foi arrematado e pode negar a cobertura por conta dos seguintes motivos:
- Inadimplência do proprietário;
- Sinistro, roubo ou furto;
- Carro vítima de acidente.
É muito mais fácil as empresas de seguro aceitarem carros de leilão quando o motivo é um proprietário inadimplente.
Afinal, espera-se que o novo dono pague todas as dívidas e mantenha o automóvel sempre em dia.
Por outro lado, um carro vítima de roubo, furto ou acidente, a coisa se complica um pouco mais, bem como veículos com “sinistro recuperado” ou “sinistro indenização”.
Uma vez que a ideia do seguro para carro de leilão é acioná-lo justamente nesses casos, fica bem difícil para uma seguradora aceitar um veículo visado.
Entretanto, algumas empresas de seguros podem avaliar cada caso e aceitar carros de leilão.
Quais empresas oferecem seguro para carro de leilão?
Proteger o veículo é o que todo proprietário quer, seja um carro novo, usado ou proveniente de leilão.
Então, para facilitar a sua jornada em busca de uma seguradora que aceita carro arrematado de leilão, separamos cinco empresas de seguros.
1 – Porto Seguro
A Porto Seguro é uma das seguradoras mais conhecidas no Brasil, com diferentes tipos de coberturas.
Porém, no caso de seguro para carro de leilão, a Porto Seguro limita em até 80% do valor da tabela FIPE, mas assegura contra roubo e colisão.
A vantagem é que você tem algumas opções para incluir no pacote do seguro para carro de leilão, como assistência 24 horas e carro reserva, por exemplo.
2 – Liberty Seguros
Se o motivo do leilão do carro foi acidente, melhor cogitar outra seguradora. Isso porque a Liberty Seguros, na maioria das vezes, não aceita carros que já se envolveram em acidentes.
Por isso ela faz uma vistoria prévia para ter certeza do tipo de carro arrematado em leilão.
Caso não encontre nenhuma avaria, e o carro não foi alvo de acidente ou furto, a Liberty pode considerar a cobertura para o seu automóvel.
Ao todo, a seguradora oferece três tipos de seguros para cada perfil diferente. Você escolhe qual deles é mais vantajoso para você.
3 – Bradesco Seguros
Assim como a Liberty, a Bradesco Seguros também pode se recusar a cobrir carros de leilão que sofreram algum tipo de acidente, sobretudo, se já foi roubado.
Do contrário, se o seu carro não se enquadra nestes perfis, você pode conseguir um seguro com algumas vantagens.
Por exemplo, assistência 24 horas e indenizações maiores para correntistas do banco.
4 – Suhai
Carros leiloados também podem ser aceitos pela Suhai, mas não antes de uma análise para saber o tipo de leilão e outros detalhes baseados na tabela FIPE.
A vantagem aqui é que a Suhai é uma empresa seguradora com assistência em todo território brasileiro.
Assim, se o seu veículo for aceito pela seguradora, não importa em que parte do país você esteja.
Sempre que precisar acionar o seguro para carro de leilão, você poderá contar com a Suhai.
5 – Pier
A Pier é uma empresa de seguros de veículo diferente, pois o segurado precisa pagar uma assinatura mensal ao fazer a contratação de seguro.
Não há, até o momento, restrições sobre quais os carros de leilões poderiam fazer parte do seguro, mas a empresa atua apenas em São Paulo e Belo Horizonte.
Vai fazer seguro para carro de leilão? Veja o que as seguradoras levam em conta!
Uma coisa que todo motorista gosta antes de comprar um carro novo, usado ou de leilão, é pensar na proteção do veículo contra danos materiais de terceiros ou de riscos comuns.
Pode ser que carro de leilões não seja uma boa opção de negócio, se você considerar o motivo pela qual ele foi recuperado pelo seguro auto.
De qualquer maneira, as empresas de seguro precisam ter segurança ao aceitar um carro leiloado.
Por isso, a equipe analisa todas as informações sobre o veículo, incluindo a documentação do carro, histórico, vistorias e laudo emitido pelo Detran.
Se estiver tudo certo, seu veículo pode até ser elegível à cobertura de perda parcial ou total e incluir outras comodidades ao pacote.
Não se esqueça de pesquisar sobre pontos importantes, como cobertura por desastres naturais, danos morais, perda total, roubo e furto.
Considerações finais
É possível fazer seguro para carro de leilão, desde que você fique atento às regras de cada seguradora.
Algumas empresas aceitam veículos de leilão, com chassi remarcado, sinistro leve, de financiamento, ou de inadimplentes.
Entre em contato com uma das seguradoras de nossa lista e veja as condições para conseguir o seguro auto.
Qual sua opinião sobre o assunto?
Gostou desse conteúdo sobre seguro para carro de leilão?
Se sim, não se esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais ou por e-mail. Até a próxima e boa compra!
Olá, sou Rodrigo Bitencourt Bussular! Corretor de Seguros e Consórcios atuante no mercado securitário desde 2007 e formado pela Funenseg, atualmente chamada de Escola Nacional de Seguros (ENS). Habilitado a comercializar todos os ramos, o produto que segue em evidência entre meus clientes é o seguro auto. Ofereço um atendimento 100% digital e humanizado em soluções de gerenciamento de seguros, consórcio e financiamento de veículos, com a melhor relação custo-benefício. Prezo por oferecer uma parceria ética, sólida, com responsabilidade, pautado pela honestidade e transparência. Entre em contato através do ícone abaixo e solicite seu orçamento sem compromisso!