Se você não faz a menor ideia sobre o porquê a ventoinha não desliga e o que fazer, aqui está a solução.
A ventoinha (ou eletro-ventilador) é uma das peças do sistema de arrefecimento do carro, pois o seu papel é ajudar na troca de ar e de calor que passa pelo radiador.
Em outras palavras, se a ventoinha não desliga, ela não resfria o radiador, contribuindo para o seu superaquecimento.
Portanto, antes que o problema cause danos ao veículo, melhor descobrir os motivos da ventoinha não desligar e o que fazer para melhorar seu funcionamento.
Acelera e confia!
Para que serve a ventoinha de carro?
A ventoinha é parte importante dos carros, porque o seu papel é evitar o superaquecimento do motor. Para isso, a peça acelera a passagem de ar e de calor pelo radiador, ajudando no seu resfriamento.
Para motores mais novos, a ventoinha trabalha de forma silenciosa, fazendo parecer que está desligada, mas não se engane: se a ventoinha não desliga, o carro pode parar de funcionar de repente.
Sabendo que esse é um componente importante para auxiliar o motor elétrico e fazer o carro operar de maneira correta, quais os problemas comuns que fazem a ventoinha ficar ligada direto?
Isso é o que vamos descobrir!
Ventoinha não desliga? Conheça os principais problemas no sistema de arrefecimento do carro
Quando se fala em resfriamento de veículo, muitas vezes as pessoas associam ao ar condicionado, achando que o problema vem dele.
Mas, na verdade, problemas no ar condicionado têm outros motivos não relacionados ao ventilador (ventoinha).
Veja as principais causas da ventoinha não conseguir desligar, a seguir.
Ventoinha não desliga: excesso de manutenções desnecessárias
Fazer uma revisão periódica no veículo é de suma importância, pois evita gastos desnecessários.
Afinal, tudo o que você menos quer é ter mais despesas do que o normal com o seu veículo, certo?
Então, você deve apostar em uma manutenção preventiva que, como o próprio nome diz, previne problemas que podem ter rápida solução, como troca de pneus, troca de peças do motor, entre outros problemas típicos de veículo.
O grande problema aqui é o excesso de manutenções em pouco espaço de tempo, o que inclui a substituição de peças que ainda funcionam, por outras mais modernas.
Como resultado, o risco da ventoinha do radiador não desligar é grande, impedindo que o carro funcione corretamente.
Vale lembrar que a ventoinha é uma peça com longa vida útil e não precisa de manutenção preventiva como outras peças do carro.
Ventoinha não desliga: problema no sensor de temperatura
Outra razão para quando a ventoinha não desliga é o mau funcionamento do sensor de temperatura automotiva.
Esse sensor é parte do componente dos automóveis e sua função é determinar quando a ventoinha liga, assim que o sensor lê a temperatura no arrefecimento.
Isso acontece após o líquido refrigerante (água + aditivo do radiador) enviar um sinal assim que atingir certa temperatura.
Caso esse componente não esteja funcionando de maneira adequada, isto é, não informando corretamente a temperatura, a ventoinha não desliga ou não liga.
Para ter certeza de que a ventoinha não desliga por mau funcionamento do sensor, a dica é abrir a tampa do termostato do carro.
Em seguida, basta desconectar os fios do sensor da temperatura e tocá-los um no outro.
Esse teste indica se a ventoinha não desliga por causa do sensor. Caso o ventilador iniciar, não restam dúvidas de que o sensor está com defeito, e isso pode descarregar sua bateria.
Ventoinha não desliga: problema com o fluido de arrefecimento
Ainda sobre o arrefecimento do sistema, verifique o seu reservatório de expansão do radiador para confirmar se o nível de fluido está próximo do máximo. Se estiver, há o risco de superaquecimento do motor.
Como resultado, a ventoinha do radiador não desliga, seja porque o motor ficou superaquecido ou por conta de outros defeitos no fluido de arrefecimento, deixando a ventoinha sem pausa.
Ventoinha não desliga: problema nos componentes eletrônicos
Os componentes eletrônicos da ventoinha podem apresentar problemas fazendo com que o ventilador não ligue ou fique ligado direto.
Isso tem a ver com a carga que passa direto para a peça, impedindo-a de se desligar. Inclusive, esse é um dos principais motivos para a ventoinha não desligar.
Ventoinha não desliga: falta da válvula termostática
Quando o veículo vai para a oficina mecânica por conta de superaquecimento é comum o mecânico tirar a válvula termostática.
Segundo ele, não há motivos para manter a peça, porém, ainda que o motor deixe de ferver após a remoção, o automóvel vai sentir falta da válvula mais cedo ou mais tarde.
Isso porque, é justamente essa válvula que ajuda o motor a atingir mais rápido a temperatura ao ligar o veículo pela manhã.
E quando o motor está frio, fica mais difícil perceber a falta de eficiência do motor.
Se a ventoinha não desliga, é hora de trocar a peça?
Se você já fez a inspeção nas peças, o nível de fluido de arrefecimento e o sensor de temperatura, mas todos eles estão trabalhando em harmonia, sem erro algum, então a ventoinha não desliga por outra razão.
Pode ser que ela tenha um defeito em alguma área que só por uma inspeção visual você consegue detectar.
Outro motivo para substituir a ventoinha é em caso de acidente que danifica a peça, geralmente uma colisão frontal.
Do contrário, é melhor verificar outras causas que expliquem o porquê da ventoinha do radiador não desligar.
Outros problemas com ventoinha: não liga
Sempre que alguém procura saber por que a ventoinha não desliga, também há dúvidas sobre o motivo do eletro-ventilador não ligar.
Há três razões comuns para a ventoinha que não liga:
- Falha ou queima no circuito interno;
- Anomalias no fusível;
- Desgastes na embreagem da ventoinha.
O circuito de um carro é o que faz a ventoinha do radiador e o motor se conectarem.
Então é normal o ventilador parar de funcionar quando o circuito tem alguma falha por algum motivo.
Se após uma análise técnica esse for o motivo da ventoinha não ligar, faça a reparação imediata do circuito.
Uma vez que a parte elétrica esteja com defeito, verifique o fusível. Você pode encontrá-lo no seu carro com ajuda do Manual do Proprietário.
A peça deverá ser substituída se apresentar alguma anomalia. Se o seu caso é que a ventoinha não liga por causa do fusível, provavelmente uma troca será a solução.
Outra causa possível da ventoinha não ligar é a mesma de quando a ventoinha não desliga: falta de manutenções preventivas.
Essa situação leva ao desgaste das molas dentro da embreagem do eletro-ventilador, uma vez que as peças podem corroer com a ação do tempo.
Por isso, leve ao mecânico e descubra o diagnóstico do seu carro. Se o problema é a ventoinha que não desliga, o mecânico certamente vai encontrar a causa.
O que não pode é andar com a ventoinha ligada direto. Isso traz sérios prejuízos para o seu veículo.
Sintomas comuns da ventoinha com problema
Apesar de o superaquecimento ser o primeiro sinal de que há algo errado com a ventoinha ou as peças que a compõem, vale observar outros sintomas que afetam o bom funcionamento do motor do carro. São eles:
- Carro esquenta demais com frequência;
- Radiador apresenta líquido fervendo;
- Luz da temperatura do motor se mantém acesa;
- Carro demora a acelerar;
- Aumento do consumo de combustível.
Esses são os sintomas mais comuns de que há algo errado com o eletro-ventilador do automóvel.
É normal a ventoinha continuar ligada, mesmo após desligar o carro?
Esse é um ponto importante sobre a ventoinha que não desliga. Afinal, até aqui entendemos que o acionamento contínuo dessa peça do radiador é sinal de problemas no carro.
Contudo, é bom prestar atenção se a ventoinha não está apenas fazendo o seu trabalho em se manter ligada por alguns minutos.
Isto é, a ventoinha não desliga tão rápido logo após você desligar o carro, e isso é normal.
Acontece que quando o motor está quente, a ventoinha entra em ação para resfriar o radiador e evitar o superaquecimento.
Mas em dias mais quentes, por exemplo, é natural que a ventoinha demore até de 10 minutos para desligar.
Dicas ao usar a ventoinha
A primeira dica sobre o uso da ventoinha é fazer revisões periódicas em todos os componentes, incluindo o arrefecimento dos sistemas.
Nesse sentido, é bom substituir o líquido de arrefecimento do radiador a cada 2 anos ou após rodar 30 mil km.
Qualquer problema que aparece e empurramos com a barriga, por achar que não é tão importante assim, resulta quase sempre em trocas e grandes despesas. Por isso, fique de olho no seu possante!
Outra dica de ouro é optar sempre por ventoinhas de qualidade, caso você tenha que trocar a peça. De qualquer forma, obedeça às recomendações técnicas da montadora do seu carro. Elas estão disponíveis no Manual do Proprietário.
Se preferir, assista a vídeos de mecânicos com experiência abordando o tema e abrindo o capô do veículo para melhor compreensão do assunto. Um vídeo e este artigo certamente serão de grande valor.
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A ventoinha não desligar não é o único problema que o seu carro apresenta? Pois se o seu veículo dá sinais de outros defeitos e você não sabe mais o que fazer, é só continuar navegando em nosso site.
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Olá, sou Hianca! Sou bacharel em Direito e redatora. Meu interesse por carros começou desde cedo, pois eu cresci com a curiosidade de uma criança que via seu avô consertá-los. Na graduação, tive a oportunidade de explorar um outro ponto de vista deste universo: a legislação de trânsito. Esta conexão já me rendeu bons temas!