Saber como e quando fazer alinhamento e balanceamento é fundamental para manter o veículo em equilíbrio e melhorar diversos aspectos do uso. Você sabe quando é o momento ideal para realizar cada um deles?
Veja, logo abaixo, tudo sobre isso e entenda quando você deve se preocupar e fazer o balanceamento e o alinhamento das rodas do seu automóvel.
O que é alinhamento e balanceamento?
Para saber para que serve alinhamento e balanceamento, é essencial entender que são duas espécies de manutenções que o carro deve receber, porém, os significados são diferentes.
A intenção, de um modo geral, é fazer com que o carro tenha maior dirigibilidade e equilíbrio enquanto você dirige, mas cada um dos serviços acima representa algo em específico.
Nesse sentido, o alinhamento de rodas também é chamado de paralelismo do eixo e tem a função de regular os ângulos que as rodas têm, de modo a garantir que estejam de acordo com as recomendações do fabricante e sem diferença.
De outro lado, o balanceamento é feito para ajustar as trepidações e vibrações que podem ocorrer, mas que são facilmente reparadas por meio desse tipo de reparo no carro.
Assim, é correto dizer que um serve como complemento ao outro, mas não podem ser usados como se fossem sinônimos.
Esse é um erro muito comum de acontecer com esses procedimentos, pois muitas pessoas acabam se confundindo e acham que os dois significam a mesma coisa.
Qual a função do alinhamento?
Para compreender um pouco mais sobre para que serve alinhamento e balanceamento, o alinhamento tem implicações diretas no uso cotidiano do veículo, pois ele é essencial para melhorar o conforto dos ocupantes do veículo, inclusive do motorista.
Sendo assim, é algo extremamente importante de realizar como manutenção, pois o conforto do motorista, sobretudo, ajuda que o veículo seja conduzido com maior segurança e tranquilidade, sem maiores transtornos e incômodos.
Além disso, ele também tem a função de aumentar a durabilidade dos pneus, evitando que ocorram gastos desnecessários e que podem ser evitados para elevar a vida útil desses componentes tão essenciais.
Ademais, o alinhamento de rodas também tem resultado positivo no desempenho que os pneus têm, o que reflete na possibilidade de aumentar o nível de economia de combustível.
Por fim, mais uma função é melhorar as viagens que são feitas com o veículo, sejam longas ou curtas.
Nesse sentido, com o alinhamento em dia, a estabilidade do carro se torna maior, o que permite que suas viagens ocorram com segurança.
O que causa o desalinhamento?
Uma dúvida que surge nesse momento é sobre o que provoca o desalinhamento no veículo, e a resposta não é única, pois depende de diversas situações.
Algo que pode causar um desalinhamento é encostar o pneu, com maior força, no meio-fio, passar em buracos de maior relevância e diversos tipos de choques que sejam mais significativos.
Todas essas coisas acabam contribuindo para que a suspensão do automóvel fique desalinhada, necessitando de alinhamento o quanto antes.
Afinal, durante o uso é comum o motorista se deparar com obstáculos pela rua, seja em cidades ou em viagens longas nas rodovias.
E qualquer alteração mais forte deve ser motivo para suspeitar do comprometimento do alinhamento.
Além disso, se o carro passou por rodízio de pneus recentemente ou até mesmo substituição de peças do sistema de suspensão, é possível que tenha havido o desalinhamento, necessitando de correção.
Quando fazer?
Inicialmente, o mais recomendado é que uma avaliação seja realizada mais ou menos a cada 10.000 km percorridos.
Nesse sentido, a avaliação é feita para verificar se os pneus estão desgastados, bem como se o ajuste do eixo está em dia e todas as demais características originais de fábrica.
Nesse caso, o mecânico fará uma avaliação completa e indicará, caso for necessário, a realização do alinhamento e balanceamento no carro.
Porém, para que você possa confiar no resultado, é necessário contar com a opinião de um profissional de confiança e que seja qualificado.
Ademais, um sinal que pode avisar você que está na hora de fazer um alinhamento e balanceamento é a dificuldade de manter o carro em linha reta enquanto dirige, bem como quando você nota que está puxando para determinado lado.
Como é feito o balanceamento?
O balanceamento é feito de forma dinâmica ou estática.
No primeiro, o balanceamento ocorre com o conjunto de rodas em movimento e no segundo caso na posição parada.
Nesse sentido, o balanceamento dinâmico costuma ser mais eficiente e aprofundado, pois tem capacidade de revelar problemas que só são capturados com o carro em movimento.
Além disso, o serviço realiza a medição que as forças do conjunto têm na posição de rotação.
O sistema busca o equilíbrio e a regulagem é feita automaticamente por meio do formato estático.
Sendo assim, não é preciso que primeira seja feita a medição por um formato e depois pelo outro, ambas podem ser feitas ao mesmo tempo e irão servir como complemento e apoio uma à outra.
Se for tudo bem, você não vai mais sentir trepidações quando o veículo passa de 60 km/h, que é a velocidade que a desregulagem do balanceamento começa a apresentar sintomas de trepidação.
Ainda, com o balanceamento feito você garante que não haverá intervenções na forma como o carro freia, bem como no desgaste dos pneus.
Como é feito o alinhamento?
O alinhamento é feito conjuntamente entre as rodas e os pneus e necessita de um equipamento especializado para identificar possíveis pontos com excesso de peso e desníveis.
Isso é feito enquanto a roda é balanceada.
Sendo assim, em cada roda são colocados pesos na parte interna e externa para que, enquanto estiver rodando, o peso seja contrabalanceado e a verificação consiga acontecer de forma adequada.
Junto nisso, surgem ajustes que o mecânico realiza em diferentes ângulos do veículo:
- Convergência e divergência;
- Caster;
- Cambagem.
Convergência e divergência
A medição da convergência e divergência acontece por meio da distância que existe entre partes traseiras e dianteiras dos pneus e isso é feito do alto.
Esse tipo de ajuste tem função de reduzir o desgaste que os pneus sofrem, especialmente no movimento de frenagem.
Caster
No ângulo caster, que é o da inclinação que o eixo de direção tem em relação ao eixo vertical.
A medição acontece traçando uma linha imaginária entre os pivôs inferiores e superiores existentes na suspensão, criando maior estabilidade direcional e central.
Cambagem
A cambagem é analisada pelo ângulo das rodas que, se desalinhado, provoca excessivo e desigual desgaste.
Nesse sentido, existe a cambagem positiva e a negativa. A positiva é quando a desigualdade do desgaste é na parte externa, já a positiva é para a parte interna.
Ambas provocam o desgaste do pneu e a deterioração com mais rapidez do que o normal, resultando em prejuízo ao proprietário que precisará trocar os pneus com mais frequência.
Por isso, saber sobre alinhamento e balanceamento quando fazer é tão importante.
Sendo assim, devem ser evitadas e analisadas com calma no momento de verificação de alinhamento.
Somente assim você vai conseguir prolongar a vida útil dos pneus e conseguir que o gasto ocorra de forma proporcional e mais parelha, sendo o ideal de acontecer nos quatro pneus.
Assim, unindo essas três medições é que o resultado do alinhamento pode ser considerado concluído, pois em cada etapa uma informação importante vai ser captada para compor o parecer final do mecânico.
Principais dúvidas
Além de tudo que já foi trazido neste artigo sobre alinhamento e balanceamento quando fazer, outras dúvidas existem sobre alinhamento e balanceamento.
Uma das principais é em relação ao custo desses serviços.
Dentro disso, a primeira coisa a referir é que o valor do trabalho varia de local para local e de profissional para profissional. Porém, é possível encontrar esses serviços entre R$90,00 e R$300,00.
Ademais, o preço varia também conforme a qualidade e a variedade dos equipamentos que o mecânico tem, bem como da qualidade da mão de obra.
Sendo assim, é importante escolher bem o local que você confiará seu veículo.
Os equipamentos devem ser especializados e bem calibrados para que o resultado da avaliação possa ser de confiança.
É sempre bom pensar que o conforto, a segurança e até mesmo a durabilidade de vários componentes do seu carro, dependerão dessa avaliação.
Considerações finais
Portanto, conforme pôde ser analisado no artigo de hoje, o alinhamento de rodas e o balanceamento são essenciais para a saúde do veículo e até mesmo para sua segurança e dos passageiros.
Além disso, você descobriu com a pergunta sobre o alinhamento e balanceamento quando fazer, que o recomendado é que a cada 10 mil km uma avaliação seja feita para verificar se existe a necessidade de contar com os serviços em questão.
Ademais, em caso de sintomas como dificuldade de manter o carro em linha reta ou observar que está puxando um pouco para um dos lados, é melhor buscar uma avaliação profissional o quanto antes.
Assim, você evita ter problemas maiores, como desgaste dos pneus, maior gasto de combustível, bem como evita riscos de estabilidade e segurança do carro.
Sendo assim, agora que já sabe para que serve alinhamento e balanceamento, não se descuide e mantenha seu veículo sempre com essas verificações em dia.
Graduado em Letras e em Pedagogia, e Pós-graduado em Didática, atuo com redação desde 2019.
Apaixonado por carros e amante da escrita, pude unir minhas duas paixões por aqui.