Carros Clássicos Brasileiros: Veja 8 Modelos de Sucesso

Ao longo da história, a indústria automotiva lançou uma série de carros de luxo, carros clássicos brasileiros e carros populares que combinaram uma mesma característica: entrar para a história.

Aliás, se engana quem pensa que o mercado automobilístico nacional não teve os seus dias de glória, emplacando uma série de carros clássicos até hoje e acumulando uma legião de fãs.

Por conta disso, a gente separou uma lista com 8 carros clássicos brasileiros que você precisa conhecer a partir desta leitura.

Então, chega de suspense e vamos começar!

IMAGEM PRODUTO

Kombi
  • Foram vendidas mais de 1,5 milhões de unidades
  • Tanto a Kombi como o Fusca são fenômenos atemporais
Consultar Preço →

Fusca
  • Um dos mais conhecidos de todos os tempos
  • Foi líder de mercado por 24 anos
Consultar Preço →

Ford Maverick
  • Equipado com um motor Ecoboost 2.0L, com 253 cavalos
  • São 8 velocidades presentes, com transmissão automática, dando mais facilidade para as viagens
Consultar Preço →

Volkswagen Gol GTi
  • Colecionadores chegam a pagar mais de R$ 100 mil por um GTi em bom estado!
  • Foi o primeiro carro produzido no Brasil a contar com injeção eletrônica de gasolina
Consultar Preço →

Chevrolet Opala
  • Uma aposta da General Motors em um carro de passeio luxuoso e confortável com linha de montagem nacional
  • Faróis circulares, rodas cromadas e carroceria sedã, além de comportar seis pessoas
Consultar Preço →

Ford Escort Xr3
  • Surgiu na europa em 1968 e se tornou um sucesso de vendas até 1996
  • Trazia rodas de liga-leve, um aerofólio traseiro, teto solar, além dos seus bancos e volante que condizem com um grande modelo esportivo
Consultar Preço →

Chevrolet Kadett GSI
  • O Kadett foi um grande sucesso e rendeu 394.068 unidades
  • Incluía vidros para o seu para-brisa, ar-condicionado, câmbio automático e também foi um modelo precursor em direção hidráulica
Consultar Preço →

 

8 modelos de carros clássicos brasileiros

1. Volkswagen Kombi

Volkswagen Kombi
Fonte: Quatro Rodas

Este carro foi produzido de 1957 a 2013. No momento de seu lançamento, veio com o nome Kombinationsfahrzeug, sendo abreviado depois para Kombi. A sua missão era muito parecida com o seu irmão menor, o fusca.

Trata-se de uma opção muito simples, prática e de baixo custo, sendo eficaz para quem trabalha com o transporte de cargas, venda de comida de rua ou para quem busca o lazer, sendo um ótimo carro para se realizar viagens, seja de curta ou longa distância.

Com o passar dos anos, a Kombi brasileira foi adquirindo uma série de melhorias, surgindo uma nova versão com mudanças no desenho das portas. Além disso, a sua cabine recebeu melhorias e um motor com mais potência.

E mesmo que tenha saído de linha em 2013, a sua fabricação seguiu em outros mercados internacionais.

A Volkswagen até já estaria preparando um período de novos testes, com o objetivo principal de lançar uma versão autônoma até o ano de 2025.

A Kombi é considerada um ícone da cultura alternativa e marcou história como um modelo precursor das exportações da VW do Brasil, se destacando pela sua mecânica muito acessível para todos os brasileiros, além de todo o destaque que deve ser dado para robustez.

Por fim, não se esqueça que a Kombi também brilho em nosso país como símbolo do movimento Hippie, contra a Ditadura Militar.

2. Volkswagen Fusca

fusca volkswagen

O Fusca começou a ser produzido antes da Segunda Guerra Mundial, por volta de 1936, e a sua produção foi até 2003.

O Fusca foi lançado em 1935, após seguir uma série de exigências. Naquela época, podia ser comprado na Alemanha por cerca de 900 marcos, que era a moeda dos alemães naquele período.

Equipado por um motor que podia ser refrigerado com ar, tinha um sistema elétrico de 6 volts, além de um câmbio seco de 4 marchas, pois até aquele momento só eram fabricados carros com até 3 marchas.

A sua produção teve como intenção repovoar as estradas alemãs que foram afetadas com a Primeira Guerra Mundial, seguindo o mesmo intuito de outros modelos da Volkswagen, incluindo uma fácil manutenção e um consumo de combustível abaixo da média.

O Fusca logo que chegou ao Brasil fez muito sucesso, se tornando um carro de colecionador e, durante a década de 70, chegou a representar até 70% da frota do país.

Este modelo compacto, mesmo com quase 20 anos após a sua última produção, ainda segue rendendo um alto número de vendas, tendo vendido mais de 57 mil veículos somente em 2020.

Não teria como deixar o Fusca de fora dessa lista de carros clássicos brasileiros.

3. Ford Maverick

Ford Maverick V8
Fonte: Quatro Rodas

Produzido ao longo da década de 70, hoje podemos pensar que um Ford Maverick, quase 45 anos após o seu lançamento, ainda pode ser considerado um veículo de cinema.

Esse, que é um dos carros antigos mais amados pelo brasileiro, foi vendido por transmitir requintes de um modelo esportivo, fazendo sucesso pela sua agilidade, chegando a marcar presença em diversas produções do cinema.

Após o surgimento do Corcel II e com uma queda no número de vendas do Maverick, a vida desse modelo esportivo acabou sendo encurtada, vendendo um total de 108 mil exemplares no Brasil.

4. Volkswagen Gol GTI

Volkswagen Gol GTI
Fonte: Quatro Rodas

Produzido entre 1988 a 2000, chamou a atenção pelo seu motor 2.0 de até 120 cv.

O Gol GTI, outro dos carros clássicos brasileiros, foi o responsável por marcar uma era na injeção eletrônica no Brasil.

Os amantes desse modelo estão recorrendo até mesmo a leilões onde cada unidade chega a ser encontrada pela quantia de R$ 120 mil, ainda lembrando do grande sucesso que este veículo fez ao longo da década de 90.

Apenas para mexer com o seu imaginário, esse modelo vem viralizando na Internet por estar circulando na famosa Avenida Times Square, Nova Iorque, que talvez seja o endereço mais desejado de todo o mundo, não apenas para passear com um veículo de super luxo.

Logo em seu primeiro ano de vendas, o carro exclusivo com 2 mil unidades, na cor azul-Mônaco, chegava a 100 km em apenas 9,5 segundos. Mesmo com tantos modelos lançados depois, até hoje essa velocidade atingida é destacada.

5. Chevrolet Opala

Opala (Chevrolet)
Fonte: Autoesporte

Produzido de 1968 a 1992, o Opala teve diversas versões que foram lançadas em nossas terras.

Chegou a quase 1 milhão de unidades vendidas em toda a sua trajetória, sendo imponente por suas linhas na horizontal e por seus faróis circulares embutidos.

Uma série de pesquisas nacionais que foram realizadas ao final da década de 60 mostraram que a tendência dos brasileiros naquele período era escolher modelos europeus ao invés de norte-americanos.

Talvez este tenha sido um dos grandes sucessos do Opala.

Cogita-se que a escolha desse nome tenha surgido de uma fusão de Opel com Impala, modelos da Chevrolet que fizeram história nos Estados Unidos.

O Opala ainda se destaca pelas suas calotas cromadas e com curvas nas laterais, além da parte traseira.

6. Ford Escort Xr3

Ford Escort Xr3
Fonte: UOL

O Ford Escort Xr3 foi produzido de 1983 a 1996, sendo o primeiro carro mundial da Ford, surgindo no continente europeu em 1968 e se tornando um sucesso de vendas até o ano de 1996, ano em que passou a ser chamado de “Racer”.

Contando com um visual diferenciado, o Experimental Research 3 trazia rodas de liga-leve, um aerofólio traseiro, teto solar, além dos seus bancos e volante que condizem com um grande modelo esportivo.

7. Chevrolet Kadett GSI

Chevrolet Kadett GSI
Fonte: Autoesporte

Este, que é mais um dos carros clássicos brasileiros, ficou conhecido pelos brasileiros como um dos carros com melhor custo benefício dos anos 90, mais conhecido por aqui como Chevrolet Chevette a partir do ano de 1973.

O Kadett GSI só ficou reconhecido por uma denominação original em 1989, apesar de que teve um curto período de sucesso, durante 9 anos.

Mesmo assim, o Kadett incluía vidros para o seu para-brisa, ar-condicionado, câmbio automático e também foi um modelo precursor em direção hidráulica.

Produzido até setembro de 1998, o Kadett foi um grande sucesso e rendeu 394.068 unidades, sendo reconhecido por muitos críticos como um carro símbolo de resistência.

8. Chevrolet Chevette

Chevrolet Chevette
Fonte: Quatro Rodas

Encerrando nossa lista de carros clássicos brasileiros, temos o Chevette.

Marcou época de 1973 a 1993, que foi o seu período de produção. Teve uma média de até 73 mil veículos vendidos por ano, além de que contava com linhas modernas, um motor de 1,4 litro e 68 cv.

Pouca gente sabe, mas o Chevrolet Chevette foi um dos primeiros projetos de um carro mundial que foi lançado por um grande fabricante.

Foi precisamente em 1969, quando a General Motors tomou a decisão de economizar muito e focar em um projeto mundial, que de fato obteve sucesso e em apenas 4 anos chegou ao Brasil, mas agradando principalmente a população norte-americana.

A sua grande estreia ocorreu no mercado brasileiro, sendo que apenas após isso foi se espalhar para o continente europeu, em um movimento contrário, pois geralmente os modelos dos principais veículos surgiam em continentes mais ricos e depois chegavam ao Brasil e ao resto da América Latina.

Ao longo dos quatro anos que o projeto levou para o lançamento final em 1973, algumas mudanças foram ocorrendo nas subsidiárias da GM pelo mundo, além de que o motor 1.4 que era inédito e foi utilizado apenas no Brasil.

O motor 1.4 foi considerado extremamente tecnológico para aquela época, porém, uma de suas principais críticas é que ele era muito pesado para aquele modelo, pelo fato que era inteiramente fundido em ferro.

Tinha um comando de válvulas no cabeçote e alguns itens de segurança que inovaram para a sua época, desde o pisca-alerta e a coluna de direção que não penetrava.

Considerações finais

Ao longo dessa rica história da produção de veículos no país, tivemos uma série de clássicos brasileiros que obtiveram grande destaque e colecionaram uma grande legião de apaixonados por todos os cantos do país.

Aproveite que chegou até o final da leitura e nos conte sobre algum modelo favorito ou que marcou época para você, seja por chamar a atenção ou porque dirigiu ou ainda dirige algum destes carros clássicos.

Citamos aqui oito modelos clássicos que já são de conhecimento de todo amante do automobilismo. Acha que ficou faltando alguma máquina? Deixe a sua sugestão nos comentários ou envie um e-mail para a nossa equipe.

Até breve!